Dia C movimenta escolas municipais em Luís Eduardo Magalhães
Cerca de 2 mil estudantes da rede pública de ensino de Luís Eduardo Magalhães participaram na última quinta (18) e sexta-feira (19) da primeira etapa da proposta que, tem como objetivo introduzir a cultura cooperativista nas escolas do município. A iniciativa idealizada pelas cooperativas agrícolas: Cooperfarms, Cooproeste e Unibahia e de crédito: Sicredi integra uma das ações elencadas no ano para celebrar o “Dia de Cooperar”, também chamado de “Dia C”.
O projeto piloto atende alunos 6º ao 9º ano das escolas municipais Ottomar Schwengber e Cézer Pelissari. Nesta primeira fase, os alunos foram orientados sobre o projeto e participaram de uma palestra com a assistente social e instrutora do Sescoop/BA, Maria Lícia Barros de Acácio, sobre a importância do cooperativismo e sua contribuição no crescimento socioeconômico sustentável das comunidades onde atua.
Segundo a Comissão Organizadora, a ideia é disseminar o espírito cooperativista no ambiente escolar, através de ações socioambientais. “Nosso objetivo é disseminar os valores do cooperativismo no ambiente escolar, contribuindo para a formação de uma consciência cooperativista nos jovens despertando-os como agentes atuantes e transformadores da sociedade”, enfatizou a Comissão Organizadora.
Próxima etapa – A segunda e penúltima etapa da proposta acontece nos dias 30 e 31 de agosto, ocasião em que será discutida a consciência cooperativista no processo de coleta seletiva e reciclagem de materiais nos ambientes escolar e familiar. Ambas as escolas serão beneficiadas com a doação de lixeiras seletivas.
Evento universitário – Além do projeto piloto, o tema cooperativismo estará na programação oficial da semana acadêmica da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (FAAHF) na próxima sexta-feira, 26, a partir das 19h, no auditório da pós-graduação. A palestra gratuita e com inscrições no local será ministrada instrutor do Sescoop/BA, Igor Loureiro de Matos, mestrando em Direito dos Negócios pela Fundação Getúlio Vargas/SP – FGV/SP, Formação Complementar em Co-operative Enterprise Law pela University of Helsinki e graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Fonte: Assessoria de Imprensa Cooperfarms