ANO 4 - N° 4 - ABR/2020
- Arquivo:
EDITORIAL
COOPERE COM A VIDA – Campanha reúne população baiana em prol da doação de órgãos
PRESERVAÇÃO DO MANGUEZAL – Conscientização, sustentabilidade e natureza preservada
AÇÕES DAS COOPERATIVAS BAIANAS
BALANÇO - Dia C na Bahia em 2019
Conteúdos Relacionados
Conteúdos Relacionados [Negócios]
Curso de Vendas e Mercados é destaque entre profissionais das cooperativas baianas
O Curso de Vendas e Mercados, realizado nos meses de outubro e novembro, pelo Sescoop/BA, chamou atenção dos cooperados e colaboradores das cooperativas baianas. Com o objetivo de levar os participantes a aperfeiçoarem os seus conhecimentos e habilidades para o planejamento e execução de todas as etapas do processo de vendas dos produtos/serviços de suas cooperativas, a capacitação reuniu cerca de 60 profissionais em 5 turmas.
Além das duas turmas realizadas em Salvador, uma para todas as cooperativas e outra voltada para cooperativas de crédito, as cidades de Vitória da Conquista, Itabuna e Feira de Santana também foram contempladas com o curso. Para Andressa Paiva, operadora de atendimento do Sicoob Cooperbom, o curso atendeu a sua expectativa de prepará-la para oferecer um melhor atendimento ao associado e, consequentemente, vender melhor os serviços e produtos oferecidos pela cooperativa.
As aulas foram ministradas por Edi Carlos Borges, consultor e especialista em gestão empresarial. Borges afirma que debater sobre vendas e mercados com profissionais de cooperativas, é fundamental para o seu crescimento e sobrevivência no mercado. A metodologia utilizada na capacitação impressionou a analista financeiro Laís Souza da Uniodonto Itabuna, que ressaltou a importância dos assuntos discutidos. “Pudemos perceber o mercado de forma abrangente e real, mostrando que é possível crescer e alcançar objetivos independentemente da situação, desde que haja um bom planejamento e uma equipe qualificada para colocá-lo em prática”, pontua Laís.
A gerente de atendimento do Sicoob Crediconquista, Janira Silva, sinaliza que treinamentos como estes, voltados para a formação de profissionais experientes na área de marketing e comunicação, gera uma melhor qualificação para o sistema cooperativista como um todo. “O curso desenvolveu nossas habilidades e competências necessárias para alcançar metas e objetivos, auxiliando no crescimento e produtividade da cooperativa”, conclui e gerente.
Confira abaixo algumas fotos da capacitação:
Cooperativas baianas movimentaram R$ 7,8 bi no último ano
- Nenhum
As sobras, resultado entre ingressos e dispêndios, chegaram
a R$ 236,5 mi, o que representou mais de 31% de aumento frente a 2022
O cooperativismo da Bahia segue em expansão, conforme dados informados pelas cooperativas do estado à Oceb, e que compuseram o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2024, divulgado recentemente pelo Sistema OCB. Uma prova disso foi o faturamento de R$ 7,8 bilhões registrado pelas cooperativas baianas ao final de 2023. Os números mostram o faturamento acumulado ao longo do último ano pelas cooperativas registradas junto ao Sistema Oceb.
Outros resultados positivos de crescimento contábil e financeiro foram as sobras, resultado entre ingressos e dispêndios, que alcançaram R$ 236,5 milhões, que representou acréscimo de 31,79% em relação ao registrado no período anterior. Os ativos totais, soma de todos os ativos (bens e direitos), sejam eles tangíveis ou intangíveis, também apresentaram crescimento importante de 13,4% se comparado com 2022, sendo apurados em 2023 R$ 7,4 bilhões pelas cooperativas baianas.
A trajetória contínua de crescimento é ressaltada pelo presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, como fruto do trabalho eficiente desempenhado pelos cooperativistas do estado, sejam eles dirigentes, gestores, cooperados ou empregados. “A evolução da governança e gestão das cooperativas na Bahia é atestada pelo profissionalismo que estão conduzindo processos internos, e gerindo as equipes com base no planejamento estratégico que define objetivos e metas. Os excelentes resultados verificados ao final do ano passado são um reflexo do avanço observado e demonstra o crescimento reiterado do cooperativismo baiano, ano após ano”, finalizou.
O cooperativismo é um bom negócio
O cooperativismo da Bahia também obteve resultados impactantes no incremento do quadro social das cooperativas e de postos de trabalho. O exercício de 2023 foi encerrado com 298.468 cooperados nas sociedades cooperativas na Bahia. Já a quantidade de vagas de empregos ofertadas pelas cooperativas que atuam no estado alcançou a marca de 3.573 postos fixos. Os dados representam um salto de 10% e 18%, respectivamente, se comparados com o aferido em 2022.
Para o presidente do Sistema Oceb, a melhoria dos indicadores aponta, também, estratégias adotadas pelas cooperativas na oferta de produtos, prestação de serviços e expansão de mercados. “As cooperativas da Bahia estão, cada vez mais, buscando criar produtos e serviços que atendam seus cooperados, e, principalmente, aos mercados em nível local, regional e nacional. O processo de internacionalização é um passo a mais para que possam cumprir com seu objetivo social que é gerar resultados favoráveis aos cooperados, além de contribuírem com o crescimento e desenvolvimento das comunidades onde estão presentes”, refletiu Cergio Tecchio.
