Oceb realiza sua AGO e evidencia o protagonismo das cooperativas
A realização das Assembleias Gerais Ordinárias (AGO) é o ponto alto do cooperativismo, pois é sinônimo de um modelo de negócios cada vez mais forte com a ajuda e participação de todos. Para o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – Oceb que realizou ontem (24/4) a sua AGO no formato digital, através da plataforma Zoom, esse é, também, um momento de grande relevância, pois reunindo presidentes e representantes de cooperativas baianas, para além de cumprir formalidades legais e estatutárias de prestação de contas, sempre aproveita a oportunidade para olhar para o futuro e nortear os caminhos do cooperativismo na Bahia.
Durante a assembleia, o presidente da Oceb, Cergio Tecchio, apresentou alguns destaques da atuação da Oceb, evidenciando o trabalho de seus conselheiros e equipe, em prol do desenvolvimento do cooperativismo no estado. “Temos algumas prioridades para 2023, todavia, a mais relevante delas é a execução integral do Planejamento Estratégico do Sistema Oceb (confira aqui), aprovado ano passado, e que teve por fundamento a oitiva da base cooperativista, dos parceiros e empregados do Sistema Oceb, e as nossas atividades têm sido pautadas, exclusivamente sobre ele, que nos trouxe um novo direcionador e nos fez enxergar um propósito gigante: promover a qualidade de vida das pessoas, por meio do cooperativismo na Bahia”.
O líder cooperativista aproveitou a abertura para agradecer às cooperativas que já atualizaram os dados no Sou.Coop, destacando que a Oceb está perto de atingir a sua meta com as informações compartilhadas nessa grande plataforma do cooperativismo brasileiro, que ajuda a medir o impacto do negócio cooperativista na e para a sociedade, mas deixou claro que a intenção é obter 100% do preenchimento.
Participou, também, da AGO da Oceb, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB, Márcio Freitas, que na oportunidade, evidenciou que a assembleia é o momento símbolo de uma gestão democrática, e, portanto, do movimento cooperativista, pois é a oportunidade de prestação de contas e esclarecimento de pontos importantes, e aproveitou para parabenizar o trabalho espetacular que a Oceb vem realizando junto à família cooperativista baiana nesse contexto atual. “Nós estamos vivendo um momento na humanidade de muita transformação, de muita ebulição.... Tendo essa consciência estamos tentando manter o cooperativismo dentro desse processo de dar as respostas a essa sociedade. A boa notícia é que o cooperativismo tem tudo a ver com a “cabeça” dessa nova geração, que está buscando, cada vez mais, a economia participativa, um processo mais democrático, uma solidariedade mais intensa e um compromisso com a prosperidade. O cooperativismo tem sido uma luva dentro do perfil dessa nova humanidade. Aqui no Brasil não tem sido diferente, tanto que os bons resultados que, vocês, das cooperativas, têm conseguido entregar, mostram a capacidade do cooperativismo de se ajustar a esse novo momento”, comentou o presidente da OCB.
Dentro da perspectiva da prestação de contas, o superintendente do Sescoop/BA, Alberto Batista, apresentou os principais números da instituição que ajuda a promover o desenvolvimento do cooperativismo baiano de forma integrada e sustentável. Esses dados estão disponíveis no Relatório de Gestão da instituição integrante do Sistema S.
Durante a assembleia, foram apresentados o balanço patrimonial e demonstrativos financeiros da Oceb do último exercício, que foram aprovados por unanimidade. Além disso, foi apresentado um resumo do conteúdo que consta no Relatório de Gestão 2022 do Sistema Oceb, também aprovado na AGO, e, depois, lançado no site.
Petrônio Fonseca, presidente da cooperativa Sicoob Cred Executivo, parabenizou a Oceb pelos resultados apresentados e a qualidade do trabalho que vem evoluindo muito ao longo dos anos, reforçando a importância da realização da AGO. “É um dia de celebração e, como disse o presidente Márcio, o ponto ápice do cooperativismo é a assembleia geral, onde podemos fazer um balanço das nossas atividades”.
DESCUBRA AS AÇÕES QUE IMPULSIONARAM O COOP BAIANO
Um dos marcos da AGO Digital da Oceb 2023 foi a apresentação do Relatório de Gestão do Sistema Oceb, que traz, além do balanço do cooperativismo baiano, relatos sobre os eventos realizados durante o ano de 2022.
O material é bastante atrativo e com vários links para os mais diversos temas, e traz em seu conteúdo as grandes realizações do Sistema Cooperativista Baiano, evidenciando a força do nosso modelo de negócios, que são aprimorados, ano após ano, pelo intenso trabalho realizado pela Oceb e pelo Sescoop/BA junto às cooperativas no estado.
A leitura do material proporciona conhecimento sobre a atuação do Sistema Oceb e os participantes das ações poderão rememorá-las, além, claro, de se localizarem em alguns registros fotográficos. Não podemos deixar de destacar que o Relatório de Gestão 2022 é um resumo de todo o trabalho realizado pela Oceb, pelo Sescoop/BA e pelas cooperativas baianas, destacando o protagonismo do Sistema Cooperativista.
Quer saber o que realizamos? Acesse agora mesmo o Relatório de Gestão 2022 do Cooperativismo Baiano, e compartilhe, para que possamos aumentar o conhecimento sobre o nosso modelo de negócios!
Por Ascom Sistema Oceb