Cooperativas do ramo educacional se reúnem em Encontro Estadual
Notícias representação
Diálogo, planejamento, reconhecimento das necessidades. Tudo isso faz do cooperativismo algo diferenciado no mercado atual seja no campo econômico ou social. Estes valores foram a base do Encontro Estadual das Cooperativas do Ramo Educação que aconteceu no dia 05 de outubro, em Salvador e contou com a participação de 11 cooperativas. A reunião teve como objetivo ouvir as necessidades das cooperativas, discutir propostas e alinhar as ações do ramo em nível estadual.
Na ocasião, o Presidente do Sistema OCEB-SESCOOP/BA, Cergio Tecchio, destacou a necessidade da realização de uma convenção coletiva de trabalho específica para o ramo, por conta das peculiaridades de relacionamento existentes na área de educação. Além disso, Tecchio reafirmou as ações estratégicas que vem sendo desenvolvidas o Sistema OCEB-SESCOOP/BA direcionadas às cooperativas educacionais.
Também durante o evento, a representante do ramo e Conselheira da OCEB, Alaerte Aronia, discutiu com os participantes a necessidade de um levantamento de dados das cooperativas (diagnóstico) através do questionário enviado pela OCB, com o intuito de fortalecer o espaço das cooperativas educacionais na agenda de decisões do Governo com números que embasem o fomento de políticas públicas específicas ao setor. A perspectiva é que o estudo possa dar subsídio para a construção dos futuros planos de ação do Conselho Consultivo (OCB), indicando caminhos para a tomada de ações estratégicas, com foco no fortalecimento da imagem das cooperativas educacionais perante o Poder Público e a sociedade brasileira.
Na opinião da representante o encontro foi oportuno, necessário e um sucesso, pois proporcionou a revisão, discussão e atualização do planejamento estratégico do ramo educacional elaborado em 2010 por representantes da época, realinhando-o até 2014. Alaerte destacou ainda que as cooperativas baianas do ramo educacional estão no caminho certo, sempre presentes nos encontros e ações que fortalecem o cooperativismo, o que favorece a organização e gestão das cooperativas.