E o Nordeste e a Bahia são Coop
Para divulgar as informações levantadas no Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2024, o Sistema Oceb se juntou às Unidades Estaduais da Paraíba (Sistema OCB/PB), Pernambuco (Sistema OCB/PE), Piauí (Sistema OCB/PI), Rio Grande do Norte (Sistema OCERN), Sergipe (Sistema Ocese) - na campanha regional "O cooperativismo é um bom negócio. E aí, Bora Cooperar?" para apresentar às populações locais as vantagens e os benefícios do modelo de negócios cooperativista.
Atuação do Sistema Oceb
O Sistema Oceb atua junto às cooperativas na Bahia para defender e representar nosso modelo de negócios perante os poderes constituídos, por meio da atuação da Oceb, e para que possam se capacitar, sempre em busca de melhor atender seus cooperados, qualificando dirigentes, gestores e empregados, por meio dos programas de formação profissional oferecidos pelo Sescoop/BA. Realiza, ainda, o acompanhamento da gestão cooperativista com atividades de monitoramento, realiza ações para promover o bem-estar e qualidade de vida do público ligado às cooperativas, juntamente com os familiares e a comunidade onde a cooperativas estão inseridas. Para saber mais acesse somoscooperativismo-ba.coop.br e acompanhe nossas redes sociais pelo @sistemaoceb .
Por Ascom Sistema Oceb
Intercooperação em prática: Coopag e Coobrasil somam forças
- Nenhum
No cooperativismo, unimos forças para crescer. Sempre que possível, cooperativas se apoiam para avançarem juntas. Essa forma de agir traduz um dos sete princípios cooperativistas: a intercooperação, que também é reconhecida como uma boa prática de governança, pois fortalece a competitividade, gera benefícios econômicos e está prevista no modelo referencial de governança e gestão cooperativista, o Diagnóstico Governança e Gestão (PDGC) AvaliaCoop.
Um bom exemplo vem da parceria entre a Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região – Coopag Alimentos, produtora de iogurtes e queijos, e a Cooperativa de Consumo dos Funcionários do Banco do Brasil – Coobrasil, que administra um supermercado cooperativista.
Após a participação das cooperativas na maior feira de negócios do Centro-Norte Baiano, a Fernacc, deste ano, que ocorreu na cidade baiana de Irecê, os produtos da Coopag começaram a ser comercializados nas prateleiras da Coobrasil, fortalecendo o vínculo entre as duas cooperativas e mostrando, na prática, que elas podem somar esforços para atingir os melhores resultados.
A presença das cooperativas na feira contou com o apoio do Sistema Oceb, como parte do objetivo estratégico de “potencializar os negócios cooperativistas”. Além da comercialização durante o evento, esse apoio também favoreceu a intercooperação entre a Coopag e a Coobrasil.
“Acreditamos muito no potencial de cada produto que produzimos, por serem feitos da fruta e amados pelos nossos consumidores. E, por saber que a Coobrasil também é uma cooperativa, temos um carinho ainda maior. Cooperativa é isso: apoiar, caminhar juntos e crescer em parceria”, destacou o vendedor da Coopag, Lucio Rios.
Para o supermercado Coobrasil, receber os produtos da Coopag é motivo de alegria e fortalecimento do movimento cooperativista. “É uma parceria que reforça o princípio da intercooperação, que é um dos pilares do cooperativismo e mostra, na prática, como as cooperativas podem crescer juntas. Além de oferecermos aos nossos cooperados e clientes produtos de qualidade, também fortalecemos a economia local e o trabalho de outros cooperados”, afirmou o gerente da Coobrasil, Jamillo Bastos.
A união entre Coopag e Coobrasil é mais uma prova de que quando cooperamos, todos ganham.
Por Ascom Sistema Oceb com informações e imagens das cooperativas
Encontro de Negócios evidencia impacto do Sicoob na Bahia
- Artigo Secundário 1
Evento reuniu mais de 500 participantes das cooperativas filiadas
ao Sicoob Central BA sob o tema “O Sicoob faz bem pra Bahia”
Potencializar os negócios das cooperativas é um objetivo estratégico de atuação do Sistema Oceb. E nos dias 15 e 16/05, o Sicoob Central BA promoveu o VIII Encontro de Negócios, que contou com o apoio da Casa do Cooperativismo Baiano. Na oitava edição, o evento realizado na Região Metropolitana de Salvador, teve como tema “O Sicoob faz bem pra Bahia”, e reuniu mais de 500 participantes dentre presidentes, conselheiros, diretores e equipes de diferentes áreas da cooperativa central de crédito baiana e das 10 cooperativas singulares de crédito filiadas. Profissionais de atendimento direto aos cooperados, bem como de suporte às operações , além de parte da equipe do Sistema Oceb, estiveram presentes em dois dias de imersão para reforçar a identidade e valores do Sistema Sicoob.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, participou do encontro com um momento na abertura institucional e destacou a grandeza da ação. “Nós estamos muito orgulhosos em poder ajudar na viabilização desse grande evento de negócio das cooperativas baianas; o maior de negócios na Bahia do ramo de cooperativas de crédito. O objetivo é que as cooperativas do Sicoob na Bahia, estejam, cada vez mais, aptas a gerar grandes negócios, produzir, vender, oferecer os melhores produtos para que toda a comunidade possa se beneficiar”, projetou o dirigente que também preside o Sicoob Norte Sul.
