Sessão especial na Assembleia Legislativa celebra Ano Internacional das Cooperativas na Bahia
Notícias representação
Na próxima quinta-feira, 14 de junho, será realizada na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia a Sessão Especial "Cooperativas Constroem um Mundo Melhor", em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas. A sessão, que será iniciada às 14h30, foi proposta pela deputada estadual Neusa Cadore e contará com a presença do presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB), Cergio Tecchio.
Para Tecchio a sessão especial é uma oportunidade de apresentar aos representantes da sociedade baiana e aos governantes as ações do cooperativismo enquanto promotor do desenvolvimento democrático e participativo. "Precisamos mostrar nossas realizações, anseios, reivindicações e principalmente nossa doutrina com seus valores e princípios para o fortalecimento da sociedade democrática. Precisamos cada vez mais fazer parte da sociedade praticando o cooperativismo para que tenhamos um mundo melhor", ressalta o presidente.
A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2012 como Ano Internacional das Cooperativas como forma de reconhecer o papel que tais organizações desempenham na promoção do desenvolvimento econômico e social das pessoas. Entre os objetivos da ONU, está o de encorajar os governos no estabelecimento de políticas, leis e regulamentos que levem à criação, crescimento e sustentabilidades das cooperativas.
De acordo com Tecchio, os representantes do cooperativismo devem ocupar os diversos espaços da sociedade, com o intuito de defender os interesses, princípios e valores da doutrina, buscando garantir a liberdade necessária para desenvolver seus objetivos. "A Assembleia Legislativa é fundamental para o processo de desenvolvimento do cooperativismo, pois é nela que são discutidas e aprovadas as grandes diretrizes e regulamentos que nortearão o funcionamento do estado e da sociedade baiana", completa.
Presente em mais de 100 países, o setor cooperativo reúne 1 bilhão de pessoas, responde pela geração de mais de 100 milhões de empregos nos cinco continentes.