Ontem (22/04) aconteceu a primeira Live Coop, ação do Sistema Cooperativista Baiano, que, dessa vez, contou com a parceria das organizações SRD Gestão, Academia Cooperativa e Dinâmica consult. O tema do encontro virtual foi: ‘‘Alternativas para as cooperativas diante do cenário da crise atual’’, e reuniu Gênia Porto, consultora em gestão e sócia da Dinâmica Consult, José Mário, consultor e diretor da SRD Gestão, Adriano Oliveira, advogado, consultor e sócio fundador da Academia Cooperativa, e Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB.
LIVE É A SENSAÇÃO DO MOMENTO
As lives, transmissões ao vivo de áudio e vídeo na Internet, têm sido muito utilizadas atualmente por pessoas e empresas por conta deste momento de pandemia e das recomendações de isolamento social. Aderindo a essa nova forma de comunicação e buscando agregar conhecimentos às cooperativas baianas e a todos os interessados no tema, os palestrantes debateram sobre gestão, governança, medidas legais e relacionamento com públicos estratégicos, tudo relacionado ao cooperativismo.
PRINCIPAIS ABORDAGENS
Uma das alterativas apontadas por Gênia Porto, que falou muito sobre como os gestores podem lidar com os diferentes stakeholders da cooperativa, sejam clientes, associados, funcionários, fornecedores e comunidade, está no campo da governabilidade. E, para isso, ela sugeriu a criação de um comitê de gestão de crise para analisar os riscos e definir ações de um plano de contingência. Ela também explicou sobre o papel das lideranças e ressaltou: “É grande o papel que os líderes cooperativistas têm nesse momento. Eles vão precisar liderar pelo exemplo nesse momento de pandemia; mostrar para as pessoas as coisas importantes que precisam fazer, e que eles possam tomar as decisõess mais assertivas possíveis para transmitir confiança para os seus stakeholders”.
Dentre os pontos tratados, Adriano abordou sobre o cenário legislativo atual, considerando o uso da tecnologia para votações virtuais e destacou sobre o cenário de “inflação legislativa” deste período com o agravante da suspensão das discussões que são a base para a construção de normas e legislações diversas. Aproveitou e fez um alerta: “Tudo que está sendo feito no desenrolar dessa crise tem uma possibilidade de se judicializar, então o conhecimento das MPs (Medidas Provisórias) é fundamental.A gente precisa estar atualizado e acompanhando o que as MPs colocam como norma para as cooperativas cumprirem, mas, ao mesmo tempo, o que é mais fundamental do que conhecer as novas regras que, inclusive, tem uma grande chance de nem serem validadas pelo congresso, é conhecer o ordenamento prévio”, disse.
A mediação do debate virtual foi feito por José Mário que trouxe reflexões a partir das falas dos palestrantes e da sua experiência no trabalho junto às cooperativas. Como um grande entusiasta do uso da tecnologia, ele fez uma sinalização importante para as cooperativas. “Nós conseguimos levar a mensagem e a informação a bastante gente. Isso o mundo precisava ver rapidamente e, infelizmente, o processo de crise acelerou. Isso precisa fazer parte da realidade das cooperativas. Esse é o momento da gente aprender e não desaprender. Precisamos incorporar isso aos nossos serviços”.
A atuação da OCEB e do SESCOOP/BA para apoiar as cooperativas baianas nesse momento de crise foi uma das abordagens de Cergio Tecchio, que falou, por exemplo, sobre a orientação que a OCEB tem dado às cooperativas sobre as assembleias virtuais; as palestras online que o SESCOOP/BA pretende viabilizar para as cooperativas que demandarem, além das novidades que o Sistema OCB apresentou esta semana, como os lançamentos do Capacitacoop - plataforma de ensino a distância, e do Coopera Brasil - projeto de integração e divulgação de produtos e serviços das cooperativas brasileiras, fomentando o comércio e a intercooperação.
Vale destacar a interação dos participantes pelo chat online, apresentando dúvidas e comentários durante toda a live. Ficou evidente a oportunidade que esse recurso proporcionou de dialogar sobre assuntos importantes voltados para o desenvolvimento do cooperativismo baiano.
SAIBA MAIS
Ficou interessado em saber o que mais foi tratado nessa live? Acesse o canal do YouTube da SRG Gestão (clique aqui) e acompanhe todo o debate.
OPINE SOBRE O ASSUNTO DA PRÓXIMA LIVE COOP
O Sistema OCEB já está planejando nova live e, para isso, gostaríamos de saber sua opinião: qual tema você gostaria que fosse tratado em uma próxima Live Coop? Acesse as redes sociais do Sistema OCEB (@sistemaoceb) e opine.
O Fórum das Cooperativas Agropecuárias da Bahia continua ativo e se reinventando nesse período de pandemia, em que a recomendação é o isolamento social para atenuar o contágio do novo coronavírus. Para dialogar sobre o momento atual, particularmente sobre a pauta do ramo agropecuário, gestores de seis cooperativas baianas (Cooperfams, Cooproeste, Coopmac, Coopardo, Coopag e Cooabriel), que integram o Fórum das Cooperativas Agropecuárias na Bahia, além de representantes da OCEB, OCB e o consultor Dr. Airton Spiers, se reuniram no dia 08/04/2020, em uma videoconferência.
COMUNICAÇÃO VIRTUAL QUE APROXIMA
Considerando a relevância do trabalho das cooperativas agropecuárias para o abastecimento alimentar do país nos níveis local, regional e nacional, o Analista Técnico e Econômico da OCB, João Prieto, participou apresentando como a OCB tem atuado e monitorado as medidas adotadas pelo governo federal e que impactam no setor: "A OCB tem trabalhado muito próxima aos Ministérios que coordenam as questões estratégicas para o agro brasileiro, assim como junto aos parlamentares que atuam em prol do setor, objetivando que sejam adotadas medidas que possam minimizar ao máximo os impactos sofridos durante esse momento de crise”.
A partir da troca de informações durante a reunião online, ficou evidente que as cooperativas agropecuárias estão a todo vapor e, inclusive, comprometidas com a manutenção da produção, seja de alimentos, quanto de outros recursos, como combustível, algodão, fibra, energia, etc., para não comprometer o abastecimento da população. Para Jaymilton Gusmão, vice-presidente da Coopmac, coordenador do Fórum das Cooperativas Agropecuárias da Bahia e representante do ramo Agropecuário na Oceb, o momento foi oportuno para que cada cooperativa repassasse como está vivenciando essa fase, a situação dos cooperados e socializasse estratégias para atenuar o impacto da crise nos negócios e demais áreas. “Foi bem proveitosa e um alento. Estamos juntos nessa empreitada e torcendo que ela acabe logo. O campo não parou e não pode parar”, disse Jaymilton.
ATUAÇÃO DO SISTEMA OCEB JUNTO ÀS COOPERATIVAS
O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, também marcou presença na videoconferência e ressaltou que nesse momento de crise é preciso buscar alternativas e fortalecer os valores e princípios do cooperativismo. “Precisamos nos apoderar de novas formas de trabalho, relacionamento com o mercado e, principalmente, com nossos cooperados. Este é o momento que devemos agir, conforme os valores e princípios do cooperativismo”.
