Projeto Reembolsa ganha reforço de Comitê de Mulheres Cooperativistas
O projeto Reembolsa, idealizado por um grupo de mulheres ligadas à Cooperativa de Produtores Rurais - Cooperfarms, que propõe despertar uma nova consciência coletiva sobre o consumo e a utilização de produtos a partir de matérias-primas renováveis, ganhou o reforço do Comitê de Mulheres da Cooperativa dos Transportadores de Luís Eduardo Magalhaes - CoopGNP, que é apoiado pelo Sistema Oceb.
Motivadas pela Semana do Meio Ambiente, promovida pela CoopGNP de 2 a 9 de junho, que mobiliza práticas de preservação ao Meio Ambiente, as integrantes do Comitê se juntaram aos colaboradores da cooperativa para auxiliar com a causa do Reembolsa, que propõe diminuir o uso de sacolas plásticas no comércio por ecobags retornáveis e contribuir com a construção do Hospital da Gente no Oeste da Bahia – especializado no tratamento oncológico. Para isso, foi lançada uma campanha interna de arrecadação de materiais reciclados com destaque para o plástico. Ampliando a campanha para angariar mais voluntários, foi feita uma mobilização junto à Escola José Cardoso de Lima.
“Além de contribuir com o meio ambiente e a construção de um hospital oncológico da nossa região, a causa também nos motiva, pois a ação ajudará muitas pessoas. Foi gratificante ver o compromisso dos nossos alunos no apoio dessa causa. Foi uma iniciativa muito bem aceita pela equipe gestora da escola que logo providenciou toda estrutura para que tudo pudesse acontecer de forma tranquila. Para nós, enquanto instituição, é importante ajudar em causas como essa”, afirma o professor Ariclenes Tavares, mobilizador da ação na escola.
Todo o material arrecadado foi entregue no dia 9 de junho aos representantes do Reembolsa que fará a destinação do material à reciclagem e o valor creditado na conta do Instituto do Câncer do Oeste da Bahia (ICOB) - entidade que está à frente da construção do hospital, que será voltado para prevenção, diagnóstico, cirurgia e tratamento de câncer, e atenderá milhares pessoas no Oeste da Bahia. Para a coordenadora do Reembolsa, Silvana Kuhnen, o apoio da CoopGNG “chega para alavancar o projeto, além de estreitar os laços entre as cooperativas que têm um olhar sensível às causas sociais e ambientais”, destacou.
A perspectiva é continuar com a mobilização, conta a integrante do Comitê de Mulheres, Glaucia Cristina Scapini. “A campanha continuará. Pretendemos mobilizar mais escolas, empresas e nos voltarmos também para o transporte. Essa foi a primeira ação em conjunto entre o Comitê das Mulheres Cooperativistas e Mulheres do Agro, e que venham muitas outras! Quem coopera cresce!”.
Os Comitês de Mulheres Cooperativistas pensam e propõem ações para o aprimoramento da atuação feminina no estado da Bahia (saiba mais aqui), dentro do cooperativismo, a partir da indicação de ações que fortaleçam a representatividade de gênero. E o envolvimento em iniciativas de interesse da comunidade também está na agenda dos comitês, já que é um dos princípios do cooperativismo.
“A iniciativa do comitê de mulheres, além de incentivar as pessoas a separarem o lixo, abre portas para que essas mães ensinem seus filhos, e que esses também passem o conhecimento da importância da reciclagem adiante, até que se torne um hábito na casa de cada um. Quem participa da causa não só beneficia a diminuição de sacolas plásticas, como contribui para geração de empregos para famílias que trabalham com reciclagem. E dentro do projeto Reembolsa ainda há mais uma vantagem, que é a contribuição para construção do Hospital da Gente”, concluiu Ivanete Martins de Araújo, cooperada, conselheira fiscal e vice coordenadora do Comitê de Mulheres da CoopGNP.
Também deseja ajudar essa causa? Para cooperar com a construção do hospital, acesse: https://www.hospitaldagente.com.br/
Por Sistema Oceb (com informações da Cooperfarms e CoopGNP)