Encontro de Comunicadores: comunicação e engajamento em pauta
Comunicação é a essência das relações, e dentro das organizações ela é uma atividade estratégica. Reconhecendo essa essencialidade, o Sescoop/BA, em parceria com a Oceb, promoveu a 9ª edição do Encontro de Comunicadores Cooperativistas, nos dias 18 e 19 de novembro, fechando um ciclo de eventos virtuais com foco nos profissionais que atuam nos setores de comunicação das cooperativas baianas.
O planejamento de promover três eventos foi motivado pelo resultado da pesquisa, realizada no ano passado com os integrantes da Rede de Comunicadores Cooperativistas da Bahia, voltada para as expectativas e as necessidades dos profissionais e/ou pessoas que atuam nessa área nas cooperativas.
Os dois primeiros encontros, o primeiro realizado em março, e o segundo em agosto, desse ano, tiveram como foco, respectivamente, as campanhas Dia de Cooperar – Dia C 2021 e Coopere com a Vida – Seja doador de órgãos e avise a sua família. Em ambos os momentos foi destacada a importância da atividade dos comunicadores para mobilizar e ampliar a visibilidade dessas ações que mostram, na prática, o 7º princípio do cooperativismo - Interesse pela comunidade.
COMUNICAR E ENGAJAR
Sempre trazendo um tema atual e importante sobre comunicação, o último encontro deste ano trouxe à tona temas sobre “Comunicação e Engajamento”, trabalhados pelos palestrantes Stefan Ligocki e Carolina Mussolini.
Durante a abertura do evento, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, e a gerente da Oceb e coordenadora da comunicação do Sistema Oceb, Ially Carmo, falaram sobre a importância de divulgar os benefícios do cooperativismo para a sociedade, usando estratégias de comunicação para fortalecer a imagem do cooperativismo.
Os participantes tiveram acesso a dicas práticas sobre como criar conteúdos para gerar engajamento que façam diferença na vida das pessoas e ajudem a construir e/ou fortalecer a notoriedade do negócio. Refletindo sobre o conteúdo apresentado, Márcia Soares, diretora administrativa da Cooliba, comentou: “Estarmos alinhados às diretrizes da marca, para promover mensagens criativas que engajem nosso público-alvo, e transmitir com clareza os valores e o propósito da instituição fazem parte de uma boa comunicação nas cooperativas. Será a comunicação o nosso 8° princípio do cooperativismo? Eu aposto que sim”.
Seguindo com a prática dos últimos anos, o público acompanhou a apresentação sobre as ações de comunicação planejadas para o próximo exercício (2022) pela OCB e pelo Sistema Oceb. O compartilhamento das ações e campanhas que estão planejadas nacionalmente foi realizado por Samara Araújo, do Sistema OCB. Em relação às ações estaduais, Iasmin Santana, analista de comunicação do Sescoop/BA, trouxe um panorama do que está previsto e fez uma convocação para que a Rede de Comunicadores fique, cada vez mais, ativa para fortalecer o cooperativismo baiano.
E essa conexão entre os comunicadores cooperativistas têm crescido, o que pôde ser comprovado pela participação intensa do público durante os dois dias de evento. Francisco Júnior, integrante da equipe da assessoria de comunicação da cooperativa Coopex - Colégio Boa Ideia, foi um dos participantes que aproveitou o espaço para trazer contribuições. “O Encontro de Comunicadores oferece uma oportunidade ímpar de aprendizado e conhecimento. Nessa edição tivemos contato com dois palestrantes que falaram sobre temas interconectados, como usar a comunicação estratégica e o uso das várias redes sociais para interligar os cooperados e o público com a cooperativa. Gostaria de destacar, também, o momento que as outras cooperativas compartilharam seus cases de sucesso, trazendo insights ao grupo e promovendo a intercooperação”, disse.
COMPARTILHANDO E COOPERANDO GANHAMOS MAIS
Como adiantou Francisco, o ponto ápice do encontro foi a apresentação das experiências de comunicação das cooperativas baianas – Coperil (“Coperil On”), Sicoob Norte Sul (“Diálogos Norte Sul”), Sicoob Central BA (Organização de eventos) e Cooperfarms (Campanha “Doar faz bem”). Os representantes de cada cooperativa compartilharam como as ações são desenvolvidas, os desafios e os resultados alcançados em relação ao engajamento dos seus públicos de interação.
Edvan Santos, analista de marketing do Sicoob Norte Sul, que apresentou um dos cases, avaliou o evento e o papel dos comunicadores como agentes de intercooperação. “Esse encontro é uma oportunidade formidável de fortalecer ações de comunicação específicas para comunicar a temática do cooperativismo. Eu acho que os profissionais de comunicação exercem um papel fundamental de intercooperação porque são agentes de relacionamento, atores que potencializam o relacionamento das cooperativas com seus públicos. Foi de grande valia essa troca e a apresentação, também, dos resultados das experiências das cooperativas participantes. Poder falar do “Diálogo Norte Sul” como essa experiência que divulga temas estruturantes do cooperativismo também foi muito positiva. E colher o feedback dos colegas só engradece esse trabalho que a gente pretende levar para frente, até porque faz parte da nossa missão, não só como comunicador dentro do Sicoob, mas como comunicador que tem propósito de fazer a comunicação acontecer de forma plena. Criar pontes entre pessoas e saberes.”
Em 2022 nos reencontramos para, juntos, continuarmos contando nossas histórias, fortalecendo as pontes entre o cooperativismo e a sociedade.
Por Ascom Sistema Oceb