Cooperativas de crédito recebem capacitação sobre condução de assembleias
Representantes das cooperativas de crédito da Bahia e Sergipe se reuniram nesta segunda-feira, 30 de janeiro, para participar do Curso de Condução e Realização de Assembleias, que teve com foco as ferramentas Sisorf e Unicad. O treinamento foi ministrado por Ormina Ferreira e Diego Silva do Banco Central do Brasil (BCB), no auditório do Hotel da Aeronáutica, Ondina, Salvador/BA.
Segundo o presidente da OCEB-SESCOOP/BA, Cergio Tecchio, o curso surgiu da necessidade apresentada pelas cooperativas de crédito em entender os processos assembleares junto ao Banco Central do Brasil. "A expectativa é que haja uma melhora significativa na elaboração dos processos assembleares realizados pelas cooperativas de crédito. Em conseqüência, esperamos mais rapidez na aprovação dos projetos", ressalta.
O curso foi promovido pelo Banco Central do Brasil, por meio da Gerência Técnica Regional do Departamento de Organização do Sistema Financeiro (Bacen/Deorf/Gtsal), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/BA), em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB).
Segundo Ormina Ferreira, os problemas mais recorrentes nos processos assembleares são as falhas na instrução dos processos, como por exemplo, a falta de toda documentação necessária. "Quanto mais instruída uma cooperativa estiver, mas rápido ela receberá respostas aos seus processos", destaca.
De acordo com o BCB, o Sisorf - Manual de Organização do Sistema Financeiro "tem por objetivo fornecer meio de consulta às informações sobre os aspectos legais, regulamentares e operacionais relativos aos atos que dependem de autorização do Banco Central do Brasil, de instituições financeiras, demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil e administradoras de consórcio."
Segundo Diego Silva, não faz parte da cultura das cooperativas consultar o Sisorf, o que acaba dificultando o registro dos dados na Unicad. "Consequentemente, as cooperativas acabam se prejudicando na instrução dos pleitos junto ao Banco Central", completa. O objetivo do curso é capacitar as cooperativas para dissolver esta realidade.