O Sistema OCEB, como parte integrante do Sistema OCB, vem mantendo as cooperativas baianas informadas sobre os acontecimentos em âmbito nacional e tem levado todas as reivindicações para que sejam incluídas nas solicitações da OCB junto ao poder público federal. Por isso, viabilizar esses espaços de interlocução é tão importante, como confirma João Pietro: “Momentos de troca como esse junto à base, onde os gestores das cooperativas se mobilizaram conjuntamente com a OCEB para estarem reunidos debatendo os gargalos e alternativas que têm adotado, inclusive citando o exemplo do acesso remoto que tem encurtado distâncias e possibilitado o diálogo perante o cenário que estamos vivendo, são muito relevantes para que possamos guiar nossas ações junto ao governo federal”, concluiu João.
O estímulo do Sistema OCEB em prol da articulação do fórum das cooperativas agropecuárias continua para contribuir com o trabalho das cooperativas que estão na Bahia e também em todo o Brasil.
Acompanhe o cenário de mudanças legislativas e recomendações do poder executivo federal que impactam no cooperativismo. Acesse: http://www.somoscooperativismo.coop.br/noticias/
Por Ascom SESCOOP/BA
Foto cedida por Marcelo Kapes
Ser cooperativista é, antes de tudo, entender que desenvolvimento econômico e social precisam caminhar juntos. Por isso, toda cooperativa já tem no seu DNA o compromisso de ajudar sua comunidade a crescer.
Engajadas com o sétimo princípio do cooperativismo – Interesse pela comunidade - e motivadas pela celebração do Dia de Cooperar – Dia C (saiba mais), as cooperativas baianas realizaram ações voluntárias, voltadas para cultura, educação, responsabilidade socioambiental, saúde, esporte e lazer. Para se ter uma ideia, em 2019, mais de 22 mil pessoas foram beneficiadas com iniciativas que ocorreram em 33 cidades da Bahia por voluntários que acreditam que “Atitudes simples movem o mundo”!
Quer ver exemplos de como a cooperação pode transformar a realidade de muita gente? Clique aqui ou acesse o menu “Publicações” deste site e confira a nova edição da Revista de Promoção Social Cooperativista, com atitudes que inspiram!
SOBRE O DIA C
Criado em 2009, o programa Dia de Cooperar, conhecido como Dia C, já ajudou a melhorar as vidas de milhões de pessoas, em todo o Brasil. E, na Bahia, o Sistema OCEB apoia os projetos desenvolvidos pelas cooperativas baianas que geram benefícios para as comunidades onde as cooperativas estão inseridas.
Mais informações: http://diac.somoscooperativismo.coop.br/
O Sistema Cooperativista Baiano, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde e as recomendações de diversos órgãos públicos municipais e estaduais para a adoção de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos e danos à saúde pública, em um cenário de propagação do novo Coronavírus (COVID-19), informa que a partir desta segunda-feira (23/03/2020) atuará em regime de trabalho remoto (home office), de segunda a sexta, das 08h30 às 12h e das 13h às 17h30.
A medida tem como objetivo garantir a saúde e o bem-estar dos nossos funcionários, diante do momento atual.
Em caso de dúvidas e/ou solicitações, as cooperativas poderão entrar em contato com as seguintes áreas:
Presidência
Cergio Tecchio -
Superintendência
José Alberto Batista –
Assessoria Sindical / Trabalhista
Ângela Gedéon -
Comunicação
Brenda Gomes –
Iasmin Barros –
Financeiro
Márcio Santos -
Gerência da OCEB
Ially Carmo –
Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas
Jussiara Lessa –
Gerência de Operações
Lívia Conceição –
Jurídico
Monique Brito –
Registro e cadastro de Cooperativas
Geisa Mendes –
Secretária Executiva
Rute Costa –
Nossa equipe continuará à sua disposição!
Vem com a gente!
O Sistema OCEB, alinhado ao Sistema OCB, atento ao cenário atual e considerando a classificação pela Organização Mundial de Saúde como pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), bem como a recomendação emanada de diversos órgãos públicos para a adoção de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos e danos à saúde pública, informa:
1) A não realização da Assembleia Geral Ordinária da OCEB, designa para o dia 03 de abril de 2020. Posteriormente será publicado novo edital e informado às cooperativas;
2) O adiamento dos eventos, cursos e treinamentos do SESCOOP/BA, previstos até o dia 30 de abril de 2020;
3) A suspensão do atendimento presencial às Cooperativas na OCEB.
Além disso, tendo em vista as inúmeras consultas realizadas pelas cooperativas a OCEB, sobre a realização de assembleias gerais ordinárias neste período, informamos também que:
A lei n.º 5764/1971 não dispõe sobre prorrogação de prazo para realização de Assembleia Geral Ordinária, todavia, traz expresso em seu art. 45 que: a Assembleia Geral Extraordinária realizar-se-á sempre que necessário e poderá deliberar sobre qualquer assunto de interesse da sociedade, desde que mencionado no edital de convocação.
Logo, diante do cenário atual, a OCEB tem seguido a recomendação dos poderes executivos, municipal e estadual, para evitar a aglomeração de pessoas, que é o que ocorre nas assembleias gerais das cooperativas. Entretanto, há cooperativas que tem em sua ordem do dia a eleição do Conselho de Administração ou Diretoria, o que impactará, especialmente, na sua movimentação financeira nas Cooperativas de Crédito e/ou Bancos. Para essas hipóteses, o que deve ser observado é se há possibilidade da instituição financeira considerar válida a movimentação realizada por gestão vencida, exclusivamente em decorrência da pandemia. Para tanto, recomendamos que a cooperativa faça uma consulta prévia a instituição financeira e apresente todas as evidências de que a assembleia seria realizada, e só deixará de ser face a necessidade de adoção de medidas de segurança, em cumprimento a recomendação da Organização Mundial de Saúde – OMS, bem como dos entes governamentais, em âmbito municipal (alguns municípios baianos já possuem decretos) e estadual. Até porque, os temas tratados em assembleia geral ordinária podem ser deliberados em assembleias gerais extraordinárias.
Com relação a contribuição cooperativista, que é uma outra dúvida recorrente, noticiamos que as cooperativas podem encaminhar seus balanços, que seriam objeto de deliberação nas assembleias gerais ordinárias, para que a OCEB possa emitir os boletos para pagamento e, após deliberação assemblear, quando houver, será providenciado o ajuste dele, se houver necessidade, sem gerar qualquer prejuízo para cooperativa. Ademais, a título de informação, na data de ontem, 16/03/2020, o Governo Federal declarou a adoção de medidas econômicas que atingirão o Sistema S, o que impactará, diretamente, no SESCOOP/BA, podendo ocasionar redução em algumas execuções voltadas às Cooperativas.
Na oportunidade, retransmitimos a orientação do Sistema OCB, acerca das Assembleias Gerais Ordinárias, acesse aqui.