Dirigentes do Centro Cooperativo Sicoob – CCS como o presidente do Conselho de Administração, Miguel de Oliveira e o presidente executivo, Marco Aurélio Almada prestigiaram o VIII Encontro de Negócios do Sicoob Central BA. Em bate-papo do presidente do Sicoob Central BA, Vandevaldo Rios, com o presidente do CCS, Miguel de Oliveira, comentou os desafios à frente da instituição que alcançou recentemente 10 milhões de cooperados. “Nós, como desenvolvedores de soluções para as nossas cooperativas, precisamos estar próximos das cooperativas para entender quais são as necessidades e entregar as soluções necessárias para que possam atender os nossos cooperados em sua plenitude. Para o Sicoob Central Bahia, é um momento muito importante de capacitação, de confraternização, de reconhecimento, e principalmente de alinhamento sistêmico. Isso fortalece, naturalmente, o sistema regional, a central e as suas cooperativas, beneficiando o cooperado, que vai ter um melhor atendimento, um melhor produto, pelo aperfeiçoamento da forma de nos relacionar”, explicou o dirigente à frente do sistema que reúne instituições como o Sicoob Confederação e o Banco Cooperativo Sicoob.
Pacto Sistêmico de Estratégia
Na apresentação “Estratégia em movimento: crescimento, eficiência e valor para o cooperado”, Marco Aurélio Almada, presidente executivo do CCS reforçou as atividades mais atuais relacionadas ao Pacto Sistêmico de Estratégia da instituição, abrangendo todas as áreas das cooperativas integrantes. Ele abordou um panorama do setor, os pontos de atenção a serem observados e apresentou ferramentas de aprimoramento da gestão como o painel de indicadores para ações corretivas e a serem impulsionadas. “O Sicoob aqui na Bahia tem feito um trabalho muito interessante, mas o tempo todo, por mais que estejamos fazendo um bom trabalho, necessitamos colocar em perspectiva para analisar e ver o que pode melhorar. Como pensar estrategicamente, como transformar o que nós estamos fazendo e não crescer apenas vegetativamente, mas dar saltos de crescimento”, refletiu o dirigente do CCS.
Reconhecimento das equipes do Sicoob Bahia
As cooperativas e pontos de atendimento das singulares do Sicoob Central BA foram reconhecidas com premiação pelas ações desenvolvidas na Jornada de Vendas 2025 e pelo Instituto Sicoob. As com melhores desempenhos na oferta de produtos e serviços aos cooperados e em iniciativas de impacto social foram ranqueadas e receberam troféus pelos feitos alcançados.
Os principais cases comerciais de destaque da Campanha Nacional de Vendas e as ações desenvolvidas pelo Instituto Sicoob foram apresentadas ao público para a disseminação do conhecimento, o compartilhamento de informações e de boas práticas adotadas pelas cooperativas do Sicoob em diferentes regiões da Bahia.
Do Sicoob Credcoop, Marlete Dias, elogiou a realização de mais uma edição do Encontro de Negócios do Sicoob Central BA. “Participar do encontro de negócios da central é sempre uma experiência muito enriquecedora, que promove interação entre as equipes, as conexões com as outras cooperativas, essas trocas de experiências que fortalecem nossas próprias cooperativas. A gente percebe que a cada ano a equipe volta mais engajada, mais motivada, se sente reconhecida com as premiações e, também, volta em busca de novos prêmios, em busca de mais resultados”, concluiu a gerente de Relacionamento da cooperativa sediada em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.
A presença do Sicoob Central BA
Conforme o Painel do Cooperativismo Financeiro - BureauCoop, elaborado e divulgado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito - CONFEBRÁS, o Sicoob Central BA, com suas 10 cooperativas singulares filiadas, em 108 postos de atendimento, congrega mais de 317 mil cooperados e alcançou R$ 4,13 bilhões de ativos totais e um resultado acumulado de R$ 116,22 milhões. Os dados são relativos ao 4º trimestre de 2025. Atualmente, as cooperativas filiadas ao Sicoob Central BA abrangem 84 municípios na Bahia, segundo informações da cooperativa central de crédito baiana.
Toda essa presença no estado foi exaltada pelo presidente do Sicoob Central BA, Vandevaldo “Carneiro” Rios. “O Sicoob faz bem pra Bahia, porque o Sicoob está próximo das comunidades, o Sicoob está próximo das pessoas. O Sicoob aumenta, impulsiona os negócios, gera emprego e renda. E a gente está muito feliz com isso e vamos continuar, a cada dia, fortalecendo esse nosso compromisso de fazer bem para o nosso estado”.
Confira mais opiniões
“Participar do VIII Encontro de Negócios do Sicoob Central BA foi extremamente satisfatório. Além de fortalecer conexões e trocar experiências, tivemos a oportunidade de participar de palestras enriquecedoras, aprender ainda mais sobre o cooperativismo e adquirir conhecimentos que agregam ao nosso trabalho e ao desenvolvimento das comunidades onde atuamos. Momentos como esse reforçam o nosso compromisso em seguir promovendo crescimento, cooperação e oportunidades para as comunidades que atuamos". Joceval Moreira, presidente do Sicoob Coopemar.
