Relacionamento com cliente e mercado são temas de palestras online
O Sistema Cooperativista Baiano tem utilizados dos mecanismos digitais para estar cada vez mais perto das cooperativas baianas. Além das reuniões de alinhamento, o Sescoop/BA tem promovido palestras temáticas, por meio de videoconferências para que as cooperativas atravessem este cenário da melhor forma e estejam prontas para os novos formatos do mundo pós-pandêmico.
Exemplo disso foi a realização do ciclo de palestras voltadas para Atendimento ao Cliente e Visão Mercadológica, com foco no ramo transporte, que aconteceram entre os dias 1º e 3 de dezembro de 2020. Os temas dos encontros foram estrategicamente segmentados, sendo os dois primeiros dias direcionados para o atendimento aos públicos (cooperados e clientes externos), e o terceiro dia de evento com foco na formação de preço.
A atividade foi conduzida pela consultora Marília Falcão, que destacou a importância de investir em estratégias que possam melhorar o atendimento com todos os públicos, iniciando pelo relacionamento interno. “Se conseguirmos evitar confusões, erros de comunicação e ruídos, conseguimos ter, além de um ambiente saudável, funcionários e cooperados que desempenhem com qualidade seus serviços. Com as técnicas certas podemos ter melhores resultados”, afirmou.
Para o presidente da Cooperativa de Transportadores Autônomos de carga do município de Luís Eduardo Magalhães – Coopertac, Ismael Rodrigues, o evento oportunizou fazer uma avaliação do comportamento dentro da cooperativa. "À medida que o evento foi acontecendo foi possível ver algumas cenas que aconteceram na cooperativa. Não tem como deixar de avaliar onde acertamos e onde deixamos a desejar. Se queremos ser melhores no que fazemos, acho que é um exercício muito importante”, comentou.
Um dos pontos abordados durante o evento foi a necessidade dos cooperados e funcionários das cooperativas conhecerem a fundo o produto e/ou serviço que está sendo entregue para os clientes. Para Carlos Damasceno, presidente da Cooperativa de Trabalho de Transporte Rodoviário de Passageiros, Executivos e Turísticos de Simões Filho – Cootranspex, a estratégia para falar a mesma linguagem é o “sentimento de pertencimento”. “Temos que tratar nossos cooperados e funcionários como parte do processo. Não adianta falarmos que os cooperados são donos das cooperativas se não incluímos eles nas novidades e decisões. Cabe a nós nos aproximarmos também do nosso público e focar na fidelização deles também. É difícil fazer um trabalho contínuo com pessoas entrando e saindo da cooperativa.”
OUTROS SERVIÇOS
O Sistema Oceb tem se dedicado, ainda mais no seu papel de apoiar as cooperativas baianas, levando em conta um cenário onde é necessário fazer um enfrentamento da crise. Conheça mais sobre os serviços oferecidos pela Oceb e pelo Sescoop/BA clicando aqui.
Para solicitar a sua palestra ao Sescoop/BA, as cooperativas precisam preencher um formulário online disponível clicando aqui.
Por Ascom Sistema Oceb