Representantes das cooperativas baianas discutem o papel do cooperativismo no desenvolvimento do Estado em Encontro Estadual
Notícias representação
O segundo dia de atividades do II Encontro Estadual de Cooperativas Baianas foi marcado por um ciclo de palestras com profissionais renomados em torno do tema: "O cooperativismo no desenvolvimento do Estado". Além disso, o público visitou os stands das cooperativas e conheceu os produtos e serviços oferecidos pelas organizações.
"Este evento se apresenta como uma realização muito importante porque amplia o grau de integração entre as cooperativas. O Sistema Cooperativista Baiano está em pleno desenvolvimento, mas precisa ainda de uma maior intercooperação. Este evento traz essa proposta com excelentes discussões", revelou Eduardo Ferreira da COAPSERI, de Juazeiro.
"O Cooperativismo como Instrumento Democrático no Desenvolvimento Sustentável da Sociedade" foi a primeira palestra do dia, ministrada pelo presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB, Márcio Lopes. De acordo com dados apresentados pelo presidente, em 2011, existiam 6.586 cooperativas no Brasil atuantes em 13 ramos de atividades econômicas, o que significa 296.286 empregos diretos gerados pelas cooperativas.
Matthias Knoch, coordenador da Confederação Alemã das Cooperativas no Brasil enriqueceu a discussão com "Cases das Cooperativas Alemãs no Desenvolvimento das Comunidades". "O cooperativismo alemão já passou por alguns desafios que o cooperativismo brasileiro ainda passará. A fragmentação do cooperativismo e a falta de profissionalização da gestão cooperativista foram alguns deles. A profissionalização, a intercooperação, fusões de cooperativas e a busca de novas áreas de atuação foram caminhos que nos levaram a superar a concorrência de mercado. Acredito que o Brasil poderá adotar uma postura parecida", reforçou Knoch.
O evento contou ainda com a palestra "Geração de Negócios com o Cooperativismo Empreendedor com Vistas ao Desenvolvimento da Sociedade", realizada pelo Gerente da Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros - UAMSF, Dr. Paulo César Carvalho Alvim.
Com o intuito de apresentar as "Oportunidades de Negócios para as Cooperativas na Estratégia de Desenvolvimento do Estado da Bahia", a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI, através do Coordenador de Acompanhamento, Luís Mário, fez uma apresentação no evento. As explanações foram finalizadas com a apresentação artística de Dalmir Santana, que evidenciou a cooperação como uma estratégia para a gestão de pessoas e o desenvolvimento sustentável.
Segundo o presidente da OCEB-SESCOOP/BA, Cergio Tecchio, a grande participação das cooperativas no evento foi bastante positiva e enriquecedora. "Queríamos transmitir às cooperativas a necessidade de serem empreendedoras, no sentido de buscarem novos mercados de atuação. Isso é muito importante para o crescimento do cooperativismo baiano. A presença de todos foi muito importante para a OCEB e o SESCOOP/BA", revelou Tecchio.
O II Encontro Estadual de Cooperativas Baianas foi realizado nos dias 18 e 19 de outubro, no Hotel Fiesta, em Salvador/BA, pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - SESCOOP/BA; com patrocínio da Desenbahia; patrocínio máster da Petrobras e BNB; e apoio da DGRV, OCB, COLIVRE, SEI, SETRE E SEBRAE.