Diretoria da OCEB é recebida em audiência pelo governador da Bahia
“A principal missão do sistema OCEB e Sescoop/BA é a defesa dos princípios e valores da doutrina cooperativista, através do desenvolvimento de ações que façam o cooperativismo ocupar espaço nos diferentes setores da economia”, disse Tecchio no início de sua apresentação. Na oportunidade, ele agradeceu o apoio do governador na promulgação da Lei Estadual do Cooperativismo e na emissão do Decreto que regulamenta as ações do estado em relação ao cooperativismo baiano. Tecchio apresentou ainda, as ações que vem sendo desenvolvidas junto à sociedade através da formação de professores, jovens, dirigentes e colaboradores do cooperativismo na Bahia.
Durante o encontro, Tecchio propôs uma série de ações para 2012 – ano decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Ano Internacional do Cooperativismo - a serem desenvolvidas em parceria com o governo do estado, com o objetivo de divulgar o cooperativismo na Bahia. “O governador viu a proposta de desenvolver ações em 2012 com bons olhos, e confirmou a possibilidade de colocá-las em prática”, declarou o presidente da OCEB após a audiência.
A necessidade de buscar incentivos federais para o desenvolvimento do cooperativismo na Bahia e no Nordeste, através de linhas de crédito específicas para o sistema cooperativista nos bancos BNDES e Banco do Nordeste foi assunto de destaque na audiência.
O apoio a agroindústria através do cooperativismo; a não discriminação das cooperativas nas licitações; o estímulo da exportação via cooperativas com apoio em linhas de crédito e infra-estrutura; e o aumento da produção leiteira através de cooperativas foram outros temas abordados.
Segundo Roberto Viana, o governador mostrou bastante conhecimento sobre várias cooperativas que atuam no estado. “Ele sugeriu nossa participação na formatação de projetos que tenham o objetivo de agregar valor às atividades das cooperativas e de seus associados, impulsionando o crescimento do cooperativismo e do estado”, declarou Viana.
O reconhecimento do cooperativismo como categoria econômica pelo governo federal e a sua estruturação sindical organizada em sindicato, federação e confederação sindical foram apresentadas a Jaques Wagner como importantes conquistas do cooperativismo.
Para Paulo Colavolpe, o interesse do governador em conhecer as necessidades do cooperativismo no estado é bastante positivo. “A aproximação da gestão da OCEB/Sescoop-BA com os órgãos governamentais vão trazer grandes benefícios ao Cooperativismo Baiano”, completa.