OCB inicia atividades dos seus comitês nacionais de juventude e de gênero
Notícias representação
Para a construção de um cooperativismo do futuro é necessário ampliar a participação de mulheres e jovens na governança da cooperativa. Por isso, a OCB iniciará as atividades dos seus comitês nacionais de juventude e de gênero, cumprindo mais uma das metas estabelecidas durante do 14º Congresso Brasileiro de Cooperativismo (CBC), realizado em maio de 2019, em Brasília. Ambos serão formados pelos jovens e pelas embaixadoras coop, que foram selecionados nos concursos culturais - Embaixadora Coop e Jovens Embaixadores Coop.
A Bahia integra esses dois comitês com as representantes: Vera Ventura, cooperada do Sicoob Norte Sul, e Daniele Carmo Scopel, assistente de crédito da cooperativa Sicoob Costa do Descobrimento. As nossas representantes participaram, no último dia 17/9, do seminário on-line, promovido pela OCB, que debateu a contribuição desses dois públicos para a representação e desenvolvimento de cooperativas.
Para Daniele Carmo, o webinário foi enriquecer, pois “foi possível assistir a palestras e apresentações de grandes líderes do cooperativismo nacional e internacional”. Ela também expressou que tem expectativas positivas em relação ao comitê, sendo uma em especial: “apoiar na defesa e disseminação do cooperativismo, este que é de grande importância para a sociedade”, concluiu.
Segundo a OCB, os comitês têm por objetivo assessorar o Sistema OCB em atividades de representação institucional, bem como de promoção social, perante as cooperativas, a sociedade civil, os Três Poderes e os organismos internacionais. Os comitês responderão à Diretoria da OCB, seguirão normas pré-estabelecidas e, ao longo de sua atuação, receberão capacitações, suporte e acompanhamento, conforme plano de trabalho definido.
O momento é muito propício para tomadas de decisões importantes para o cooperativismo, pontuou Vera Ventura, que complementou: “o que acredito ser mais necessário neste momento é iniciar uma discussão sobre como integrar de verdade os jovens e as mulheres no cooperativismo, porque percebo que as lideranças que estão mais integradas no movimento estão envelhecendo e não sei até que ponto os jovens estão engajados para assumirem esses espaços. Gostaria que na Bahia, inclusive, os jovens de cooperativas vivessem de verdade essa experiência junto com suas famílias”.
Para Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb, a participação de representantes de cooperativas baianas nos comitês reforça o quanto o cooperativismo baiano está ajudando a construir hoje o cooperativismo do futuro.
Por Ascom Sistema Oceb (Com informações da OCB e fotos cedidas pelas Embaixadoras Coop)