O Sistema OCEB reconhece que esse é o momento de toda a sociedade vivenciar o cooperativismo, agindo, diretamente, no seu princípio de “Interesse pela Comunidade”. É a consciência coletiva que vai parar o vírus!
Saudações cooperativistas,
Cergio Tecchio
Presidente do Sistema OCEB
Chegou a hora de mostrar a força do cooperativismo baiano por meio do compartilhamento das boas práticas de gestão das cooperativas que utilizam o Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista – PDGC como grande aliado para alcançar a excelência em gestão. E reconhecer as cooperativas do estado da Bahia, aderentes ao Modelo de Referência para a Governança e Gestão de Cooperativas, que foram destaques em seus processos de autoavaliação e que, consequentemente, implementaram melhorias é o objetivo do Prêmio SomosCoop Estadual.
As inscrições estão abertas a partir de hoje (10/03) e vão até o dia 30 de abril de 2020**. Para participar da seleção, basta que os interessados acessem o regulamento (aqui) da premiação, conheçam as regras e realizem a sua inscrição.
CATEGORIAS
O Prêmio SomosCoop Estadual possui duas categorias. São elas: cooperativas singulares reguladas pelo Banco Central do Brasil ou Agência Nacional de Saúde Suplementar; e cooperativas singulares que não se enquadrem no item anterior.
SOBRE O PRÊMIO
O Prêmio SomosCoop Estadual, promovido pelo SESCOOP/BA, com apoio da OCEB, está na sua primeira edição e ocorrerá a cada dois anos. Os vencedores desta edição serão conhecidos no dia 22 de outubro, em uma cerimônia de premiação estadual, que acontecerá em Salvador/BA.
SERVIÇO
O que: Inscrições Prêmio SomosCoop Estadual
** Quando: De 10 de março a 30 de abril de 2020 (O prêmio terá nova data de inscrição. Em breve, informaremos)
Inscrições e mais informações: Regulamento do Prêmio
Premiação: 22 de outubro de 2020, em Salvador/BA.
Anualmente, os alunos que finalizam o ensino médio buscam realizar seus sonhos por intermédio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que é a porta de entrada para o mundo universitário. Com as notas do ENEM os estudantes acessam programas educacionais que viabilizam o acesso a grandes universidades públicas ou privadas, de forma especial e, até mesmo, sem custo, para as privadas.
Nesse cenário, não podemos deixar de destacar o brilho dos alunos oriundos de Cooperativas Educacionais. Em 2019, as cooperativas educacionais colocaram nas universidades, de todo país, jovens que atingiram notas admiráveis no ENEM, evidenciando a qualidade do ensino que receberam, e, sobretudo, o compromisso dos discentes em se superarem quando o tema é estudo!
No quesito redação, por exemplo, as Cooperativas COPERIL, COOPEC Central, COOEDUC Eunápolis e COOPEX tiveram alunos com notas em redação que variaram entre 660 a 980. O Sistema Cooperativista Baiano parabeniza esses meninos e meninas!
O aluno Victor Manoel Souza Silva, da Cooperativa COPERIL, sediada em Irecê, dono da nota 980 em redação conta que “não há alternativa a não ser praticar. A prática é o que nos leva a perfeição e a COPERIL foi de fundamental importância para essa conquista, pois proporcionou todas as ferramentas para que todo esse processo ocorresse de forma eficiente. Agradeço a COPERIL e, em especial, ao meu professor de redação, Sandro Gomes.”
Temos na Bahia um cooperativismo educacional de resultado, com grande evidência da qualidade de ensino que se presta por intermédio de cooperativas. Educação e resultado são fontes de propagação de melhores condições de vida e profissionalismo de competência.
A professora Verônica Alves, da cooperativa COOEDUC, da cidade de Eunápolis, revela a importância do sentimento de missão cumprida com os resultados: “Fico maravilhada, e a alegria é tão intensa que, em prece, agradeço a Deus por ser um grão de areia nesse universo onde as pequenas águias voam.”
Na sua missão de promover educação, as cooperativas educacionais se destacam por ofertarem serviços de qualidade com preço justo e com visão social, pois o ser humano precisa dessas vertentes para crescer e gerar bons frutos. E como braço educacional do cooperativismo baiano, o SESCOOP/BA promove, anualmente, a pedido dessas cooperativas, um aulão para o ENEM, as chamadas “Aulas Show”, que é o momento onde se culminam as ansiedades e expectativas pré-exame.
Para Kathya Ferreira, professora que ministra as aulas-show, os alunos das cooperativas saíram na frente, já que o assunto da redação foi trabalhado durante o evento. “A educação é a base de tudo. Esse ano acertamos o tema que foi trabalhado na redação do exame, pois existe um estudo muito aprofundado do que antecede a prova. Foram muitas sugestões, aconteceram várias coisas durante o ano que poderiam nortear o tema. Tivemos sorte e os alunos das cooperativas deram um passo à frente dos outros concorrentes”, afirma.
Por Ascom OCEB
Interessa ao Sistema OCEB contribuir para aprimorar os conhecimentos na educação cooperativista e motivar maior integração entre cooperados, professores e gestores que atuam em cooperativas educacionais baianas. Para isso, tem apoiado, durante anos, a realização de Jornadas Pedagógicas, que sempre acontecem no início do ano letivo e são demandadas por cooperativas educacionais.
Em 2018, as Cooperativas Educacionais de Sobradinho – COOES, de Teixeira de Freitas - CETEF, de Xingó – COOPEX, de Eunápolis – COOEDUC, de Pé de Serra – COOPEPS, de Caetité – COOPEC, de Irecê – COPERIL, de Salinas – COOPESAL e de Barreiras - COOPEB realizaram as suas jornadas, nos meses de janeiro e fevereiro, com palestras voltadas para temas específicos, tais como: “Valores Humanos e Formação Cooperativista”, “Educadores que inspiram sonhos!”, “Auto Estima e Qualidade de vida”, “Gestão motivacional e liderança”, “Educação, Diversidade e Inovação: desafios profissionais”, “Práticas Pedagógicas Eficientes: Do pensar ao agir”, “O dom de motivar na arte de educar”, “As facilidades para os filhos em tempos difíceis para os pais” e “Neurociências: como ela ajuda a entender a aprendizagem”. Todas as palestras foram conduzidas por profissionais com experiência nas áreas educacional, comportamental e de gestão.
Os conteúdos das jornadas foram escolhidos pelas cooperativas, a partir das suas necessidades e objetivos traçados para o ano. Esse foi o exemplo da COOPEB, que reuniu pais/cooperados na sua Jornada Pedagógica, que refletiu sobre os papeis da família e da escola na criação dos estudantes. “Iniciamos o ano em um propósito específico de usarmos um tempo de nosso ano letivo para aprimoramos nosso relacionamento com os pais. Essa palestra foi fundamental para darmos início a esse propósito”, explicou Edlania Carvalho, diretora pedagógica da cooperativa.
