Comunicadores cooperativistas participam de evento com foco no Dia C
Repetindo o sucesso de 2021, o Sistema Oceb programou para este ano a realização de três encontros entre os comunicadores cooperativistas da Bahia. O primeiro deles foi para iniciar a mobilização em prol do Dia de Cooperar, conhecido como Dia C.
O evento, que reuniu tanto profissionais que atuam na área de comunicação, quanto quem acompanha a realização do Dia C nas cooperativas baianas, teve o objetivo de alinhar as estratégias de divulgação para impulsionar, cada vez mais, a cultura da cooperação em nosso estado. No ano passado, centenas de cooperativas baianas se engajaram em prol do bem comum e das comunidades onde estão inseridas, a fim de minimizar os impactos da crise provocada pela COVID-19 e, através da união, fortalecer o movimento cooperativista.
Colocando em prática o 7º princípio do cooperativismo - o interesse pela comunidade, as cooperativas baianas são convidadas pelo Sescoop/BA, apoiado pela Oceb, a prosseguirem com a realização de ações de promoção social pelo Dia de Cooperar durante todo esse ano, para beneficiar milhares de pessoas, comprovando a força e o poder da cooperação. O evento que ocorreu na última sexta-feira (25/3), em formato virtual, trouxe essa mensagem, contando na abertura com a participação do presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, que convocou a todos para manter o engajamento na concretização de ações que beneficiem as comunidades baianas.
Pela primeira vez no encontro, Mariana Santana, comunicadora da cooperativa de transporte Coomap, avaliou positivamente o evento, que, segundo ela, foi “muito produtivo, principalmente para mim, que ainda não participei de nenhuma ação do Dia C. Sabemos da importância da comunicação, que está presente em todos os momentos de uma ação ou evento. Para a cooperativa, eu acredito que essas ações [de promoção social] geram visibilidade e integração entre os funcionários, cooperativados e diretoria”, concluiu.
Representantes do Sistema OCB também marcaram presença no evento e apresentaram a campanha de comunicação do Dia C deste ano (confira aqui o vídeo do Sistema OCB sobre o tema) e as estratégias pensadas para integrar as cooperativas e incentivar, ainda mais, a prática do voluntariado. O encontro contou também com a participação de Tássia Gouveia, analista de cooperativismo e monitoramento do Sescoop/BA, que explicou sobre o processo de cadastro dos projetos do Dia C no sistema nacional.
A promoção do Dia C gera boas expectativas, como confirma Daniela Magalhães, analista de marketing do Sicoob Central Bahia. “Sempre é uma expectativa muito grande para o lançamento das ações e, mesmo com a compreensão que as ações do Dia C não devem ser pontuais e, sim, perpetuar por todo o ano, a gente fica na expectativa de uma nova proposta, o que a gente pode fazer melhor do que no ano anterior e como mobilizar, ainda mais, os associados e a comunidade em prol do cooperativismo”.
Durante o evento, foi tratado pela analista de comunicação do Sescoop/BA, Iasmin Santana, como é fundamental que as cooperativas planejem estrategicamente as ações de comunicação dentro do projeto do Dia C. “Quando a cooperativa for pensar e planejar a(s) iniciativa(as) de promoção social é fundamental considerar quais serão as atividades voltadas para a comunicação, seja antes, durante e depois da realização da ação. Precisamos e podemos unir, mais uma vez, a comunicação e a solidariedade para mostrar a força do cooperativismo e, levar a mensagem da cooperação mais longe”, destacou.
CELEBRAÇÃO DESTE ANO
Na edição do Dia C 2022, que será celebrado nacionalmente no primeiro sábado de julho, o Sistema Oceb quer conectar as cooperativas baianas em um grande movimento virtual de divulgação da grandeza das iniciativas que mobiliza muitos voluntários e que auxilia, de diversas formas, pessoas de diferentes regiões da Bahia. Particularmente este ano, será dado também visibilidade ao 100º Dia Internacional das Cooperativas, conhecido como “CoopsDay”, a ser comemorado no dia 2 de julho. O objetivo dessa data é aumentar a conscientização das cooperativas e promover as ideias do movimento de solidariedade internacional, eficiência econômica, igualdade e paz mundial.
Sobre aproveitar o potencial das redes sociais para as divulgações, Daniela Magalhães aproveitou para pontuar que “o uso das redes está latente na comunicação que a gente tem hoje, não que os outros meios não sejam importantes, mas o imediatismo, a agilidade de divulgar e o alcance que tem nas redes sociais é muito importante, além de ser acessível à população”.
Para Tatiana Santos, gerente da cooperativa Uniodonto Salvador, esses encontros de comunicadores oportunizam troca de informações e alinhamentos relevantes para as cooperativas. “Esses eventos são de grande necessidade e importância, pois são momentos, onde conhecemos outras cooperativas, as ações que são realizadas, e quais ideias podemos aproveitar diante de tantos depoimentos. Nesses encontros também aprofundamos sobre o trabalho realizado pelo Sistema OCB, quais materiais são disponibilizados e podemos utilizar como ferramenta para ganharmos visibilidade perante a sociedade”, disse.
Diego Mercês, assistente de marketing do Sicoob Norte Sul, ressaltou o engajamento de toda equipe da sua cooperativa no ano passado para a promoção do Dia C e que fez a diferença na vida de quem mais precisa. “Arrecadamos e distribuímos mais de seis toneladas de alimentos para quem precisa e fez toda diferença. Nossa expectativa é conseguir impactar o maior número de pessoas novamente. Particularmente, acredito que é necessário ter alinhamento para qualquer tipo de ação e, pela importância do Dia C, ter este cuidado foi muito importante para os comunicadores; as informações foram claras e objetivas”, comentou.
REVISTA DE PROMOÇÃO SOCIAL
Em breve, o Sistema Oceb vai lançar a nova edição da Revista de Promoção Social Cooperativista, publicação que reunirá conteúdos que mostram como a cooperação ajuda a transformar a realidade de muita gente. O material será disponibilizado no menu “Publicações” deste site.
PRÓXIMOS ENCONTROS
Estão programados mais dois eventos voltados para os profissionais que atuam na área de comunicação das cooperativas baianas. O próximo está agendado para agosto, e tem como tema a “Campanha Coopere com a Vida: seja doador de órgãos e avise a sua família”. Já o terceiro encontro está programado para novembro. Acompanhe as informações em: http://www.eventos.bahiacooperativo.coop.br/.