Palestra destaca exigências em processos de cooperativas baianas na Juceb
Notícias desenvolvimento
Parceria em prol do cooperativismo baiano
Na última quarta-feira, dia 20 de março, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb), juntamente com a Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), promoveram uma palestra on-line, fruto da parceria que as instituições estabelecem há anos em prol do cooperativismo baiano.
O evento, conduzido por Monique Brito, advogada da Oceb, e Dulce Rocha, analista da Juceb (foto, abaixo), proporcionou um espaço de diálogo e esclarecimento sobre os principais pontos de exigências nos processos das cooperativas junto à Junta Comercial e as atualizações da Instrução Normativa IN 01/2024 do DREI.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, que acompanhou a palestra, ressaltou que a Oceb “ao estabelecer parcerias, como a com o órgão estadual de registro empresarial, oportuniza a expansão do nosso modelo de negócios, pois, quando existe essa troca de informações sobre as exigências legais, as etapas que envolvem as sociedades cooperativas tornam-se mais céleres e assertivas”, comenta o líder cooperativista.
Durante o evento, que contou com uma significativa interação do público, permitindo esclarecimentos diretos de dúvidas, foram abordados diversos temas relevantes, incluindo as principais Inovações da IN/DREI 01/2024 no que diz respeito à publicação dos editais de convocação de assembleias; a realização das assembleias; os balaços contábeis; dentre outros assuntos que envolvem os procedimentos e requisitos necessários para as cooperativas cumprirem as formalidades para o registro de seus atos na Juceb.
“A apresentação foi bastante agregadora, pontuando os principais pontos de exigências das demandas junto ao órgão, assim como orientações de como elaborar de forma eficiente atas e registros a fim de dar celeridade em nossos processos. Uma iniciativa muito importante por parte da Oceb, onde, com toda certeza, nos trouxe uma bagagem bacana de conhecimentos, além de aproximar as cooperativas baianas da Junta Comercial do estado”, concluiu o controlador contábil da Coomap, João Vítor.
Monique Brito, advogada da Oceb, explica que o evento faz parte da agenda estratégica do Sistema Oceb para ajudar a agilizar a formalização de cooperativas.
“Este evento faz parte de uma estratégia do Sistema para capacitar e ampliar o conhecimento de nossas cooperativas, reduzindo assim, o número de processos que incorrem em exigências. No mais, ressaltamos ainda a importância da Oceb e Junta Comercial estarem alinhados e colocarem em prática o convênio estabelecido entre as partes (confira a notícia sobre “OCEB e JUCEB firmam cooperação técnica”), que visa o aperfeiçoamento e a disseminação da cultura cooperativista!”, comentou a profissional que também é representante titular na turma de Vogais da Junta Comercial do Estado da Bahia.
Mais opiniões sobre o evento
“Foi um momento muito importante para as cooperativas, visto que permitiu a reflexão desde os cuidados na publicação do edital, até a efetivação da chancela das atas e atos constitucionais de cooperativas na Junta Comercial do Estado. Estamos muito satisfeitos ao atestar que o Sistema Oceb vem trabalhando sob medida para cada necessidade apontada pelas cooperativas. Excelente palestra!”. Tatiane Lima, advogada da CoopGNP
“São momentos de aprendizagem como este que faz com que possamos atender a legislação com muita eficiência, resultando em processos mais assertivos e com a devolutiva da Juceb em poucas horas.” Lusinete Cardoso, assessora da Unicafes/BA
O Sistema espera que os participantes possam aplicar os conhecimentos adquiridos para otimizar os processos internos nas cooperativas e frente aos desafios burocráticos ajam com mais segurança e eficiência, contribuindo para o crescimento e fortalecimento do setor cooperativista na Bahia.
Por Ascom Sistema Oceb