“Participar do VIII Encontro de Negócios do Sicoob Central BA é reforçar, mais uma vez, o valor transformador do cooperativismo. É reconhecer a força do nosso sistema, aprender, compartilhar experiências e renovar o propósito de seguir fazendo a diferença na vida das pessoas e das comunidades onde atuamos. É um espaço onde ouvimos histórias inspiradoras de pessoas que fazem acontecer, que nos impulsionam a evoluir continuamente. Muita conexão, reencontros e novas relações, alinhado a um tema que fortalece ainda mais o nosso propósito cooperativista. Seguimos motivados, inspirados e gratos por tudo o que vivemos nesses dias”. Joseane Silva dos Santos de Matos, diretora de Risco e Controles do Sicoob Inova.
“Foi uma experiência extremamente enriquecedora, proporcionando importantes reflexões sobre estratégias comerciais, relacionamento com o cooperado e fortalecimento do cooperativismo. Os conteúdos apresentados reforçam práticas que podem ser aplicadas no dia a dia da cooperativa, contribuindo para uma atuação ainda mais próxima, eficiente e alinhada às necessidades dos nossos cooperados.” Gabriel Chagas, diretor de Negócios do Sicoob Norte Sul.
“O dia a dia, as conversas, esse tipo de evento você sai querendo fazer alguma coisa, querendo mudar alguma coisa, você pode observar as outras cooperativas dando testemunho de cases de negócios que deram certo, a diversidade cultural, o interesse pela comunidade compartilhado com as ações sociais. Tudo isso energiza, eu sinto mais vontade de fazer o que estamos fazendo de uma maneira melhor ainda. Que continue com essa pegada voltada tanto para mostrar o que é cooperativismo socialmente dentro das regiões e como a gente pode fazer melhor os negócios dentro do cooperativismo, como podemos impactar mais a sociedade. Eberton Luiz de Oliveira, coordenador de Negócios do Sicoob Extremo Sul.
“É um prazer para mim e os demais colegas, vivenciar essa experiência que o Sicoob Central BA proporciona para nós da cooperativa. É um privilégio e uma recompensa pelo trabalho que desenvolvemos lá na ponta, vivenciar esses momentos, esses dois dias incríveis”. Lucas Chaves, gerente de Negócios do Sicoob Costa do Descobrimento.
“O evento proporcionou um espaço importante para fortalecer vínculos entre os colaboradores, promover a integração e ampliar o sentimento de pertencimento ao sistema cooperativista. Além disso, incentivou o networking e a troca de experiências entre profissionais de diferentes cooperativas. Foi um momento estratégico para reforçar a imagem e a força do Sicoob na Bahia, evidenciando ao time a dimensão do seu impacto econômico e social na realidade do estado, bem como a relevância desse modelo de negócios para o desenvolvimento das comunidades”. Erika Oliveira, analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema Oceb.
Por Ascom Sistema Oceb
Comunicação, geração de valor e acesso a recursos são temas de capacitação
Nas últimas semanas, três capacitações voltadas às cooperativas baianas ocorreram dentro do programa “Coops Competitivas e Sustentáveis”, resultado da cooperação estabelecida entre o Sescoop/BA e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, agência de desenvolvimento global da Organização das Nações Unidas - ONU. O programa consiste em sete capacitações que visam dotar as cooperativas do estado de capacidades para aprimoramento das práticas de gestão e governança alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS e à Agenda 2030, reforçando a competitividade e a sustentabilidade do empreendimento cooperativo na Bahia.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, as cooperativas registradas na estrutura sistêmica de representação, defesa, formação profissional, monitoramento e promoção social do cooperativismo baiano têm acesso a serviços diferenciados. “As capacitações do programa em cooperação com o PNUD são exemplos dos inúmeros serviços de excelência que oferecemos às cooperativas registradas junto ao Sistema Oceb. É essencial que as cooperativas no nosso estado se apropriem da gama de atividades à disposição que permitem aprofundar os conhecimentos aos cooperados, dirigentes, gestores e demais colaboradores”, explica o dirigente e participante das últimas três capacitações.
ESTRATÉGIAS DE ACESSO A RECURSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Realizada nos dias 16, 18 e 20 de outubro, a Capacitação 5 “Estratégias de acesso a recursos nacionais e internacionais” abordou fontes de financiamento que as cooperativas podem buscar junto a organismos públicos e privados brasileiros, além de organizações estrangeiras dedicadas à destinação de recursos para programas, projetos e ações, sobretudo ligados à temática socioambiental. Dentre os assuntos apresentados, os participantes tomaram contato com informações sobre recursos financeiros, tecnológicos e de conhecimento relacionados à atividade cooperativista, atração de investimentos, cooperação internacional e comércio exterior para fortalecimento da atividade cooperativista, gerenciamento das fontes de recursos acessados pelas cooperativas e como buscá-los, bem como conhecimento sobre os parceiros em potencial para captação de recursos.
