COOPESAL, COOPEPS E COES: Cooperativas Educacionais que realizam Jornada Pedagógica unificada
Notícias representação
Aluno, aluno meu, existe professor mais interessante do que o seu? Este foi o tema abordado pelas cooperativas COOPESAL (Cooperativa Educacional de Salinas da Margarida), COOPEPS (Cooperativa Educacional de Pé de Serra) e COES (Cooperativa Educacional de Sobradinho), que decidiram se unir por mais um ano para planejar a rotina dos seus professores, na Jornada Pedagógica 2015, que aconteceu entre os dias 19 à 21 de janeiro, em Pé de Serra/BA.
O evento contou com as presenças dos palestrantes Iron Alves - Psicólogo e Mestre em Educação e Cibele Queiróz - Pedagoga e Especialista em Terapial Transpessoal, que trataram da relação motivação do professor x indisciplina dos alunos e do interesse dos alunos para com o modelo de ensino trabalhado em sala de aula.
A COES participa pela primeira vez de uma Jornada Pedagógica unificada, que teve como objetivo praticar a intercooperação em prol do fortalecimento da educação cooperativista e capacitação das equipes pedagógicas. ”Foi um momento muito ousado para nós querer se juntar a outras cooperativas educacionais para refletir o comportamento dos professores em sala de aula, compartilhar experiências e criar um único plano de trabalho, declara Sheila Oliveira, Gestora Pedagógica da cooperativa.
“A união das cooperativas COOPESAL E COOPEPS, no ano de 2014, contribuiu para o fortalecimento e divulgação do ensino cooperativista, unificação pedagógica e de projetos e interação de cooperados. Por isso, decidimos nos unir também com a COES, na Jornada Pedagógica 2015”, afirma Gilson Menezes, Gestor Pedagógico da COOPESAL.
“Os resultados da união das cooperativas educacionais têm sido vastos e de muita valia para nós professores, pois estamos conseguindo impactar os municípios onde acontecem a Jornada Pedagógica e consequentemente fortalecer o ensino cooperativista”, compelta Wagner Lopes, Gestor Pedagógico da COOPEPS.
Menezes destacou a relevância do tema discutido, na Jornada: “é importante reletirmos sobre qual atitude tomar para ser um professor desejado pelo aluno e até onde o nosso modelo de ensino é interessante. As cooperativas educacionais precisam se unir para fortalecer o cooperativismo e lutar de forma igualitária com as grandes escolas”.
Para Lopes, o tema discutido veio com a necessidade de motivar os professores a enfrentar os desafios da rotina diária de trabalho, além de desenvolver no aluno o interesse pela sala de aula e pelo professor.
A próxima Jornanda Pedagógica unificada acontecerá em Sobradinho/BA e tem o próposito de se tornar ainda mais forte, pois a COOEPS (Cooperativa de Porto Seguro) irá se juntar às outras três cooperativas para continuar a luta por um modelo de ensino cooperativista de qualidade. O trabalho conjunto ainda irá se perpetuar no ano de 2015, com o Alinhamento Pedagógico que acontecerá no mês de junho, também na cidade de Sobradinho.
A Jornada Pedagógica faz parte das estratégias desenvolvidas pelo Sistema OCEB, para o cooperativismo no estado da Bahia e é realizada com o apoio do SESCOOP/BA, que tem como uma de suas responsabilidades oferecer o ensino profissional aos cooperados. “Graças ao Sescoop/BA conseguimos transportar Professores de outras cidades para participar da Jornada. Sem esse apoio não conseguiríamos realizar esse importante encontro”, finaliza Sheila.