Alunos e ex-alunos do Programa JLC comemoram Ano 2012 na Bahia
Notícias representação
"Os jovens são fundamentais para o desenvolvimento do cooperativismo. Programas como o Jovens Lideranças Cooperativista - JLC ajudam a despertar nesse público, desde cedo, princípios, valores e práticas cooperativistas". A frase do presidente da OCEB-SESCOOP/BA, Cergio Tecchio, sintetiza a importância de reunir 145 jovens durante o II Encontro Estadual de Integração do Programa Jovens Lideranças Cooperativistas (Programa JLC), para celebrar o Ano Internacional das Cooperativas. O evento foi realizado nos dias 21 e 22 de julho, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador/BA.
Durante os dois dias do evento, os alunos e ex-alunos do Programa JLC participaram de atividades de integração com o objetivo de trabalhar a cooperação e a prática da liderança cooperativista. Divididos em grupo, eles foram instigados a superar os desafios cooperativos dentro das equipes e também entre elas. As atividades foram comandadas pelos instrutores Fábio Brotto e Denise Jaime, especialistas em Jogos Cooperativos.
O Programa JLC compreende a capacitação profissional em gestão cooperativista e empreendedorismo voltado para jovens de 16 a 30 anos, que possuem ligação com alguma cooperativa baiana. Desde 2008, 215 pessoas já concluíram o curso. Atualmente, a capacitação possui 27 alunos em formação na cidade de Inhambupe/BA.
Além de preparar os jovens para a atuação profissional cooperativista, o curso ajuda a formar o perfil dos alunos tendo como base os valores do cooperativismo. "O curso ajudou a mudar o meu jeito de ser, eu consegui perder a timidez, por exemplo. Hoje eu sou conselheira fiscal do Sicoob Baixa Grande", revela Fernanda de Almeida, 20 anos, aluna do Projeto em 2009.
Ao trabalhar valores como solidariedade, liberdade, democracia, justiça social e equidade, o Programa incentiva seus alunos a participarem mais ativamente da vida social da sua comunidade. Jomaci Soares, 25 anos, é um exemplo dessa experiência. "O curso me ajudou a pensar no coletivo e não apenas no individual, despertando em mim a vontade de participar dos movimentos sociais. O cooperativismo nos ajuda a pensar em um mundo mais humano, mais sustentável", declara. Para o jovem, eventos como o realizado neste final de semana pelo Sescoop/BA ajudam a resgatar os valores do cooperativismo. “O cooperativismo, para mim, é uma solução para vários problemas que enfrentamos na nossa sociedade. Precisamos levar para nossas comunidades todo conhecimento adquirido aqui”, completa o jovem que hoje atua como diretor social de um curso pré-vestibular social para alunos carentes.
De acordo com Tecchio, o Encontro é uma oportunidade de reunir os alunos e ex-alunos do JLC para que mantenham vivos os ensinamentos adquiridos. "Embora muitos não estejam trabalhando em cooperativas, os valores do cooperativismo podem ser aplicados na sua vida em sociedade", ressalta. "Outro ponto importante é que os jovens ainda estão em fase de decidir qual profissão seguir. O cooperativismo pode ser um grande aliado também neste sentido", conclui.
André Sacramento é professor do módulo Gestão de Pessoas do Programa JLC desde sua primeira turma, em 2008. Segundo ele, o jovem de hoje tem ocupado espaços de destaque em grandes empreendimentos, por isso há a necessidade de capacitá-los cada vez mais. "O módulo Gestão de Pessoas trabalha a essência do trabalho em equipe. Sempre ressaltamos as características regionais em cada turma para aumentar a adesão dos alunos à metodologia do curso. A capacitação busca trabalhar o chamado ‘poder local’ para que os alunos tirem o maior proveito dos ensinamentos e os apliquem em suas comunidades", enfatiza.
Para Carolina Carvalho, da cidade de Maragogipe, o curso proporcionou mudanças tanto na vida profissional quanto na vida pessoal. "Hoje eu tomo a iniciativa e não fico esperando pelo outro. O evento foi uma oportunidade de reencontrar colegas do curso e conhecer pessoas que participaram da mesma capacitação em outras cidades. Além disso, pude revigorar os ensinamentos aprendidos", declara.
O evento reuniu jovens das cidades de Mairi, Nazaré, Inhambupe, Baixa Grande, Pintadas, Capela do Alto Alegre, Maragogipe, Várzea da Roça e Ruy Barbosa. O Encontro foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB.