COOPEPS e COPESAL unem forças na Jornada Pedagógica 2014
Notícias representação
A intercooperação é o sexto princípio cooperativista e contribui de forma significativa para o movimento através da união de todos. Atentas a isso, a COOPESAL (Cooperativa Educacional de Salinas da Margarida) e a COOPEPS (Cooperativa Educacional de Pé de Serra) decidiram unir as forças e caminharem juntas rumo ao desenvolvimento. A união foi selada na Jornada Pedagógica realizada entre os dias 28 e 31 de janeiro e que reuniu 32 profissionais da equipe pedagógica das duas cooperativas.
Com a união, ambas as cooperativas
seguirão o mesmo padrão pedagógico e administrativo, como explica o Gestor
Pedagógico da COOPESAL, Gilson Menezes: "nos propomos a nos unir como forma de
lutar de forma igualitária com as grandes escolas, para isso teremos os mesmos
padrões institucionais, provas iguais, material didático igual, toda a parte
pedagógica igual."
Menezes destacou a importância da
intercooperação como forma de fortalecer o ramo educacional: "só conseguiremos
nos sobressair se nos unirmos e este foi nosso objetivo, nos propomos a nos
unirmos para mostrar competitividade no mercado e lutar de forma igualitária com
as grandes escolas."
Na COOPEPS a opinião não é diferente, como afirma o Gestor Pedagógico, Wagner Lopes: "este era um sonho nosso, nos tornarmos iguais, alinharmos as ações, aprender uns com os outros, isso ajuda a fortalecer o nosso trabalho. Agora temos uma referência, podemos nos reciclar, trocar experiências, para a nossa equipe de professores está sendo muito salutar", declarou.
A Jornada Pedagógica – realizada com apoio do SESCOOP/BA – é uma das ações estratégicas do Sistema OCEB para o desenvolvimento do cooperativismo no Estado da Bahia. Além de discutir o alinhamento das ações, a programação do evento contou com uma palestra sobre cooperativismo, ministrada por Ana Maria Cruz e um curso com tema Qualificação da Língua Portuguesa, ministrado por Edna Ribeiro.