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Sescoop/BA apoia cooperativas a promoverem Jornadas Pedagógicas
Quando se fala nos impactos da pandemia, aqueles relacionados ao sistema educacional brasileiro são sempre motivo de atenção, pois a educação é um pilar fundamental da sociedade. Segundo uma pesquisa publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgada em julho de 2021, 99,3% das escolas brasileiras suspenderam as atividades presenciais durante a pandemia da Covid-19. Em resposta a esse cenário, as instituições escolares tiveram que promover novas estratégias de continuidade às aulas, como a reorganização ou a adaptação dos planos de aula, com o objetivo de priorizar habilidades e conteúdos específicos, e a utilização da estratégia de ensino-aprendizagem remota.
Essa realidade fez parte das cooperativas educacionais baianas, que se reinventaram para manter as aulas, mesmo com a suspensão das atividades presenciais. De 2021 para cá, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no país, as instituições escolares têm retomado suas atividades presenciais.
Levando em conta esse panorama, as cooperativas educacionais baianas planejaram suas jornadas pedagógicas desse ano com foco em temas de interesse para superar os desafios causados pela pandemia e puderam contar, mais um ano, com o apoio do Sescoop/BA, que atua na promoção da profissionalização das cooperativas por meio da oferta de soluções de desenvolvimento humano.
BALANÇO DAS JORNADAS PEDAGÓGICAS
As cooperativas educacionais - Cooeduc, Cooeps, Coopesal, Coopeb e Coperil - contaram com o Sescoop/BA para a realização das palestras dentro das programações das suas jornadas pedagógicas, que oportunizaram uma maior integração e alinhamento entre cooperados, professores, funcionários e gestores que atuam nas cooperativas, preparando-os para o início do ano letivo.
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A diretora pedagógica da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Educação de Eunápolis - Cooeduc, Márcia Tito, conta que a jornada pedagógica desse ano propôs a construção e a reconstrução contínua do conhecimento, abarcando estudantes, professores e familiares, já que os vínculos com os públicos de interação da cooperativa sofreram impacto com a pandemia. “A jornada trouxe à luz o caminho que será percorrido durante todo o ano e como será a caminhada, levando em conta a companhia e parceria contínua dos pais. Nesta perspectiva, reiterou a importância do vínculo que se estabeleceu há 30 anos, desde a sua fundação, junto à família. Vale salientar que o cooperativismo incorpora a filosofia da Cooeduc e que, portanto, está inserido em toda dinâmica escolar, desde a ação pedagógica até as atividades que extrapolam os seus muros”, disse.
Os conteúdos das jornadas sempre são escolhidos pelas cooperativas, a partir das suas necessidades e objetivos traçados para o ano. A palestra na Cooperativa Educacional de Porto Seguro - Cooeps, por exemplo, foi sobre cooperação e pertencimento. A presidente da cooperativa, Daniele Almeida, destaca que a palestra foi um dos pontos mais relevantes da jornada. “Sem dúvidas foi um momento marcante da nossa jornada, para compreender e discutir sobre a nossa sociedade e como o nosso pertencimento pode mudar o rumo da cooperativa. Escolher esse tema teve a ver com a nossa necessidade (novos e antigos cooperados) de discutir sobre como está organizada a nossa cooperativa e qual é o nosso papel enquanto donos e prestadores de serviços”. Para ela, o aprendizado que ficou e que trará resultados positivos na gestão do negócio cooperativo é sobre a ”importância de gerirmos a nossa cooperativa com responsabilidade, bem como o nosso papel na assembleia, nos conselhos, nos comitês, nas ações propostas nos ramos, no nosso comprometimento de pertencer a uma cooperativa vivendo os seus princípios, missão, visão e finalidades”.
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Já na Cooperativa Educacional de Barreiras - Coopeb o assunto da palestra foi voltado para saúde emocional e segurança psicológica, pensando na expectativa da retomada das aulas. “O tema foi escolhido tendo em vista uma passagem extremamente difícil vivida por todos os colaboradores em razão da pandemia. Abrir a própria casa, descortinar o mundo da internet para permanecer oferecendo aprendizagem aos estudantes não foi uma tarefa fácil. Cada um de nós se transformou em palestrante, cantor, artista, bailarino… A gente se reinventou. Voltar à rotina em sala de aula exige um grande recomeço e uma boa pitada de saúde emocional. Fomos muito assertivos na escolha do tema. E o Sescoop na escolha do preceptor”, explica Edlania de Carvalho, diretora Pedagógica da Coopeb.

O analista de cooperativismo e monitoramento de cooperativas do Sescoop/BA, George Freitas, ressaltou a importância das jornadas pedagógicas para o desenvolvimento das cooperativas educacionais, pois “abordaram temas relevantes para a gestão das cooperativas, como o ciclo PDCA e a importância do atendimento ao cliente, além de reforçar a importância dos princípios cooperativistas e o engajamento dos cooperados. Este ano, além de atender as demandas de cada cooperativa, o Sescoop/BA apoiou a realização da palestra on-line “Negócio cooperativo - estratégias e resultados - eu ou nós os responsáveis?” (acesse aqui), que encerrou o ciclo das Jornadas Pedagógicas de 2022, promovendo o engajamento dos cooperados e a compreensão da cooperativa educacional, enquanto negócio cooperativo, estimulando o protagonismo na geração de resultados econômicos e financeiros”.
Não acompanhou a palestra ou gostaria de rever?! A palestra está disponível no canal do YouTube do Sistema Oceb, onde você pode encontrar mais conteúdos de interesse para sua cooperativa.
Por Ascom Sistema Oceb
Fotos cedidas pelas cooperativas