Cooperativas de Crédito participam de reunião com representantes da PwC
Notícias representação
Aconteceu na tarde do dia 29 de junho, em Salvador, uma reunião viabilizada pelo Sistema OCEB, entre representantes das cooperativas de crédito da Bahia e consultores da Pricewaterhousecoopers (PwC), uma das maiores prestadoras de serviços profissionais do mundo nas áreas de auditoria, consulta e outros serviços.
O encontro teve como objetivo a apresentação de uma parceria que vem sendo negociada, desde 2015, entre o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB e o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, objetivando viabilizar crédito rural em prol das cooperativas do Ramo Agropecuário, baseado no estudo de riscos climáticos.
O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, deu início à reunião e destacou que essa é mais uma etapa de implantação do projeto com o BID. “Esses dados serão importantes para a construção das informações e servirão como base para a concessão do crédito rural”, ressaltou.
Dando continuidade ao encontro, o Gerente Sênior da Pwc, Luciano Rachman, apresentou aos participantes a metodologia utilizada para o desenvolvimento do projeto. “A expectativa é a melhor possível e esperamos ter grandes resultados. Trata-se de uma jornada que deve acabar até o fim do ano, mas contamos com o apoio das cooperativas neste grande desafio”, disse.
Ainda segundo Rachman, o projeto está em fase inicial e será desenvolvido como um modelo de ferramenta estatística, que servirá como base para estudo dos riscos na concessão de crédito impactando na inadimplência. Ele salientou a importância do envolvimento dos representantes das cooperativas quanto ao fornecimento dos dados para a análise que contará com o apoio da Universidade da Califórnia, em San Diego.
O diretor Administrativo do Sicoob Sertão, Edicley Fernandes, também esteve no encontro e destacou que a parceria com o BID é muito importante, pois as cooperativas possuem pilares que sustentam esse processo. “A gente percebe que essas questões climáticas são o grande gargalo do crédito e das regiões do semiárido e são pontos cruciais para construção de um futuro melhor para as cooperativas e os produtores rurais”, concluiu.
“Se as cooperativas conseguirem criar um modelo estatístico que possa inserir essa variável climática, esta parceria será de extrema importância para minimizar os nossos riscos e aumentar os resultados”, ressaltou o diretor administrativo da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão Norte Sul da Bahia (Sicoob Norte Sul), Gabriel Santos Chagas.
Para a Gerente Geral da OCEB, Ially Carmo Gomes, “o projeto é desafiador e, quando consolidado, permitirá às cooperativas de crédito maior segurança para a concessão do crédito, mas, acima de tudo viabilizará, de forma mais concreta, o desenvolvimento do produtor rural”.
Por Ascom OCEB.
Confira algumas fotos: