Programas focados em serviços aprimoram coops baianas
No Brasil, historicamente, o setor de serviços tem sido responsável por 70% do Produto Interno Bruto – PIB, divulgado anualmente pelo IBGE, e que é a soma de todas as riquezas produzidas em um determinado espaço e período em análise. Em nível estadual, conforme a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia - SEI, a participação das atividades ligadas ao setor é similar ao verificado nacionalmente. Atento a este cenário de concentração econômica no setor terciário e alinhado aos objetivos estratégicos de promover a formação e qualificação dos empregados, gestores e cooperados, bem como promover a excelência da gestão e da governança e de fortalecer a disseminação da cultura cooperativista, o Sescoop/BA tem possibilitado desde 2021, iniciando com o Sicoob Sertão, a participação das cooperativas baianas com apoio da entidade estadual do cooperativismo no Sistema S em programas para incrementar os negócios e despertar, junto aos participantes, a importância dos serviços oferecidos.
Atualmente, quadros de pessoal do Sicoob Credcoop, Sicoob Crediconquista, Sicoob Extremo Sul e Sicoob Norte Sul participam dos programas “Como Vender Serviços - CVS” e “Volição por Servir – VPS” contratados pelo Sescoop/BA e iniciados em setembro passado. O objetivo dos programas em andamento nas quatro cooperativas de crédito baianas é desenvolver as equipes administrativas e comerciais, com as competências necessárias para aprimorarem o seu desempenho no trabalho por meio de técnicas aliadas à essência do cooperativismo.
Especificamente, o CVS objetiva o desenvolvimento de técnicas de negócios para vendas, atendimento, relacionamento, prospecção e retenção ao cooperado/cliente. Já o VPS visa ao desenvolvimento e aprimoramento da comunicação entre as equipes, otimizando os processos administrativos e operacionais aliado ao propósito pelo servir. Ambos estão atrelados à filosofia e aos princípios do cooperativismo, além de buscarem o desenvolvimento do trabalho em equipe, a melhoria das habilidades comportamentais e o resgate da cultura cooperativista.
As quatro cooperativas juntas administram uma carteira de crédito de R$ 445,378 milhões e depósitos totais de R$ 524,385 milhões, o que representam 30% do total apurado pelas cooperativas baianas do Ramo Crédito, registradas no Sistema Oceb. Ainda, reúnem 50.292 cooperados, ou 22% do total em relação às demais cooperativas registradas no estado junto à Oceb. Os números se referem ao terceiro trimestre de 2022 e estão disponíveis no Painel de Dados do Cooperativismo Financeiro - Bureau Coop, elaborado e divulgado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito - Confebrás.
Para Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb, a participação nos programas oferecidos tem tido retorno positivo das participantes. “As cooperativas que estão participando dos treinamentos trazem muitas notícias boas, dizendo que estão gostando e que é uma metodologia que irá ajudar na melhoria da prestação e venda de serviços. Isso acaba nos dando uma alavancagem para o desenvolvimento e crescimento das cooperativas, principalmente na área de negócios. Nós do Sescoop/BA, ao estarmos envolvidos no financiamento e acompanhamento, esperamos que os resultados auxiliem o cooperativismo baiano a crescer, cada vez mais”, ressaltou projetando o cenário futuro buscado.
EXECUÇÃO DOS PROGRAMAS
Dirigentes e colaboradores das áreas administrativa e comercial/relacionamento das cooperativas participantes assistem aulas teóricas e práticas no formato híbrido (presencial e on-line), além de realizarem visitas aos pontos de atendimentos e receberem acompanhamento/orientações em diferentes plataformas repassadas pela instituição contratada. Ao longo de 2023 os programas CVS e VPS que seguem em execução devem envolver ao todo 325 participantes em um total de 879 horas/aula. A previsão de encerramento é para o final de 2023, conforme cronograma estabelecido em conjunto com as cooperativas, a partir dos projetos definidos para implementação.
As cooperativas participantes têm a possibilidade de definir um projeto prioritário a ser desenvolvido ao longo dos programas, conforme explica o líder educador Ricardo Cucio. “Cada projeto tem o seu próprio acompanhamento com indicadores conectados com o desenvolvimento das pessoas, com o clima organizacional, com o resultado econômico e evolução dos negócios em cada região. Portanto, definimos alguns indicadores para entender o quanto está sendo positivo o projeto para a cooperativa. Afinal, o objetivo é melhorar os resultados, sejam eles econômicos, comportamentais e de desenvolvimento humano e da própria cooperativa e das comunidades que ela serve”, finaliza o sócio da consultoria Cultivadores, contratada pelo Sescoop/BA.