Quem destacou a importância dos novos conhecimentos adquiridos foi Janielson Paim, do Sicoob Central Bahia. “A capacitação trouxe conteúdos importantíssimos sobre o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, o Banco de Desenvolvimento para a América Latina e Caribe - CAF, o Banco Mundial e tantas outras fontes de captação de recursos internacionais que desconhecíamos. Ter a oportunidade de participar nos abriu os olhos para ter acesso a esses recursos e aumentar a nossa possibilidade de carteira de financiamento, bem como subsidiar o crédito com tantas outras plataformas citadas, como o Sebraetec, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - Embrapii, fontes de recurso do Banco do Nordeste e agências de fomento. Agora temos amplo conhecimento e metodologia de captar recursos, de buscar essas informações, de saber como fazer”, detalhou o analista de crédito da cooperativa de crédito de 2º grau baiana.
INTEGRAÇÃO A CADEIAS NACIONAIS E GLOBAIS DE VALOR
A geração de valor a produtos e serviços oferecidos pelas cooperativas no mercado foi a tônica da Capacitação 4 “Integração a cadeias nacionais e globais de valor”, que foi realizada nos dias 2, 4 e 6 de outubro. Durante a atividade, as cooperativas aprenderam os conceitos sobre cadeias nacionais e globais de valor, requisitos para participação, estratégias para ingresso, cadeias que possibilitam compras regulares, expansão da base de clientes, abertura de mercados, diversificação de fornecedores e articulação com parceiros.
Um novo olhar para enxergar a comercialização foi defendido por Patrícia Brasileiro, da Cooperativa Rennova, após a participação na atividade. “A capacitação serviu para ampliar nosso olhar sobre as possibilidades que o mercado oferece para a comercialização. Acreditamos que foi positivo o tópico relacionado às demandas da cooperativa e à maneira como apresentamos nossos serviços para o público. As ferramentas que foram passadas pelas instrutoras foram de grande valia e trouxeram novas formas de gerir e liderar as nossas ações. Para nós da Rennova, tem sido enriquecedor participar das capacitações”, destacou a assistente social da cooperativa sediada em Feira de Santana.
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
Na Capacitação 3 “Estratégias de Comunicação”, realizada nos dias 18, 20 e 22 de setembro, foi a vez das cooperativas aprimorarem as técnicas para ganharem maior projeção e visibilidade em um ambiente em que competem com diferentes organizações, muitas delas, atuantes em segmentos diversos. O conteúdo didático apresentado, sobretudo às equipes envolvidas com comunicação e marketing das cooperativas baianas, permitiu o aperfeiçoamento em relação às novas tecnologias disponíveis para publicação e divulgação de conteúdos, estratégias de comunicação interna e comunicação externa na atividade cooperativista, estratégias de marketing e de comunicação para cooperativas voltadas para o fortalecimento da marca e acesso a novos mercados. Na parte prática, as cooperativas foram estimuladas a construírem planos de comunicação para evidenciar algum produto ou serviço de valor e à disposição dos públicos com os quais estabelecem relacionamento. Por fim, foram apresentadas ferramentas digitais para utilização e que auxiliam as cooperativas na segmentação, posicionamento e obtenção de melhores resultados a partir do tráfego pago (criação de anúncios, conteúdos patrocinados e impulsionamentos) nas principais plataformas de internet e mídias sociais.
Para Tatiana Santos, gerente da Uniodonto Salvador, foi uma ótima oportunidade de detectar pontos de melhoria a serem implementados na área. “Percebi, nos três dias de capacitação, que nossas ferramentas de comunicação interna e externa precisam ser melhoradas, além de conhecer ferramentas que podem facilitar e melhorar nossas necessidades. Isso só foi possível porque temos a possibilidade de ouvir os depoimentos de outros participantes e a excelente metodologia de trabalho apresentada pela instrutora”, avaliou a gestora da cooperativa de saúde soteropolitana.
Conforme Alberto Batista, superintendente do Sescoop/BA, o “Coops Competitivas e Sustentáveis” representa um diferencial às cooperativas participantes. “O programa desenvolvido no âmbito do escopo de atuação da formação profissional e no objetivo estratégico do Sescoop/BA de estimular as cooperativas a ampliarem seus negócios gera um diferencial competitivo de impacto para todos os participantes, que incluem as cooperativas baianas, suas equipes, e o time do Sistema Oceb, que vem se capacitando nos últimos meses. Além disso, são atividades que estão sendo realizadas em parceria com o PNUD, entidade reconhecida internacionalmente pelo trabalho desenvolvido em prol do desenvolvimento sustentável e pela melhoria das condições de vida da população em todo o globo. São cursos pensados e montados para atender as necessidades das cooperativas frente às demandas atuais da sociedade”, analisou o executivo do Sescoop na Bahia.
AGENDA DE CAPACITAÇÕES
Nas próximas semanas, a agenda continua com assuntos objetivando aumentar a competitividade e sustentabilidade das cooperativas na Bahia. Confira abaixo a lista das duas últimas capacitações on-line programadas dentro do programa “Coops Competitivas e Sustentáveis”.
