Cooperativa agroindustrial investe R$ 290 mi no PR
Para elevar a capacidade de abate de aves e suínos e também a armazenagem de grãos, a Coopavel, cooperativa agroindustrial com sede em Cascavel (PR), investirá R$ 290 milhões até 2016. No segmento de proteína animal, um dos objetivos é aumentar a disponibilidade de produtos para o exterior. "O percentual [de embarques] tem nos ajudado a suportar bem esse período de queda do poder aquisitivo da população no mercado interno", afirma Dilvo Grolli, presidente da Coopavel.Carro-chefe da cooperativa, a avicultura já tem hoje 50% do total destinado ao mercado externo, sobretudo para Ásia e Europa.
O preço do frango no exterior registrou baixa de 12% do fim de 2014 até agora, mas a retração foi compensada pela valorização do dólar no período, segundo o executivo. Na produção de suínos, a cooperativa vai ampliar o abate com a expectativa de que o Paraná receba, até 2017, o status de área livre de febre aftosa sem vacinação. "Vai significar uma abertura muito grande nos mercados internacionais, como já ocorre com Santa Catarina. Queremos estar preparados para esse momento", diz.
O grupo também elevará em 25% a capacidade de estocagem de grãos (soja, milho e trigo) e insumos. "Embora não haja novas fronteiras para plantio de soja no Estado, é crescente a produtividade por hectare." Até 20% dos investimentos serão feitos com recursos próprios. O restante será financiado por BNDES, Caixa, Banco do Brasil e BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).
Fonte: Folha de S. Paulo