34ª Jornada dos Lavradores marca Dia do Agricultor Familiar em Inhambupe/BA
Notícias representação
Em comemoração ao Dia do Agricultor Familiar, comemorado anualmente no dia 25 de julho, a cidade de Inhambupe/BA recebe hoje (25) a 34ª Jornada dos Lavradores da Diocese de Alagoinhas, que tem como tema "Políticas Públicas: Direito de Todos". O evento busca provocar a reflexão sobre a importância das políticas públicas para o desenvolvimento das comunidades rurais.
No início da manhã, as caravanas dos municípios vizinhos foram recepcionadas no Clube Local com um café da manhã. Em seguida, foi iniciada a caminhada pelas principais ruas da cidade. Estão programadas a realização de três paradas com apresentações sobre temas específicos de interesse dos agricultores familiares.
A primeira parada abordará o tema cooperativismo, em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas. A apresentação será realizada por Valter Sampaio, representando o Sistema OCEB-SESCOOP/BA, e abordará a importância da organização cooperativa para viabilizar os negócios dos seus associados e a contribuição do setor cooperativista para o desenvolvimento da sociedade.
Durante a segunda parada, o tema saúde será abordado pela representante do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR). Para falar sobre a convivência com a seca, o presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Elionaldo de Faro Teles, fará uso da palavra.
Na programação da Jornada consta ainda a realização de uma missa e apresentações culturais. O evento já é uma tradição na região. Realizada desde 1978, a cada ano ela é sediada em uma das cidades que compõem a Diocese de Alagoinhas.
A 34ª Jornada dos Lavradores da Diocese de Alagoinhas é uma realização da Pastoral Rural da Diocese de Alagoinhas, em parceria com Sindicatos de Trabalhadores Rurais da região; Escolas Famílias Agrícolas de Inhambupe e Rio Real; a Cooperativa Agropecuária da Região de Alagoinhas (COOPERA); a Cooperativa de Credito Rural de Inhambupe (SICOOB CREDITE); o Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR); e a Pastoral da Juventude Rural (PJR). O evento conta com o apoio do SESCOOP/BA.