Cooperativas são orientadas sobre o cumprimento da Lei de Aprendizagem durante Feira
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA participou nesta quinta-feira, 10 de dezembro de 2015, da I Feira de Aprendizagem da Bahia, na Faculdade Senai – Cimatec, em Piatã – Salvador/BA. O evento reuniu representantes de cerca de 500 empresas privadas e órgãos públicos, que foram incentivadas a contratar os aprendizes e promover o trabalho decente, por meio de um diálogo entre mercado de trabalho, instituições formadoras e jovens aptos a ingressar no mercado de trabalho.
Na oportunidade, o Sescoop/BA esteve presente durante todo o dia com um stand no evento, e orientou as cooperativas em relação ao Programa Aprendiz Cooperativo do Sescoop, que proporciona condições para cumprimento da Lei de Aprendizagem que exige dos estabelecimentos de qualquer natureza a contratação em seu quadro de empregados entre 5% e 15% de jovens aprendizes.
Alice Naiana Assis, Supervisora de Pessoal da Cooperativa de Médicos Anestesiologistas da Bahia (Coopanest-BA), esteve presente durante todo o dia da Feira, e ressaltou que não conhecia o programa Aprendiz Cooperativo, enfatizando a importância da presença do Sescoop/Ba em um evento como este. “Estamos num processo seletivo para captar dois jovens aprendizes para nossa cooperativa, e vim à Feira para poder me familiarizar mais com este público e em como recebe-lo. O Sescoop/BA pode me orientar sobre o programa, e pretendemos estreitar este laço com o Sistema, e encaminhar os jovens ao programa”, destaca Naiana.
De acordo com o superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista, o Sescoop/BA auxilia as cooperativas na formação profissional dos aprendizes, favorecendo o desenvolvimento de competências básicas para o trabalho, a cidadania e a educação cooperativista. “Durante a fase de aprendizagem, os jovens terão a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento de uma cooperativa, vivenciar a sua doutrina e ter acesso a conhecimentos complementares ao seu estudo básico, ampliando perspectivas de vida pessoal e profissional”, ressalta Batista.
Programa Aprendiz Cooperativo
O programa Aprendiz Cooperativo foi lançado nacionalmente pelo Sescoop, em 2010, com o objetivo de proporcionar formação do jovem com conteúdo teórico de qualidade, alinhado com a prática do trabalho e alicerçado nos preceitos da doutrina cooperativista.
O Cooperativismo Brasileiro caracteriza-se por uma grande diversidade, tendo em vista a sua atuação baseada nos treze ramos de atividade econômica que o compõem. Esse é um dos fatores que tornam as cooperativas um ambiente propício à inserção de aprendizes no mercado de trabalho.
Para mais informações sobre o programa, falar com:
- Jussiara Lessa, gerente do Sescoop/BA: (71) 3421-5804
- Ane Fonseca, analista do Sescoop/BA: (71) 3421-5842