OCEB participa da I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente
Notícias representação
Com o objetivo de representar as cooperativas baianas enquanto geradoras de emprego e renda, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB) está participando da I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente (I CNETD), que acontece em Brasília/DF, de 08 a 11 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Com o tema “Gerar Emprego e Trabalho Decente para Combater a Pobreza e as Desigualdades Sociais”, a Conferência vai reunir cerca de 1.250 delegados, dos quais 30% são representantes do poder executivo; 30% do setor empregador; 30% de trabalhadores; 10% de representantes de outras organizações da sociedade civil e cerca de 250 participantes como convidados e observadores. 28 delegados do Sistema Confederativo Sindical das Cooperativas estarão presentes no evento, dentre eles a Coordenadora Administrativa da OCEB, Geisa Félix e o representante do Ramo Trabalho, Roberto Viana.
O objetivo da I CNETD é consolidar as propostas provenientes das Conferências Estaduais, realizadas no segundo semestre de 2011, no intuito de subsidiar as políticas públicas de governo, nos próximos anos, sobre trabalho, emprego e renda.
A OCEB esteve presente nas Conferências Municipal e Estadual, nas quais foram debatidas e aprovadas propostas para o emprego e trabalho decente. Em Brasília, a OCEB se unirá a representantes das cooperativas de outros estados e a Confederação Nacional das Cooperativas (CNCOOP).
Dos debates preparatórios para a Conferência Nacional foram aprovadas 3.637 propostas, consolidas em um relatório final a ser discutido em Brasília nos próximos dias. As propostas estão divididas em quatro eixos: Princípios e Direitos; Proteção Social; Trabalho e Emprego; e Diálogo Social. Cada eixo será subdividido em grupos temáticos, somando 12 no total.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Trabalho Decente é um "trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna". A I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente é coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego do governo federal.