Cooperativas beneficiam mais de 20 mil baianos com ações sociais em 2022
O cooperativismo é modelo diferente de fazer negócios e que tem como um de seus princípios o interesse pela comunidade. Na Bahia, 59 cooperativas, registradas junto à Oceb promoveram ao longo de todo o ano de 2022 diversas iniciativas relacionadas ao Dia C – Dia de Cooperar. O objetivo é de desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas, por meio de atividades voluntárias. As ações realizadas estão correlacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, traçados pela Organização das Nações Unidas – ONU, e estruturados em três eixos principais: crescimento econômico, desenvolvimento social e preservação ambiental.
O programa realizado, anualmente, em todos os estados do país, beneficiou 21.993 pessoas nos municípios baianos, por meio das ações das cooperativas locais. Ao todo no estado, 4.130 voluntários colaboraram com as iniciativas realizadas em 2022. No período, foram promovidas ações de erradicação da pobreza e combate à fome, educação, saúde e bem-estar, trabalho descente, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo/produção responsável, parcerias e meios de implementações, além daquelas relacionadas ao enfrentamento da Covid-19.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, acredita que as iniciativas do Dia C tem sido bem desenvolvidas em nível estadual pelas cooperativas baianas. “O Sistema Cooperativista Baiano tem se preocupado muito com as ações sociais e tem incentivado as cooperativas a realizarem tais ações e que estão inseridas no cerne do nosso modelo de negócios. Temos muito orgulho das cooperativas do estado por realizarem tantos eventos atendendo um público expressivo na nossa base de associados nas comunidades. O trabalho social e voluntário das cooperativas do estado da Bahia tem sido realizado com muita qualidade em diversos municípios e regiões do estado com iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas. É o cooperativismo baiano sempre atento com as comunidades onde atuamos”, refletiu o dirigente cooperativista do estado nordestino com maior número de municípios.
INICIATIVAS BAIANAS DE DESTAQUE
Dentre tantas iniciativas do Dia C realizadas pelas cooperativas baianas duas se destacaram - a Cooperativa de Produtores Rurais - Cooperfarms e o Sicoob Sertão, não somente por envolverem dirigentes, gestores, funcionários e cooperados com atividades voluntárias e mobilizarem as comunidades locais, mas porque atuaram em benefício das localidades onde estão inseridas exercendo um outro princípio cooperativista, a intercooperação.
Em Luís Eduardo Magalhães, a Cooperfarms promoveu entre os dias 13 e 16 de dezembro o Dia C com a campanha “Doar Faz Bem” que resultou na coleta de 376 bolsas de sangue e 126 cadastros voluntários de medula óssea em favor do hemocentro de Barreiras, município vizinho no oeste baiano . A ação é realizada, desde 2017, pela cooperativa agropecuária baiana e no último ano contou também com a participação de outras cinco cooperativas da região: Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia - Cooproeste, Sociedade Cooperativa Unibahia - Unibahia, Sicredi União Mato Grosso do Sul, Tocantins e Oeste da Bahia, Cooperativa de Transportes de São Francisco - Cootransf e Cooperativa de Transportadores de Luís Eduardo Magalhães – CoopGNP.
O impacto da ação realizada em conjunto pelas cooperativas do oeste baiano foi exaltado por Marcelo Kuhnen. “Se considerarmos que para cada ato voluntário de doação de sangue até quatro vidas podem ser salvas, a campanha atende o número expressivo de 1.504 pessoas”, exemplificou o presidente da Cooperfarms. Para saber mais sobre o Dia C em ação de intercooperação na porção ocidental do estado, clique aqui.
Já em Pintadas, no sertão baiano, o Sicoob Sertão realizou no dia 12 de novembro o Dia C com a Vila do Cooperativismo. No evento, realizado em conjunto com a Sociedade Cooperativa Regional de Alimentos Bahia - Frigbahia e a Cooperativa Ser do Sertão, foram ofertados à população local serviços de saúde, beleza, emissão de documentos, educação financeira, diversão infantil, consulta de restrições, renovação do garantia safra, dentre outros. Ainda foram arrecadados centenas de alimentos que foram doados para famílias em situação de vulnerabilidade social do município baiano.
Manuel de Jesus explica a relevância da ação realizada em uma localidade onde quase metade das pessoas estão de alguma forma envolvidas com a cooperativa de crédito baiana. “Para a gente é sempre uma alegria, uma satisfação de cumprir um dos papéis do cooperativismo. O Sicoob Sertão tem isso como um de seus compromissos principais. A gente só tem a agradecer aos nossos colaboradores que se empenham para realizar esse dia a cada ano e principalmente à comunidade que tem um papel importante de interação, de colaboração. Considerando que em Pintadas quase 50% da população é cooperada do Sicoob Sertão, não poderia ser diferente”, enfatizou o vice-presidente do Sicoob Sertão. Para saber mais sobre o Dia C em ação de intercooperação na área do semiárido baiano, clique aqui.
Para mais informações sobre essas e outras iniciativas do Dia C realizadas na Bahia em 2022, acesse o perfil oficial do Sistema Oceb no Instagram, clicando aqui
DIA C NO BRASIL
Em nível nacional, o Dia C promovido pelas cooperativas de todo o Brasil alcançou números relevantes em 2022. Foram inscritas e executadas mais de 4,7 mil iniciativas, por mais de 99 mil voluntários, beneficiando aproximadamente 2,2 milhões de pessoas. As quase 1,4 mil cooperativas participantes do programa promoveram ações em mais de 1,6 mil municípios brasileiros, o que revela que praticamente um terço das cidades brasileiras receberam, pelo menos, uma iniciativa do Dia C.
HISTÓRICO DO DIA C
O Dia C nasceu em 2009, em Minas Gerais, e rapidamente a ideia ganhou a simpatia de diversas cooperativas mineiras, que passaram a apoiar e desenvolver, anualmente, as ações do Dia C. Após o sucesso inicial alcançado em Minas Gerais, foi realizado projeto piloto, em 2013, em outros seis estados buscando ampliar o Dia C, que no ano seguinte, passou a ocorrer em todas as regiões do país.
Em 2015, o Sistema OCB decidiu vincular as iniciativas do Dia de Cooperar à agenda mundial proposta pela Organização das Nações Unidas - ONU e que previa a realização de ações apoiadas no escopo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM.
Com a mudança dos ODM para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, em 2016, o Dia C manteve sua adesão às diretrizes que pretendem erradicar a pobreza do mundo e que estão consolidadas na Agenda 2030.
Para saber um pouco mais sobre o Dia C, clique aqui.
Por Ascom Sistema Oceb com informações do Sistema OCB e das cooperativas baianas