CAPACITAÇÃO 6 – Governança e Liderança (06, 08 e 10/11/2023)
CAPACITAÇÃO 7 – Acesso a mercados e diversificação de produtos e/ou serviços (20, 22 E 24/11/2023)
Conheça mais sobre o conteúdo programático do “Coops Competitivas e Sustentáveis”. Ao final, os inscritos que cumprirem toda a carga horária e atividades práticas previstas receberão certificado de conclusão das capacitações realizadas.
SESCOOP/BA E PNUD: PARCERIA ESTRATÉGICA PARA O COOPERATIVISMO BAIANO
O “Coops Competitivas e Sustentáveis” é uma das ações que integram o projeto “Promovendo a Sustentabilidade e a Competitividade das Cooperativas Baianas, firmado em dezembro de 2021 entre o Sescoop/BA e o PNUD, visando fortalecer a competitividade das cooperativas baianas a partir da implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, contribuindo para a geração de ocupação e renda.
O objetivo é impulsionar a Agenda 2030 nas atividades cooperativas, ampliar produção, rentabilidade e acesso a novos mercados. Os diagnósticos foram seguidos de capacitações em áreas demandadas pelas cooperativas que, por sua vez, serão apoiadas com assistência técnica. Por fim, será efetuada a avaliação de impacto e compartilhadas as boas práticas construídas.
Para o Sescoop/BA, o objetivo é identificar os desafios que ajudarão as cooperativas a oferecerem respostas rápidas para novos modelos produtivos e de comercialização, com foco em inovação, sustentabilidade e questões socioambientais. Outro objetivo é fomentar a cultura cooperativista e aperfeiçoar processos de gestão e governança, de forma a fortalecer a atividade econômica na Bahia.
Por Ascom Sistema Oceb
Eventos de promoção comercial marcam o mês de junho
- Nenhum
Cooperativas agropecuárias baianas participaram do
PEC Nordeste, Bahia Farm Show e Naturaltech durante o período
O Sistema Oceb segue apoiando as cooperativas na Bahia para que possam conquistar novos mercados e ampliar os negócios. E junho encerrou com importantes participações das cooperativas do estado em eventos de promoção comercial em diferentes regiões do país. Ao longo deste mês, o Sistema Oceb levou cooperativas baianas ao Seminário Nordestino do Agro - PEC Nordeste 2025 (Fortaleza/CE), à 19ª edição da Bahia Farm Show (Luís Eduardo Magalhães/BA) e à Naturaltech 2025 (São Paulo/SP).
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, comentou o importante momento vivenciado pelas cooperativas beneficiadas com as ações de promoção comercial. “Estamos contribuindo para que os produtos das cooperativas baianas cheguem a mais locais, o que expande a cartela de clientes e faz com que os mesmos, alcancem mais consumidores. Isso é importante, sobretudo em um contexto de verticalização da produção em direção à agroindustrialização, o que gera uma economia de escala e maiores possibilidades de aumentos na geração de trabalho e renda ao cooperativismo no nosso estado”, explicou o dirigente cooperativista.
Confira abaixo como foi a participação do cooperativismo baiano nos três eventos.
PEC Nordeste
Em sua 27ª edição, a PEC Nordeste foi realizada entre os dias 5 e 7 de junho no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Organizada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Cerará - Faec e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará - Sebrae/CE, reuniu mais de 600 empresas e instituições em mais de 1.400 estandes. Conforme a organização nos três dias de evento foram mais de 100 mil visitantes no espaço de 32 mil metros quadrados da capital cearense.
O evento, um dos principais da região voltados ao segmento agropecuário, recebeu cooperativas no espaço SomosCoop, organizado pelo Sistema OCB/CE. Pela Bahia, estiveram a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos Uauá e Curaçá - Coopercuc e a Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar da Comunidade de Lagoa de Dentro e Região - Cooperlad
O coordenador comercial da Coopercuc, José Gonçalves, esteve à frente da exposição dos produtos da cooperativa especializada em gêneros típicos do semiárido. “Participamos do evento pela primeira vez, com a colaboração do Sistema Oceb. Foi uma oportunidade para a gente apresentar nosso produto ao pessoal do Ceará para que pudessem conhecer as maravilhas do umbu, da goiaba, do maracujá, das geleias, dos doces, quanto das cervejas artesanais. E foi extraordinário, porque no primeiro dia a gente já acabou nossa cerveja, vendemos boa parte do nosso produto. Isso é sinal que nosso produto faz sucesso em todo lugar que chega”, comemorou.
A ação de intercooperação possibilitou o contato e troca de experiências entre as cooperativas baianas e de outros estados do Nordeste, conforme o superintendente do Sescoop/BA, Alberto Batista. “A PEC Nordeste reuniu cooperativas de diferentes portes e perfis da nossa região e contribuiu para reforçar o princípio cooperativista da intercooperação no Espaço SomosCoop, especialmente dedicado ao cooperativismo. Aproveito para agradecer o convite do Sistema OCB/CE para a participação das cooperativas do nosso estado em um evento de tamanho impacto e relevância para as cadeias produtivas”, saudou o executivo da entidade cooperativista do Sistema S na Bahia que acompanhou as duas cooperativas baianas durante os três dias de atividades na capital cearense.
