IV Encontro de Contadores: Profissionais trocam experiências e discutem legislação para área contábil
Notícias representação
Atualização constante é fator determinante na atividade contábil. Partindo desse princípio, o Sistema Oceb-Sescoop/BA promoveu o IV Encontro de Contadores nos dias 19 e 20 de setembro, em Salvador. O evento reuniu 72 contadores, possibilitando aos participantes o alinhamento de informações e a troca de experiências.
Com o auditório lotado e os participantes atentos, o presidente do Sistema Oceb-Sescoop/BA, Cergio Tecchio, realizou oficialmente a abertura do Encontro e falou sobre as peculiaridades da contabilidade no contexto cooperativista, além de apresentar um panorama dos Sistemas OCB e OCEB. O presidente destacou, ainda, a importância da elaboração de um plano de conta padronizado por ramo de cooperativas, objetivando a maior eficiência no trabalho desenvolvido pelos contadores.
Na oportunidade, a palestrante e contadora do Sescoop/PB, Djane Almeida, explanou sobre alterações na legislação tributária e as obrigações previdenciárias da sociedade cooperativista. De acordo com Djane, o grande desafio do contador é conhecer e acompanhar as mudanças na legislação, que são constantes. Desta forma, as temáticas escolhidas visam contribuir nesse processo de atualização desses profissionais. "A busca por informação é imprescindível para o contador, pois essa atualização garante ao profissional mais qualidade nas atividades realizadas."
A palestrante esclareceu, ainda, sobre o recolhimento do INSS. "Existem duas formas e valores diferentes para o cumprimento dessa obrigação. Quando um cooperado, através da cooperativa, presta serviço para Pessoa Física o valor da alíquota será de 20%. No caso de Pessoa Jurídica, é importante está atendo, pois existem duas situações. Primeiro caso, entidades que são isentas e imunes da contribuição o percentual será de 20%. Na segunda situação, o percentual será de 11%, em razão da entidade contribuir para o INSS", explica Djane.
No IV Encontro de Contadores, os assuntos debatidos foram além dos números e cálculos. A dupla formada pela gerente-geral da Oceb, Ially Crislange Carmo, e o analista do Sescoop/BA, Valter Sampaio, realizou uma apresentação sobre os procedimentos assembleares nas cooperativas e o registro de ata na Junta Comercial. De forma dinâmica e descontraída, o conteúdo foi transmitido e os participantes tiraram suas dúvidas e ficaram por dentro das exigências para confecção das atas, além de orientação quanto ao conteúdo e a forma dos documentos produzidos durante as assembleias. "Achei muito interessante essa apresentação, pois serviu para esclarecer muitas dúvidas. Além disso, podemos encontrar modelos de documentos no site da Oceb, facilitando nosso trabalho", comenta a contadora da CODEAGRO e de mais quatro cooperativas, que estão localizadas nas cidades de Barreiras e Luiz Eduardo Magalhães, Kelly Viana. Quem compartilha com essa opinião é a contadora da COOPERSUBA, Cláudia Feraz. "Pensei que no Encontro iriamos só falar em números, fiquei surpresa e emocionada com a palestra do presidente e com os assuntos tratados nesse evento, ganhamos muito em participar desse momento", enfatiza.
Para o contador da Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari – COOPMARC – Marcos Suel Lima, que participou pela primeira vez do Encontro, o evento garante aos participantes muita informação e uma oportunidade de solucionar algumas dificuldades do cotidiano com os colegas. "Essa oportunidade que temos de conversar, debater ideias e encontrar soluções para alguns problemas é muito gratificante. O contador deve procurar sempre por novas informações e aqui é o lugar para isso", salienta.