Pesquisadores indianos são recebidos pelo presidente do Sistema OCEB
Notícias representação
Enquanto a população soteropolitana comemorava o Dia da Independência do Brasil, acontecia no Hotel Ibis, no Rio Vermelho, uma reunião entre o presidente do Sistema Oceb-Sescoop/BA, Cergio Tecchio, e um grupo de pesquisadores indianos. A delegação esteve no Bahia para visitar o projeto Adapta Sertão, que tem desenvolvido no semiárido baiano estratégias e tecnologias sociais para adaptação à mudança climática na agricultura familiar.
O grupo de indianos é do Banco Nacional de Desenvolvimento Rural da Índia – NABARD - e esteve na Bahia para conhecer projetos que envolvam agricultura sustentável, projetos inovadores de irrigação, projetos que promovam iniciativas relativas aos recursos hídricos, projetos de agricultura que envolvam cooperativas e mobilização social, dentre outros. A reunião foi articulada pelo WRI Brasil*. Essa entidade atua em quatro eixos: clima, cidades sustentáveis, florestas e finanças.
Na oportunidade, o presidente do Sistema OCEB-SESCOOP/BA, Cergio Tecchio, apresentou o sistema de cooperativas no Brasil e na Bahia, sua missão e valores, mostrando o desenvolvimento das comunidades com a participação do cooperativismo, além do sistema financeiro de cooperativas, que contribui para o desenvolvimento da agricultura familiar e dos pequenos negócios.
Para o presidente, Cergio Tecchio, a visita dos indianos é o resultado do trabalho desenvolvido pelo cooperativismo no Estado da Bahia. "A visita foi importante, pois revelou que o nosso trabalho está sendo reconhecido mundialmente. O Projeto Adapta Sertão, que é desenvolvido no Território do Jacuípe, é um exemplo de ação que contribui para qualidade de vida das pessoas e das comunidades, além de garantir a sustentabilidade local. Os visitantes ficaram impressionados com a organização das cooperativas e o foco nos pequenos negócios, além de parabenizar os mentores do projeto pelo trabalhado realizado na região de Pintadas."
*O WRI é uma organização internacional com sede em Washington, DC com mais de trinta anos de existência, reconhecida por seu trabalho de pesquisa, desenvolvimento de ferramentas e apoio a ações voltadas à melhoria no uso dos recursos mundiais e das sociedades humanas.