VISÃO DOS PARTICIPANTES
Participante dos programas, Monique Diz, funcionária do Sicoob Norte Sul elogia a iniciativa. “Foi muito legal porque pude compartilhar momentos do curso e percebemos juntos vários significados. Foi algo que a equipe fez junto, portanto, muito interessante, pois é ver a equipe junta e perceber o que deve melhorar para alcançar os objetivos”, afirmou a assistente de crédito.
Maine Azevedo, gerente do Sicoob Extremo Sul, prevê ganhos em escala a partir do que tem vivenciado. “O treinamento tem sido uma troca valiosa de experiências e um aprendizado de grande valia, além de diversas técnicas, vimos a preocupação na busca pelo despertar do engajamento na venda com propósito. O conteúdo é bem elaborado, atual e o aprendizado vai além do crescimento na cooperativa; há o desenvolvimento pessoal e como profissional em diversas áreas de atuação. Acredito na melhoria exponencial do quadro geral de funcionários, após a conclusão do curso. A empatia do interlocutor e a maestria que desempenha sua missão são dignas de aplausos. Estamos muitos felizes pela oportunidade que nos foi dada e aproveitaremos cada segundo essa experiência”, celebra a funcionária que atua na gerência de um dos pontos de atendimento da cooperativa no extremo sul do estado.
Integrando o quadro do Sicoob Extremo Sul, Poliana Sandes, apontou a possibilidade de melhoria do atendimento que vem oferecendo aos cooperados. “A experiência com os treinamentos estão me enriquecendo muito como profissional. A equipe, através de sua mentoria, me auxiliou e continua auxiliando em um progresso gradativo de melhoria na qualidade do meu atendimento com o cooperado. Hoje busco, além de atender o cooperado com produtos e serviços adequados ao seu perfil, entender seus sonhos e participar da construção deles. Através desse novo olhar que a consultoria nos trouxe, percebo que estou me desenvolvendo e me aprimorando cada vez mais como um profissional de alta performance e buscando ferramentas para que isso possa se concretizar fazendo parte, efetivamente, do crescimento e das mudanças de melhorias em minha cooperativa”, comentou a analista de negócios.
Os participantes Jackson da Silva e Gabrielly Tavares do Sicoob Crediconquista ressaltaram as metodologias adotadas. “Gostaria de agradecer a todos pela oportunidade de poder compartilhar desta consultoria. Foi uma temática sutil, enriquecedora e surpreendente, da qual, participamos de maneira construtiva”. “Gostaria de agradecer a oportunidade de participar dessa instrutoria. O programa proposto despertou perspectivas diferentes do que já foi apresentado com o mesmo tema. O viés utilizado e as discussões são sempre muito ricas, e contribuem para uma percepção mais humanizada sobre o processo como um todo. Dos encontros realizados tenho me surpreendido com o modelo de desenvolvimento, com as indicações de leitura e filmes, e com a possibilidade de me desenvolver não só como profissional”, avaliaram respectivamente o gerente de ponto de atendimento e a analista comercial da cooperativa de crédito de Vitória da Conquista.
De igual maneira, situada no município do sudoeste baiano, gestores e funcionários do Sicoob Credcoop estão realizando as atividades dos dois programas que visam melhorar a abordagem e a interação com os cooperados. É o que menciona Laís Paiva, gerente de relacionamento. “Eu fiz parte da primeira turma do CVS. Foi um projeto maravilhoso, onde conhecemos mais sobre as técnicas que envolvem nossos serviços, como abordar os nossos cooperados. Abriu a nossa consciência para as grandes mudanças, principalmente para a venda de produtos e serviços, de modo a trazer mais resultados para nossa cooperativa. Além disso tudo, nós aprendemos a servir melhor aos nossos cooperados, aqueles que estão ali presentes conosco. Nos ajudou a despertar para a mudança e abrir nossos horizontes para novos conhecimentos. Foi um curso gratificante e que temos muito a agradecer a toda equipe envolvida”, finalizou.
Para obter mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pelo Sescoop/BA às cooperativas baianas, acesse https://somoscooperativismo-ba.coop.br/servicos .
Por Ascom Sistema Oceb
Fotos cedidas pela consultoria contratada