Encontro reúne dirigentes de cooperativas do Extremo Sul em Eunápolis
Notícias representação
No último dia 20, os Presidentes de cooperativas do Extremo Sul da Bahia se reuniram na cidade de Eunápolis, para discutirem sobre os desafios das cooperativas naquela região. Durante o evento, os dirigentes puderam expor suas dúvidas, questionamentos e necessidades. As cooperativas de pescadores destacaram a falta de linhas de crédito para financiamento na atividade. Já as cooperativas de transporte questionaram o excesso de fiscalização por parte dos órgãos de trânsito na região que dificultam as cooperativas a realizarem suas atividades.
Também presentes no evento, as cooperativas de educação ressaltaram a necessidade de linhas de crédito para infraestrutura e levantaram a questão da inadimplência dos pais dos alunos nas mensalidades. Para as cooperativas agropecuárias, o ponto em destaque foi a necessidade de conseguir escoar a produção com uma infraestrutura mais adequada, e a dificuldade de forneceram produtos ao governo. Os representantes do crédito destacaram o crescimento das cooperativas da região e a necessidade de expansão para atenderem maior numero de baianos na região.
À tarde, o Presidente da OCEB Cergio Tecchio apresentou a estrutura do sistema OCEB e Sescoop na Bahia e em nível nacional, além de prestar de contas do planejamento estratégico realizado em 2010 a 2013, onde apresentou todas as realizações do período. Cergio enfatizou que as sugestões apresentados durantes os encontros de Presidentes são a base da elaboração no novo planejamento estratégico do sistema para os próximos anos.