Bahia Farm Show
No coração do oeste baiano, a Bahia Farm Show se consolida como a maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste do Brasil. Chegando na sua 19ª edição, o evento realizado em Luís Eduardo Magalhães/BA de 9 a 14 de junho foi organizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia - AIBA com o tema “Agro Inteligente, Futuro Sustentável”. Conforme a organização, o local recebeu mais de 160.000 visitantes para conferir o que há de mais moderno em tecnologias agrícolas, representado por 434 expositores e mais de mil marcas. Além disso, colocou investidores e compradores em contato com instituições financeiras e de fomento, visando eficiência da produção por meio dos modernos maquinários e equipamentos em comercialização.
Mais um ano, as cooperativas baianas participaram do espaço destinado ao cooperativismo, montado no estande da Cooperativa de Produtores Rurais - Cooperfarms, durante a Bahia Farm Show. Com o apoio do Sistema Oceb, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos Uauá e Curaçá - Coopercuc a Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar da Comunidade de Lagoa de Dentro e Região - Cooperlad, a Cooperativa Nacional de Produção e Agroindustrialização - Coopaita e a Cooperativa Ouro Verde Bahia - Coop Ouro Verde puderam expor produtos e gerar novos negócios na região.
A assistente financeira da Coop Ouro Verde, Tasiane Viana, destacou a participação da cooperativa do Baixo Sul baiano pela primeira vez na feira. “A nossa cultura é o cacau, por isso a origem do chocolate. E para nós é um prazer muito grande ter participado pela primeira vez da Bahia Farm Show, a maior feira de agronegócio do Norte e do Nordeste. Foi uma experiência incrível”, falou a colaboradora da cooperativa agropecuária situada em Igrapiúna.
Luís Henrique Borges, assistente administrativo da Coopaita, mais um ano colocou a cooperativa especializada no processamento de frutas em um dos principais centros de negócios ligado ao setor agropecuário do Norte e Nordeste. “Estivemos mais um ano na Bahia Farm Show, e fiquei muito feliz de ter representado a cooperativa. Mais um ano marcando presença, e agradecemos ao Sistema Oceb pela presença que possui na região, e também, por nos proporcionar isso”, agradeceu.
Em depoimento no site da Cooperfarms, o presidente da cooperativa, Marcelino Kuhnen, reforçou a atuação em mais uma edição de Bahia Farm Show. “A presença da Cooperfarms na feira reafirma o papel do cooperativismo como modelo de geração de valor econômico, social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento regional e a transformação da realidade no campo”.
Naturaltech
Outra importante feira realizada no último mês entre os dias 11 e 14 de junho no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP, foi a 19ª edição da Naturaltech & Bio Brazil Fair. Considerada a maior feira de alimentos naturais, orgânicos e saudáveis da América Latina, reuniu 800 expositores e 1,7 mil marcas. E o cooperativismo baiano esteve representado pela Cooperlad que levou à capital paulista produtos à base de umbu, goiaba e cajá como geleias, doces e cervejas, típicos do semiárido baiano.
Conforme a engenheira de alimentos da Cooperlad, Leidiane Vieira, a experiência foi positiva e abriu novas perspectivas à cooperativa sediada em Tucano - BA. “A feira foi muito positiva para o público poder conhecendo os produtos, muitas pessoas que não conhecem umbu, não conhecem cajá, e também, mostrando a parte social e ambiental da cooperativa. Nosso estande foi juntamente com outras cooperativas do Brasil, então nós já trocamos algumas informações, já fizemos alguns contatos, algumas parcerias que o espaço nos proporcionou”, refletiu a representante da cooperativa baiana que participou do estande SomosCoop - Cooperativas do Brasil, juntamente com outras 11 cooperativas de diferentes estados do país em uma ação coordenada pela área de Negócios do Sistema OCB e apoiada na Bahia pelo Sistema Oceb.
As ações de promoção comercial do mercado nacional, como o apoio em feiras e exposições, que reforçam a competitividade e geram resultados econômicos são alguns dos serviços oferecidos na solução NegóciosCoop para as cooperativas registradas no Sistema Oceb.
Por Ascom Sistema Oceb
Cooperativismo Baiano se fortalece no WCM 2024
- Nenhum
O evento celebrou 10 anos abordando liderança exponencial
Completando uma década de realização, o World Coop Management (WCM) 2024, um dos maiores congressos de gestão e inovação do cooperativismo, apresentou novidades e informações que ajudam a moldar o futuro do cooperativismo, que está sendo traçado agora. Com o tema Liderança Exponencial, o evento aconteceu nos dias 14 e 15 de outubro em Belo Horizonte, reunindo pensadores de destaque, líderes globais e gestores cooperativistas que discutiram as principais tendências do setor.
Durante os dois dias de imersão, os representantes da Bahia, que foram ao evento apoiados pelo Sistema Oceb, tiveram a oportunidade de se conectar com temas como liderança criativa, ESG, inovação e transformação digital. Palestrantes como Nathan Schneider, Howard Brodsky, Marcos Simões Coelho e Matteo Rizzi abordaram conteúdos que fortalecerão a atuação das cooperativas, permitindo que elas continuem crescendo e ampliando sua participação no mercado.
Para Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb, a presença do cooperativismo baiano em eventos como o WCM é fundamental para manter as lideranças cooperativistas atualizadas com as principais tendências globais de gestão.