Além de proporcionar reflexões voltadas para a formação profissional e melhoria da prática pedagógica, segundo Jhoni Cavalcanti, cooperado e integrante do Conselho Administrativo da COOPEX, a realização da jornada pedagógica também impacta na gestão escolar, pois acontecem os últimos ajustes pedagógicos e administrativos, onde, avaliando as práticas do ano anterior, a equipe consegue sempre “aparar as arestas” a fim de buscar um trabalho coeso e coerente com os objetivos da cooperativa.
O Sistema OCEB acredita que as Jornadas Pedagógicas desse ano foram tão boas quanto às dos anos anteriores e que professores, cooperados e gestores estão ainda mais conectados e motivados para oferecer educação cooperativista de qualidade.
Veja fotos das jornadas clicando aqui.
Por Ascom SESCOOP/BA
Quando o assunto é cooperativismo, pode deixar que o Sistema OCEB dá o recado. E para alinhar nosso propósito de atuação com quem oferta seus serviços para as cooperativas baianas durante todo o ano, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA reuniu os profissionais para o Encontro de Alinhamento Cooperativista.
O evento, que aconteceu nesta segunda-feira (10/02), foi iniciado com as boas-vindas do presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, que agradeceu a presença dos participantes e apresentou o cenário atual do cooperativismo baiano, dando destaque para o programa de cadastro SOU.COOP, que possibilitará construir o maior banco de dados do cooperativismo brasileiro, e para dois importantes momentos: a realização da sexta edição do maior evento sobre cooperativismo no Estado, o Encontro Estadual de Cooperativas Baianas – BAHIACOOP, e a comemoração dos 50 anos do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB.
Com o assessoramento da Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do SESCOOP/BA, Jussiara Lessa, e da Assessora Jurídica do SESCOOP/BA, Angela Gédéon, Tecchio apresentou o resultado de algumas das atividades realizadas durante o ano de 2019 do Sistema OCEB, apontando a necessidade de inovar as estratégias de ação todos os anos. “A agenda do cooperativismo baiano é bem específica; temos eventos que se repetem anualmente. Então, temos um desafio de inovar dentro desses eventos e atividades. Nós temos um cliente vitalício, então, temos que mudar para atender a eles, sempre de modo inovador. Este é o nosso maior desafio.” Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecerem dúvidas acerca do processo de cadastramento do SESCOOP/BA.
Neste ano, o encontro apresentou as principais atividades desenvolvidas e apoiadas pelo Sistema OCEB no ano passado. Para o instrutor José Mário Júnior, que acompanhou de perto as cooperativas baianas durante o Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano – Direcoop 2019. “A apresentação do cenário do cooperativismo baiano foi estratégico, para que nós, instrutores, possamos ter a noção das exigências e os pontos que temos que cumprir durante os trabalhos deste ano. Apesar de já ter realizado trabalhos para as cooperativas baianas, vejo esse alinhamento anual como primordial”, afirmou.
Para a consultora Marília Falcão, o evento contribui para apresentar o cooperativismo baiano para os novos prestadores de serviço. “Eu vejo que há um comprometimento do SESCOOP/BA, não só com os profissionais, mas, também, com as cooperativas, pois pensa na qualidade do material e dos profissionais que poderão prestar serviços. Esse espaço oportuniza realinhar as ações e aprender sobre elas. É um momento muito rico!”
O Encontro de Alinhamento Cooperativista 2020 ganhou uma nova roupagem e faz parte de uma agenda de eventos estratégicos realizados pelo Sistema OCEB.
A Jornada Pedagógica é um momento em que profissionais da educação partilham ideias e aprendem na coletividade e, no caso das cooperativas baianas, é mais uma oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre cooperativismo. Sabendo da importância desse evento e do compromisso de ampliar o acesso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional, o Sescoop/BA tem apoiado a realização das jornadas.
Neste ano, foram 10 cooperativas (confira a lista, abaixo) participantes do ciclo das Jornadas Pedagógicas, que iniciou no dia 14 de janeiro e encerrou no último dia 03 de fevereiro. Com temas diversos, escolhidos pelas próprias cooperativas, as Jornadas são sempre um convite à comunidade escolar para que tracem as melhores estratégias para fazer um ano letivo diferente.
As jornadas são muitos relevantes, segundo a diretora da Cooperativa de Trabalho Educacional de Sobradinho - Cooes, Sheyla Barbosa. “Entendo que este é um momento de reflexão e ajustes para o ano letivo vindouro. Todos os anos o ciclo de alunos e professores se modifica, então, vejo a importância desse momento dentro de cada início letivo. Até porque, a educação está sendo moldada ao longo dos anos; os alunos que recebíamos anos atrás já não são mais os mesmos; como dizemos por aqui: a época do giz já foi. Nos sentimos honrados com a parceria do Sescoop/BA nos apoiando na Jornada Pedagógica da COOES”, disse.
Uma característica marcante das jornadas pedagógicas é que os participantes saem motivados para querer impactar positivamente não só o ambiente escolar, mas extrapolar os muros das escolas para melhorar a comunidade, o que é um dos princípios do cooperativismo.
Avaliando o impacto da jornada para os professores, a diretora pedagógica da Cooperativa Educacional de Irecê - Coperil, Jorgina Chaves, destacou o seguinte: “O impacto é sempre positivo. Sempre que um professor participa de uma jornada, ele reelabora os seus conceitos, atualiza suas práxis pedagógica e reavalia sua metodologia. Sem a ação-reflexão-ação não é possível avançar em educação”.
O Sistema Cooperativista Baiano continuará apoiando ações para que as cooperativas baianas ampliem sua participação no mercado por meio da qualificação de seus cooperados e funcionários.
QUER SABER MAIS SOBRE AS JORNADAS PEDAGÓGICAS?
Acompanhe a cobertura completa que foi realizada nas redes sociais do Sistema OCEB: @sistemaoceb.
Confira a lista das cooperativas participantes deste ciclo:
Por Ascom Sescoop/BA
O Sicredi, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), anuncia uma pesquisa inédita sobre os “Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira”. O estudo, que avaliou dados econômicos de todas as cidades brasileiras com e sem cooperativas de crédito entre 1994 e 2017 e cruzou informações do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), chegou à conclusão que o cooperativismo incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portanto, o empreendedorismo local.
A pesquisa encomendada à Fipe pelo Sicredi, instituição pioneira do cooperativismo de crédito no Brasil, utilizou a metodologia de Diferenças-em-Diferenças, principal método científico para avaliações de impacto de políticas públicas no mundo. Os resultados estimados pelo Sicredi a partir do estudo, consideraram o bom desempenho econômico de 1,4 mil municípios que passaram a contar com uma ou mais cooperativas durante o período de pesquisa. Os cálculos do Sicredi, com base no estudo da Fipe, mostram um impacto agregado nestas cidades de mais de R$ 48 bilhões em um ano. Ainda, as cooperativas de crédito foram responsáveis pela criação de 79 mil novas empresas e pela geração de 278 mil empregos.
Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da SicrediPar e coordenador do Conselho Especializado de Crédito (CECO) da OCB afirma que com base na pesquisa da Fipe, um dos principais fatores que permitem que a cooperativa de crédito alavanque o desenvolvimento econômico local é a possibilidade de oferecer crédito com taxas de juros mais baixas, adequadas à realidade dos seus associados. Conforme dados do Banco Central do Brasil, a taxa de juros cobradas pelas cooperativas de crédito são sensivelmente menores. Por exemplo, em 2019 a diferença de taxa de juros para microempresas foi de 20 pontos percentuais se comparada aos bancos tradicionais.
Mesmo oferecendo crédito a públicos menos assistidos pelo sistema financeiro tradicional, como micro e pequenas empresas, segundo o Banco Central, o índice de ativos problemáticos de uma cooperativa de crédito, que considera, por exemplo, a inadimplência, ainda é menor que o índice dos bancos tradicionais. No Relatório de Estabilidade Financeira de 2019, o Banco Central apontou uma diferença expressiva nos ativos problemáticos, que chegaram a 5,9% nas cooperativas de crédito do Brasil, enquanto as instituições financeiras tradicionais tiveram 7,4%.
Para Dasenbrock, a participação dos associados nas decisões de uma cooperativa de crédito é o grande diferencial do modelo de negócio. “O associado é, de fato, o dono do negócio e, por isso, precisa estar presente nas discussões a respeito dos rumos da sua cooperativa. No Sicredi, o relacionamento mais próximo com os associados contribui para sermos muito mais eficientes em reconhecer a capacidade de pagamento no uso do crédito, por exemplo, e com isso consigamos apoiar o desenvolvimento das pessoas e comunidades”, explica.
MULTIPLICADOR DO CRÉDITO COOPERATIVO
A pesquisa da Fipe também calculou o Multiplicador do Crédito Cooperativo, um coeficiente que indica o impacto do crédito concedido pelas cooperativas no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro – cada R$ 1,00 concedido em crédito gera R$ 2,45 no PIB da economia e a cada R$ 35,8 mil concedidos pelas cooperativas, uma nova vaga de emprego é criada no país.
De acordo com a Fipe, a inclusão financeira de famílias, pequenos produtores e empresas forma um ciclo virtuoso que fomenta o empreendedorismo local, reduz desigualdades econômicas e aumenta a competitividade e a eficiência no sistema financeiro nacional. A Fipe concluiu ainda que os princípios e a disseminação das cooperativas de crédito se mostram convergentes com objetivos maiores no campo das políticas públicas, tendo em vista o seu potencial impacto na redução das desigualdades econômicas e inter-regionais, bem como no aumento da concorrência e da eficiência no âmbito do Sistema Financeiro Nacional.
O cooperativismo de crédito é um modelo de negócio presente em 118 países, segundo relatório do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu 2018), reunindo mais de 274 milhões de associados e ultrapassando a marca dos US$ 2,19 trilhões em ativos. No Brasil, de acordo com o Banco Central, o cooperativismo de crédito está presente em quase metade (47%) das cidades e representa 2,7% dos ativos totais do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Já são mais de 9,9 milhões de associados a 925 cooperativas de crédito com uma carteira de R$ 123 bilhões em depósitos e R$ 137 bilhões em crédito – aproximadamente R$ 250 bilhões em ativos totais.
SOBRE O SICREDI
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Há 50 anos o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB tem defendido os direitos e interesses das cooperativas.
Atenta aos cenários político, econômico e social do cooperativismo, a OCEB oferece serviços que contribuem com a sustentabilidade das cooperativas, atuando na sua missão de "Promover um ambiente favorável para o desenvolvimento das cooperativas baianas, por meio de representação político-institucional", sempre pautada nos valores de Fidelidade aos Princípios e à Doutrina Cooperativista; Desenvolvimento e Valorização das Pessoas; Respeito à Diversidade; Compromisso com a Inovação e Resultados e Transparência e Austeridade.
E é dentro desse ambiente transparente e forte que a OCEB assume o seu papel e deixa muito claro para a sociedade em geral, o poder público e as entidades parceiras que, quando o tema é cooperativismo, o tema é da OCEB!
Vem comemorar com a gente!
#OCEB50ANOS
Quando se fala em geração de trabalho, emprego e renda, o cooperativismo é, sem dúvidas, uma das melhores ferramentas para isso. De norte a sul do país, o movimento já chega a mais de 15 milhões de brasileiros envolvidos com esse modelo de negócios.
E para medir o impacto positivo da atuação delas na economia do país, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) acaba de lançar o portal Sou.Coop, uma plataforma que unifica todas as informações do setor, em tempo real e de maneira eficaz.
SUCESSO
E para garantir o sucesso da plataforma, as cooperativas devem atualizar seus dados no sistema. Para isso, basta acessar o site (www.sou.coop.br) e clicar na aba Registro e Cadastro. A plataforma estará disponível a partir do dia 21 de janeiro e o prazo de preenchimento vai do dia 3 de fevereiro de 2020 ao dia 30 de outubro de 2020. Assim que concluírem a atualização, as cooperativas também passarão a ter acesso a uma série de produtos e serviços focados em inovação e melhoria tanto da gestão quanto da governança.
REPRESENTAÇÃO
O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, explicou que a atualização dos dados vai subsidiar a atuação da entidade, voltada à representação e à defesa dos interesses das cooperativas junto aos Três Poderes e a sociedade. “Quanto mais reais forem as informações das cooperativas no nosso sistema, maior será o alcance do retorno dos serviços e produtos que oferecemos ao movimento, para desenvolvê-lo com sustentabilidade. Nosso foco é o crescimento das cooperativas do país”, enfatiza Márcio Freitas.
ANUÁRIO
Além de subsidiar o trabalho da OCB, as informações farão parte do Anuário do Cooperativismo Brasileiro – 2020, previsto para ser divulgado em julho deste ano.
COOPERATIVISMO BAHIA
Em 2020, quando o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB completa 50 anos de atuação, os dados coletados demonstrarão a força do cooperativismo em nosso estado.
Para otimizar a coleta dos dados, o Sistema OCEB, entre os meses de fevereiro e maio de 2020, disponibilizará sua equipe para acompanhar, de perto, as cooperativas registradas na atualização dos dados. As cooperativas serão contactadas previamente para o agendamento das visitas. Devido ao estado de pandemia que se encontra o país as visitas presenciais foram suspensas, mas o acompanhamento das cooperativas tem sido feito de forma virtual ou por telefone.
AJUDA?
Caso as cooperativas baianas tenham dúvidas, elas também podem entrar em contato com a OCEB através do telefone 71 3421-5861/ 5800 ou 71 9 9158-3041, Geisa Mendes, responsável pelo cadastro e/ou e-mail:
*Com ajustes da comunicação do Sistema OCEB.
Aprender para crescer. É pensando assim que o Sescoop/BA oferece várias soluções de formação profissional para conselheiros, dirigentes e funcionários de cooperativas baianas. Aqui evidenciamos o Curso de Formação de Dirigentes e Gerentes de Cooperativas – Gescoop, que contribui para desenvolver atitudes, comportamentos e habilidades de gestores cooperativistas para que conduzam, de forma ainda mais qualificada, a gestão das cooperativas em que estão inseridos.
