Representantes da Comissão Técnica de Contabilidade para Cooperativas Baianas se reúnem no CRC/BA
Notícias representação
Representantes da Comissão Técnica de Contabilidade para Cooperativas Baianas estiveram reunidos na manhã da última sexta-feira, 19, para serem empossados e realizarem a primeira reunião ordinária do colegiado, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRC/BA), localizado em Salvador. Oito profissionais da área contábil, que atuam no cooperativismo, integram a nova comissão, que foi instituída pela Portaria nº 050/2017, expedida no dia 5 de abril de 2017.
Fruto da parceria entre o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRC/BA), o colegiado tem como objetivo promover o desenvolvimento de atividades que divulguem a produção do conhecimento, o estímulo das melhores práticas de reconhecimento e avaliação das ações relacionadas às cooperativas, além de propor ações que busquem aperfeiçoar os instrumentos regulatórios e normas contábeis relacionadas ao segmento.
Durante a reunião, foram discutidos o planejamento das atividades para o exercício de 2017, divisão das tarefas e proposta de calendário para as próximas reuniões entre os integrantes da comissão.
Para o presidente da OCEB, Cergio Tecchio, “a criação da colegiado é uma importante conquista para o sistema cooperativo baiano, pois visa aperfeiçoar os controles e a contabilidade das cooperativas baianas ”.
Valmir Lima Silva, coordenador responsável pelo colegiado, disse que face às especificidades das atividades desempenhadas e as peculiaridades nos aspectos normativos das cooperativas, é de suma importância a existência de uma comissão técnica de contabilidade para cooperativas, dentro do órgão de classe da área contábil (CRC/BA), com o objetivo de proporcionar aos profissionais contábeis a discussão, a organização e a promoção de ações relacionadas a esse segmento. Além disso, a comissão busca a disseminação do conhecimento e das boas práticas, fazendo com que essas particularidades sejam refletidas nas rotinas e nas demonstrações contábeis das cooperativas.
Por Ascom/OCEB.