Grupo de mulheres empreendedoras recebe curso de Formação Cooperativista
O Sescoop/BA realizou nos dia 30 e 31 de maio o Programa de Orientação Cooperativista – POC, que visa pessoas interessadas em construírem uma cooperativa, na cidade de Jequié. O grupo interessado foi composto por 54 mulheres da Associação de Donas de Casa da Bahia (ADCB) que desenvolvem atividades no restaurante Universitário Solidário da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, e estão interessadas na constituição de uma cooperativa de trabalho.
O curso foi ministrado pela analista de desenvolvimento e monitoramento de cooperativas, Geisa Félix, com o objetivo de acompanhar de perto o desenvolvimento e anseios de grupos que pretendem formar novas cooperativas, visando assim o seu crescimento. “Através da orientação que o POC oferece, estes grupos são orientados de maneira correta, dando o conhecimento da doutrina, princípios, valores e características da sociedade cooperativa, desde o momento da sua criação, assim como as formas adequadas de funcionamento e determinações legais”, afirmou Geisa.
O restaurante foi inaugurado em março e, com o trabalho das profissionais, serve cerca de 500 refeições por dia, gerando emprego e renda para as associadas. Marinelma Macedo, presidente da ADCB, procurou o Sescoop/BA com o intuito de obter informações quanto ao sistema de cooperativa, desde sua idealização, funcionamento, regimentos, direitos e deveres, questões históricas, financeiras, legais e administrativas, além, da necessidade de capacitação das associadas para o mercado de trabalho. “O curso foi de extrema importância para que as funcionárias do restaurante pudessem esclarecer suas dúvidas quanto ao sistema de cooperativa e seu funcionamento podendo assim entender sua participação como cooperadas. Por já estarem trabalhando no Restaurante Universitário Solidário da UESB era necessário que aperfeiçoassem seus conhecimentos em relação ao trabalho desenvolvido”, afirmou a presidente.