De junho de 2019 a janeiro de 2020, aconteceram duas turmas do GESCOOP, uma em Salvador e outra em Pintadas. Ao todo, foram 64 participantes.
OLHAR SOBRE O COOPERATIVISMO AMPLIA
Após participar de 10 módulos, com 16h cada, cursistas avaliaram que o Gescoop transforma, e muito, o entendimento sobre o cooperativismo. “Foi um divisor de águas na minha carreira porque quando a gente está na cooperativa a gente tem uma visão limitada do que é o cooperativismo, mas a partir do momento que a gente encontra outras cooperativas, descobrimos novas maneiras de trabalhar, de aprimorar processos, além de criar networking e interação entre outras cooperativas”, contou Maria da Conceição, Gestora Financeira da Coopermédica.
Uma característica da capacitação é a diversidade de temas trabalhados nas áreas de recursos humanos, gestão, finanças, negócios, planejamento, governança e educação cooperativista. Para Ana Borba, Analista Comercial do Sicoob Credmed, apesar de um conteúdo teórico vasto, os conhecimentos podem ser colocados em prática: “O GESCOOP vem com muitas matérias diferentes e, ao mesmo tempo, apesar de ser um conteúdo bem abrangente a gente pode levar para a prática. Foram apresentadas muitas ferramentas, soluções, muitos exercícios práticos que a gente leva no papel para poder fazer lá na cooperativa... Tem coisas que a partir do momento que a gente saiu da aula já pode aplicar”, disse.
INTERAÇÃO GERA APRENDIZADO
No processo de aprendizagem a interação é um aspecto fundamental e o Gescoop proporcionou muitos momentos de diálogo e troca de experiências entre os participantes que atuam em cooperativas de diferentes ramos. Uma das participantes, Elaine Barbosa, cooperada da Unifisio, apontou que o Gescoop foi um espaço para as cooperativas apresentarem seus serviços e produtos. “Começamos a entender todas as cooperativas e a entender a nossa importância dentro da cooperativa. Todos os colegas apresentaram suas cooperativas, os serviços oferecidos e as vantagens de ser associado”, contou.
PDGC NO GESCOOP
A vinculação das disciplinas do curso ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC tem tido um retorno positivo dos participantes e favorece o entendimento sobre a relevância da profissionalização da gestão cooperativista.
CONFIRA MAIS OPINIÕES
“As aulas foram extremamente importantes para todos nós, mas a interatividade de pessoas de cooperativas de vários ramos trouxe um ganho muito grande, pela experiência de cada um, pelos exemplos que cada um trouxe, me enriquecendo muito como profissional”. Everton Luis Almeida, Gerente de Crédito do Sicoob Cred Executivo
“A princípio eu fui um pouco resistente em vim participar, mas tenho certeza que eu estaria hoje, se não tivesse participado, muito arrependido porque o aprendizado que eu adquiri foi de fundamental importância para mim e para o futuro da cooperativa. Parabenizo o Sescoop/BA, parabenizo o Sr. Cergio Tecchio. Eu estou saindo daqui enriquecido de conhecimentos”. Claudomiro Barbosa, Diretor de Departamento de Adesão da Coomap
“O SESCOOP/BA foi muito assertivo na escolha dos temas para o Gescoop, relacionando-os com o PDGC, de modo a atender as demandas das cooperativas e superar as expectativas dos participantes, contribuindo significativamente para a boa atuação de dirigentes, conselheiros e colaboradores com mais propriedade e sapiência”, comentou Adriana Oliveira da Silva, Conselheira de Administração do Sicoob Coopere.
Novas turmas do Gescoop estão previstas para 2020 e, assim, o Sistema Cooperativista Baiano segue promovendo a profissionalização da gestão das cooperativas.
Por ASCOM SESCOOP/BA
Além da capital baiana, a cidade de Eunápolis, localizada no sul da Bahia, está sediando uma nova turma do Curso de Formação Juventude Cooperativista – Jovemcoop, que tem como objetivo formar lideranças cooperativistas com vistas à sustentabilidade e sucessão nas cooperativas.
Nessa turma, o Sescoop/BA conta com a parceria da Cooperativa Educacional de Eunápolis – Cooeduc, que mobilizou funcionários, dirigentes, conselheiros e cooperados, totalizando mais de quarenta pessoas, para participar do curso e aprofundar conhecimentos sobre: cooperativismo, liderança, relações interpessoais, governança, gestão, legislação cooperativista, autogestão e organização do quadro social da cooperativa.
A abertura do JovemCoop, que tem a execução pedagógica da Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia – COOLIBA, reuniu os participantes, a coordenadora e facilitadora do JovemCoop, Marília Reis, o diretor administrativo e pedagógico, a vice-diretora e a coordenadora da Cooeduc, Gilmar Reis, Márcia Cordeiro e Verônica Alves, respectivamente, e o Conselheiro Fiscal do SESCOOP/BA, Gerson Carlos. O conselheiro deu as boas-vindas em nome do Sistema Cooperativista Baiano, destacando a oportunidade que os novos cursistas terão de se aperfeiçoar e contribuir, ainda mais, com o desenvolvimento do cooperativismo. “Quero parabenizar o Sescoop por proporcionar a disseminação do cooperativismo para aqueles que no futuro serão os novos líderes das Cooperativas na Bahia e, quem sabe, no Brasil”, disse.
Crislandia Souza, professora das séries inicias da Cooeduc, é uma das participantes do curso e revelou que logo quando soube da possibilidade de participar do JovemCoop ficou entusiasmada. “Eu creio que o JovemCoop vai contribuir muito para a minha vida, não só como profissional, cooperativista e associada, mas, acima de tudo, como pessoa. Foi essa a sensação que tive logo na primeira aula. O JovemCoop vem para formar pessoas, formar líderes, formar cidadãos”, falou. Essa percepção de Crislandia tem sido confirmada por diversas pessoas que já participaram do JovemCoop. Ficou interessado(a)?
Se a cooperativa tiver interesse de realizar o JovemCoop na sua região, pode procurar o SESCOOP/BA. Acesse a área de Serviços do nosso site e saiba mais.
Por Ascom Sescoop/BA
O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA informam que no período de 24 de dezembro de 2019 a 03 de janeiro de 2020 terão seus expedientes suspensos para compensação de horas dos seus colaboradores.
As atividades serão retomadas no dia 06 de janeiro de 2020 (segunda-feira), em horário habitual.
Alinhar as estratégias de atuação dos advogados das cooperativas de crédito. Essa foi a missão do III Seminário Jurídico do Sicoob Central/BA, promovido em parceria com o Sistema OCEB, que aconteceu nesta segunda-feira (16/12), em Salvador. Além dos advogados das cooperativas associadas ao Sicoob, o evento contou com a presença de desembargadores, juízes e especialistas da área.
