Dirigentes de cooperativas de crédito baianas visitam cooperativas na Alemanha
Notícias representação
Uma delegação de 20 dirigentes do Sistema Sicoob na Bahia, vindos de diversos municípios baianos visitou a Alemanha no mês de outubro com o objetivo de conhecer melhor o sistema, o funcionamento dos bancos cooperativos alemães e ver de perto suas boas práticas.
Esse tipo de visita técnica ocorre para melhorar a capacitação dos gestores das cooperativas de crédito, fundamental para o sucesso das cooperativas na Bahia. A Alemanha foi escolhida por ter o seu sistema cooperativo como referência para o mundo.
Para Renato Altino Paiva Neto, Gerente de Negócios do Sicoob Central BA, o que mais se destaca no cooperativismo alemão é o "alto nível de profissionalismo e comprometimento em fazer o que está determinado nas regras de comércio e mercado do país". Além disso, Paiva ressaltou a atenção dada à escolha de dirigentes e cooperados e, da mesma forma, o investimento em sua capacitação: "a estrutura conta com um sistema de universidades corporativas chamadas de academias".
A delegação visitou a DGRV (instituição similar à OCB, Organização das Cooperativas Brasileiras), dois bancos cooperativos e duas cooperativas de vinho e produtos agrícolas, onde puderam extrair conhecimentos e experiências que possam ser implementadas ao cooperativismo de crédito baiano.
Esse intercâmbio – assim como outros que constam do plano de trabalho do SESCOOP/BA – representa o Sistema OCEB cumprindo seu papel de promover o desenvolvimento do cooperativismo de forma integrada e sustentável, por meio da formação profissional e do fomento à intercooperação e à gestão profissional.