Banco do Nordeste apresenta linha de crédito para cooperativas
Notícias representação
O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB promoveu na última quinta-feira uma reunião entre representantes do Banco do Nordeste - BNB e cooperativas do ramo transporte para esclarecimentos sobre as condições e operacionalização da linha de crédito COOPERFAT, que tem como fonte de recursos o Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT.
A linha de crédito tem a finalidade de apoiar a implantação, ampliação, modernização e reforma de empreendimentos, conduzidos no meio urbano, que promovam a geração ou manutenção de postos de trabalho e renda. Os Agentes de Desenvolvimento do BNB, Marcos Vinícius Bonfim e George Robson de Melo apresentaram as especificidades da linha de crédito para as cooperativas do ramo transporte.
O público-alvo da linha de crédito são as cooperativas e associações urbanas, cujo quadro social seja composto por, no mínimo, 70% de profissionais autônomos, em operações diretamente com os membros da entidade.
As cooperativas que financiarem seus empreendimentos terão 48 meses, com prestações mensais, para quitar a dívida. Nesta linha o BNB financia até 90% do projeto, limitado a R$ 100.000,00 por profissional autônomo e R$ 1.000.000,00 por cooperativa ou associação, respeitado o limite individual. No caso de aquisição isolada de máquinas, equipamentos ou veículos o BNB financia até 70% do valor do bem. As taxas são compostas por TJLP + 3,0% a.a.; cobrança de IOF e tarifas. Como formas de garantias, a linha de crédito exige a alienação fiduciária do veículo, fiança e contas garantidoras.
Dentre os itens financiáveis estão: máquinas e equipamentos; veículos automotores, desde que utilizados na atividade produtiva objeto do financiamento, e que sejam de produção nacional, novos e destinados ao transporte de carga e/ou passageiros; capacitação técnico-gerencial; outros bens e serviços necessários ao ciclo produtivo do empreendimento; gastos com assessoria empresarial e técnica.
A operacionalização do financiamento começa com o Cadastro o qual poderá ser iniciado nas próprias cooperativas, ação que faz parte da negociação da parceria entre o BNB e a OCEB.