A programação foi iniciada com as boas-vindas do diretor operacional do Sicoob Central/BA, Josemir Soares, e da gerente jurídico do Sicoob Central BA, Jaqueline Azevedo, que na oportunidade agradeceu a presença dos participantes e destacou a importância do evento. “Temos nomes de peso e de grande representatividade para o sistema, que tratarão sobre muitas informações que podem subsidiar os trabalhos dos nossos advogados. Cada seminário desse é um passo para a gente avançar para um entendimento uniforme sobre o cooperativismo, sua importância e suas especificidades”, afirmou.
O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, durante a utilização da palavra, afirmou que o “encontro jurídico é uma oportunidade dos profissionais da área fazerem o nivelamento sobre os temas relacionados. O cooperativismo necessita destes debates para torná-lo mais visível na sociedade”.
A programação do III Seminário Jurídico do Sicoob Central/BA foi iniciada pelo gerente jurídico do Banco Cooperativo do Brasil - Bancoob, Dr. Ricardo Senra, que abordou os aspectos jurídicos de negócios do Sicoob. “Esse é um tema de suma importância para os advogados que estão no dia-a-dia das cooperativas, para que eles entendam o funcionamento do sistema cooperativo de crédito que é diferente, inclusive, dos demais ramos. Dada essas peculiaridades, é muito importante que o advogado entenda o funcionamento para que ele possa aplicar o direito”.
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E COOPERATIVISMO
A palestra magna do evento ficou por conta do Exmo. Ministro do Supremo Tribunal Federal – STF, Dr. Luís Roberto Barroso, que abordou o tema: “A importância da Constituição Federal e do Supremo Tribunal Federal para o movimento cooperativista”.
Através de uma rápida linha do tempo sobre o desenvolvimento do mundo contemporâneo, Barroso abordou a necessidade de adequação para um novo momento da sociedade mundial. “Estamos vivendo em um mundo moldado pela tecnologia e não mais pelo poder da terra. Pelos aplicativos, e pela expansão tecnológica. Estamos vivendo uma época de inúmeros avanços que revolucionam o modo em que vivemos dentro de nossas casas e dentro das nossas instituições. Porém, é necessário ficarmos atentos ao que está por trás disso, precisamos construir um futuro do capitalismo mais humanizado, como no cooperativismo, onde não há um dono, onde há uma repartição dos ganhos, o que ao meu ponto de vista, me parece mais justo.”
Destacando o modelo cooperativista como um modelo de negócio “eficiente para o país” o Ministro do STF, lamentou o desconhecimento da cultura cooperativista por grande parte dos brasileiros. “A primeira coisa que me chamou a atenção foi a quantidade de vezes que a constituição traz a palavra “cooperativa” ou “cooperativismo”. Como professor de Direito Constitucional, isso nunca havia me chamado tanta atenção. O setor de cooperativa é um importante empregador no Brasil, por tanto, eu diria que é surpreendente para mim a pouca visibilidade que o cooperativismo tem dentro do debate econômico brasileiro, mesmo com o peso das cooperativas dentro do nosso PIB”, afirmou.
LEI COOMPLEMENTAR 130
Sendo um modelo de negócio que desempenha um importante papel para o desenvolvimento econômico das sociedades onde está inserido, o cooperativismo de crédito conta com a Lei Complementar 130, de 2009, que é considerada o ponto de partida e de chegada para soluções envolvendo as cooperativas financeiras. Que até então, tinham a atuação restrita em termos de clientela e produtos financeiros.
O evento contou também com um talk show, com a participação do supervisor jurídico do Bancoob, Dr. Bruno Rodrigues, e da assessora jurídica da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, Ana Paula Rodrigues, que abordou sobre os aspectos legais da LC 130. “É necessário estarmos alinhados e compreendermos a fundo os nossos instrumentos jurídicos de atuação enquanto uma instituição financeira que tem aspectos diferenciados. Diferentes, inclusive, em sua relevância social”, destacou a assessora da OCB.
SAIBA MAIS
Confira a entrevista sobre o III Seminário Jurídico do Sicoob Central/BA, concedida pela gerente jurídica da cooperativa Sicoob Central BA, Jaqueline Azevedo, para a Rádio Sociedade da Bahia, nesta segunda-feira (16/12).
Fotos Robson Venini
Começando um novo ciclo com expectativas de muito aprendizado. Esse é o sentimento dos integrantes da nova turma do Curso de Formação Juventude Cooperativista - Jovemcoop, que está ocorrendo na capital baiana. Os dois primeiros módulos ocorreram em novembro e dezembro.
Promovido, anualmente, pelo Sescoop Bahia, o Jovemcoop tem como objetivo formar lideranças cooperativistas com vistas à sustentabilidade e sucessão nas cooperativas. Em 2019, já ocorreu uma turma em Teixeira de Freitas [saiba + clicando aqui].
Nesta nova turma, a parceira do Sescoop/BA é a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários do Grupo WalMart - Sicoob Cooperbom, que mobilizou funcionários e associados para participarem da capacitação, que tem a execução pedagógica da Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia – COOLIBA.
O conteúdo programático do curso conta com módulos sobre cooperativismo, liderança, relações interpessoais, governança, gestão, legislação cooperativista, autogestão e organização do quadro social da cooperativa, sendo que a maioria dos assuntos tem correlação com o PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas.
Érica Freitas, Analista Financeira do Sicoob Cooperbom, disse que a expectativa é grande “no intuito de agregar conhecimentos para a cooperativa e para o dia a dia”. Ela também elogiou a grade do curso e destacou a relevância da sucessão dentro das cooperativas “eu acho importante porque dá oportunidade para todos”.
Rafael Barreto, Jovem Aprendiz atuando na área administrativa do Sicoob Cooperbom, é um entusiasta do cooperativismo. “Vou tentar agregar tudo que puder para levar para a minha vida e para a cooperativa, além de passar para várias outras pessoas”. Ele também deseja, no futuro, trabalhar em uma cooperativa. “É muito gratificante trabalhar em um lugar que se identifica”, finaliza.
Conheça mais sobre a experiência do JovemCoop na Bahia clicando aqui.
Por Ascom Sescoop/BA
O cooperativismo baiano celebra mais uma conquista: o curso de Administração de Empresas do Centro Universitário Arnaldo Horácio Ferreira (UNIFAAHF) terá na sua grade curricular uma disciplina sobre cooperativismo. A UNIFAAHF é o maior centro universitário de Luís Eduardo Magalhães/BA, e um dos maiores do oeste baiano.
O interesse em estudar sobre cooperativismo dentro de um dos 11 cursos da UNIFAAHF, o de Administração, partiu da instituição de ensino, como conta David Schmidt, presidente da Cooperativa Educacional de Barreiras – Coopeb, e conselheiro fiscal suplente do Sescoop/BA. “A coordenadora Rossana Santos buscou alguns empresários da região para fazer um levantamento da aderência da grade curricular existente com as demandas do mercado. Aproveitei para mostrar o amplo mercado das cooperativas no Oeste e na Bahia em geral”, contou.
