Escola de Juazeiro recebe ações do Dia C
Alunos do ensino fundamental, pais, funcionários e voluntários do Educandário Flores do Amanhecer, no bairro Argemiro, em Juazeiro, aprenderam a montar uma horta caseira através da utilização de material reciclável, e a aproveitar melhor frutas e verduras, usando cascas e semestres para produção de alimentos e adubos orgânicos. A oficina foi realizada nos dias 3 e 4 de julho, através da iniciativa da Cooperativa de Trabalho, Assessoria, Consultoria, Prestação de Serviços e Instrutoria (Coapseri), cujos profissionais aderiram a campanha nacional do Dia de Cooperar (Dia C), que este ano teve a sua celebração realizada no dia 4 de julho. A ação reuniu cerca de 20 voluntários cooperados e 150 participantes.
O Educandário Flores do Amanhecer também recebeu as ações da campanha ano passado, quando uma horta e um viveiro de mudas foram construídos pela Coapseri no local. Os produtos da horta (cenoura, alface, cebolinha, coentro, rúcula, espinafre, pimentão, tomate, pepino) são usados na merenda escolar, em projetos sociais mantidos pelo Complexo Social Luz para Libertação e o excedente é vendido à comunidade do bairro, cujo lucro ajuda a pagar despesas da escola.
O trabalho de manutenção da horta é conduzido, ao longo do ano, voluntariamente, pelo engenheiro agrônomo cooperado, Edson Fonseca. "É muito gratificante realizar esse trabalho com as crianças porque elas estão compreendendo, desde cedo, e na prática, a importância de uma alimentação saudável", disse. Para aprofundar o trabalho, a Coapseri decidiu, este ano, apoiar mais uma vez o Educandário. "Estamos estendendo as ações aos pais, ofertando as oficinas de montagem da horta que as crianças já fazem na escola e levando informações de como aproveitar bem os alimentos", destaca a Diretora Presidente da cooperativa, Maria Helena Gomes.
Na Bahia, foram inscritas 36 cooperativas, que desenvolveram 33 ações em todo o estado. O Dia de Cooperar (Dia C) é um movimento de voluntariado desenvolvido pelo sistema cooperativista brasileiro que conta com a participação efetiva das cooperativas como idealizadoras e mantenedoras dos projetos. O objetivo é promover e estimular a integração das ações voluntárias, de Norte a Sul do país de forma permanente. Uma vez por ano, as cooperativas realizam uma grande celebração do Dia C de forma simultânea em todo o Brasil.