O diálogo avançou e as perspectivas são positivas com a previsão da matéria de Gestão de Cooperativas fazer parte da matriz curricular do curso de Administração da instituição a partir do ano que vem. “Além das expectativas institucionais pelo fortalecimento de uma parceria com uma entidade educacional de nível superior, o que nos viabilizará programas de capacitação profissionalizantes e técnicas aqui na região, a tranquilidade por um futuro com mais mão de obra desenvolvida e orientada com a filosofia cooperativista”, complementou Schmidt.
A Ms. Rossana Santos, professora e coordenadora dos cursos de administração e do Curso Superior Tecnológico em Gestão de Recursos Humanos, falou sobre a motivação para formar profissionais com conhecimentos sobre cooperativismo. “A parceria vem ao encontro da proposta acadêmica do Curso de Administração do Centro Universitário Arnaldo Horácio Ferreira - UNIFAAHF de prepararmos nossos alunos para o mercado de trabalho, de forma a interpretar e articular as ferramentas de gestão no atendimento específico dessa demanda. O Estado da Bahia tem um grande número de cooperativas e associações, principalmente na região oeste, e que precisa de profissionais com habilidades e competências necessárias para atender a esse setor, de forma a contribuir com ações efetivas para promover a transformação social que a região oeste precisa”.
Enquanto organizações que atuam para o desenvolvimento do cooperativismo na Bahia, a OCEB e o Sescoop/BA, que integram o Sistema OCEB, vão colaborar para a estruturação da diretriz curricular do curso. “Ficamos satisfeitos com essa parceria e vamos trabalhar para que os conceitos, diretrizes, princípios e valores do cooperativismo sejam contemplados na disciplina, sempre zelando pela qualificação dos profissionais que vão atuar no mercado de trabalho, após a graduação, e que eles possam atender as demandas das cooperativas da Bahia e do Brasil”, disse Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB.
O desenvolvimento dessa parceria será acompanhado pelas cooperativas do oeste da Bahia e também pelo Sistema OCEB, que têm trabalhado para que o cooperativismo seja, cada vez mais, conhecido e reconhecido pela sociedade.
Por Ascom Sescoop/BA
Fotos: Cedidas por David Schmidt
O Concurso Cultural 2019 chegou ao fim! Davi Bagnolinn e Rebeca Neves são os vencedores da etapa nacional e foram à Brasília, junto com suas mães e professoras responsáveis, celebrar a conquista e receber o prêmio (um notebook para o estudante vencedor, um kit multimídia para a escola e R$ 500,00 para a professora).
Orgulho para o cooperativismo baiano
Rebeca Neves, estudante da Escola Municipal Mário Batista, do município de Vitória da Conquista/Bahia, vencedora da categoria Redação, escreveu um texto narrativo, baseado na fábula da “Lebre e a Tartaruga”, sobre como o cooperativismo pode ser a solução para problemas relacionadas ao consumo excessivo e a falta de reciclagem. A menina concorreu com mais de 60 mil inscritos de todo o Brasil, e a conquista foi motivo de orgulho para a professora Gilmara Quaresma, que, juntamente com a equipe da escola, acompanhou a produção de mais de 120 alunos da sua instituição, além da vencedora. “É uma imensa satisfação porque é o reconhecimento da escola, é o reconhecimento do trabalho e, além de tudo, a gente enfatiza muito que a escola pública passa por muito preconceito, muitas dificuldades, muitas privações e a gente vê como uma relação de esforço a gente consegue melhorar. Mas esse esforço não é único, de apenas um professor, mas sim de um coletivo, é da escola, é da família, e do grupo de professores pelo qual o aluno passou”, disse.
O Sicoob Crediconquista, um das cooperativas associadas ao Sicoob Central BA, foi uma das mobilizadoras locais do concurso. Larissa Brito, responsável pelo Instituto Sicoob em Vitória da Conquista, contou sobre as parcerias para a realização do concurso e os ganhos da cultura da cooperação para a sociedade. “Quero prestar gratidão à Prefeitura, que nos permitiu estarmos juntos para implementar o concurso em quatro escolas de Vitória da Conquista; e à Escola Municipal Mário Batista, pela criatividade, responsabilidade e pelo trabalho desenvolvido. A cultura cooperativista é fundamental para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Trabalhamos com mais de mil alunos aqui em Conquista o tema da cooperação incentivando os alunos a importância do fazer juntos, contribuindo com uma sociedade mais consciente”, concluiu.
Já para o Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Crediconquista, Valeriano Almeida, essa iniciativa expressa um dos princípios do cooperativismo. “Esta ação faz parte do sétimo princípio cooperativista que é o interesse pela comunidade. Estamos levando o nome de Vitória da Conquista a nível nacional. É um momento de gratidão e felicidade por estarmos conquistando um prêmio como esse, em âmbito nacional”.
Vencedor da categoria desenho
Davi Bagnolinn, morador de São José do Cerrito – Santa Catarina, ganhou na categoria desenho e fez um trator que limpava a água e plantava árvores. Ele contou que a solução foi pensada em homenagem ao seu avô, com quem coleciona memórias emocionantes.
Além dos vencedores, as mães e professoras responsáveis também participaram da premiação. Em um dia de muita emoção, as educadoras salientaram a importância de iniciativas como a do Concurso Cultural para o desenvolvimento pleno dos estudantes, ajudando-os a se tornarem adultos mais conscientes de suas decisões.
Neste ano, o tema do programa foi “Todo mundo ganha com a cooperação”. De junho a novembro de 2019, gestores escolares e professores receberam o Instituto Sicoob, conheceram o programa e engajaram mais de 60 mil alunos, levando-os à reflexão sobre consumo consciente e capitalismo.
Ao todo, 87 Cooperativas Singulares, de 15 Centrais, mobilizaram escolas das redes pública e privada para que participassem das duas categorias existentes. Estudantes do 3º ano participaram em forma de produção de desenhos e do 5º ano por meio de redação.
“O objetivo do Concurso Cultural é difundir a cultura cooperativista. Neste ano, comprovamos novamente que o cooperativismo perpassa por todas as questões do dia a dia e seu principal impacto é trocar o olhar individualista pelo olhar coletivo”, comenta Daiane Landim, líder do programa.
Concurso Cultural
O Concurso Cultural contou com três fases de avaliação. Na etapa local cada escola fez uma pré-seleção dos três melhores trabalhos de cada categoria e enviou à cooperativa Sicoob local, que encaminhou para a Central Sicoob as três redações e os três desenhos premiados na área de abrangência da singular.
Em seguida, na etapa regional, cada Central Sicoob selecionou as três redações e os três desenhos premiados na região de abrangência e encaminhou ao Instituto Sicoob. Por fim, na etapa nacional, o Instituto Sicoob estabeleceu uma comissão avaliadora para definir um vencedor nacional para cada categoria.
Saiba como foi a premiação estadual clicando aqui.
Confira a redação de Rebeca:
Fonte: Texto extraído do Site do Instituto Sicoob (com ajustes da Ascom Sescoop/BA)