“Nosso objetivo é conectar o cooperativismo da Bahia às grandes tendências de mercado, tanto nacional, quanto internacional, para que possamos levar essas práticas inovadoras para nossas cooperativas. Isso é fundamental para a conquista de novos mercados e para nos aproximarmos da meta compartilhada por todo cooperativismo nacional de chegar a R$ 1 trilhão de Prosperidade até 2027”, destaca Tecchio.
Delegação baiana no WCM 2024
Durante o congresso, um ponto de encontro dos cooperativistas foi o estande do SomosCoop. Com um espaço interativo e visualmente atraente, os congressistas tiveram a oportunidade de tirar fotos no painel exclusivo da campanha de valorização do cooperativismo brasileiro. A grande atração do estande foi o game JornadaCoop, que ofereceu aos cooperados uma experiência imersiva, reforçando de maneira inovadora a importância das soluções oferecidas pelo Sistema OCB para as cooperativas.
Ter acesso a novas ideias e métodos modernos é fundamental para que as cooperativas da Bahia e seus líderes sigam se destacando em um mercado que está sempre mudando e ficando mais competitivo. Por isso, o Sistema Oceb continua ao lado das cooperativas baianas, oferecendo todo o suporte para que elas possam inovar e melhorar suas práticas de gestão.
Conecte-se ao evento através dos relatos
“O evento sempre nos convida à reflexão acerca do futuro do nosso modelo de negócio, associando o movimento das novas tecnologias à necessidade de adaptações nos modelos de gestão atual em um mundo tão complexo. Nada ficou tão marcado para mim nesta edição de 2024 quanto o fato de que cada vez mais precisamos usar o coração. Usar o coração no trabalho, na liderança numa era tão digital, no atendimento aos cooperados. Ficou claro que a liderança exponencial é aquela que acelera pessoas, com a bravura da ação do coração, impulsionando as ’bicicletas” do mundo para que o mundo possa ser feliz também!". Taíse Cersosimo – Gerente de Estratégia e Gestão do Sicoob Central BA
“Saio do WCM renovado de ideias, conhecimento e muita vontade de continuar contribuindo com o cooperativismo. Vejo na intercooperação uma oportunidade cada vez mais sólida para avançarmos. Agradeço a cada um de vocês pela companhia e aprendizado. Estou disposto a contribuir com o cooperativismo e juntos podermos fazer o nosso melhor!”. Fernando Scapini – Presidente da CoopGNP
“Foi um privilégio estar em um momento tão significativo, ouvindo e aprendendo com pessoas inspiradoras. A experiência foi extremamente enriquecedora. Que possamos colocar em prática os ensinamentos e replicar as experiências positivas em nosso cotidiano, acredito que seja este o objetivo principal da nossa participação.” Neire Ane – Diretora de relacionamento do Sicoob Extremo Sul
“Mais um evento de grande envergadura! Nos foi dada a oportunidade de adquirir e enriquecer conhecimentos, confraternizar com colegas e amigos, e entender os rumos e a magnitude do cooperativismo no Brasil e no mundo. Obrigado Oceb, obrigado Sescoop/BA por nos proporcionar momentos inesquecíveis e fortalecedores para nosso labor cooperativista”. Gerson Carlos – Diretor de relacionamento do Sicoob Costa do Descobrimento
“Gostaria de agradecer o privilégio de participar do meu 1º WCM. Experiência marcante e enriquecedora com conteúdo de extrema relevância para o Cooperativismo e para pessoas, que necessitam de conhecimento e de estar integrados às competências exigidas no mercado atual.” Micael Costa – Gerente de negócios do Sicredi Uniao MS, TO e Oeste da Bahia
“Durante o WCM 2024, percebi o quanto o papel da liderança é de fundamental importância para o comprometimento e engajamento da equipe com o propósito cooperativista; que a IA, ao invés de se mostrar como uma ameaça, ela vem para somar. O desafio que se tem é desenvolver as pessoas para não só conseguirem usar a IA, mas também ter uma visão crítica e analítica dos dados fornecidos por ela para tomar decisões assertivas e antecipatórias frente aos desafios encontrados no mundo dos negócios.” Livia Araújo - Analista de investimento social e estratégico do Sicoob Coopere
Passo para deixar aqui o meu agradecimento em participar deste evento juntamente com grandes lideranças do Cooperativismo na Bahia. É uma honra poder participar destes momentos que transformam as nossas cooperativas. Aproveito a oportunidade para reforçar a importância da ação. Colocar em ação aprendizagens e inspirações recebidas durante estes dias, e tornar um fator multiplicador e exponencial das boas práticas. Rafael Ribeiro – Analista Administrativo do Sicoob Central BA
“...A importância de comunicar melhor sobre cooperativismo como uma ferramenta para um futuro mais próspero foi um ponto que ficou gravado em minha mente. Percebi a necessidade de transmitir de forma clara e assertiva os benefícios do cooperativismo para a sociedade e garantia do desenvolvimento econômico sustentável. Em resumo, minha participação no WCM foi muito importante e me fez enxergar o cooperativismo com mais otimismo. Aprendi que as cooperativas têm um papel fundamental na construção de um futuro mais justo, sustentável e próspero para todos. Estou motivado a aplicar o conhecimento adquirido durante o evento em minha cooperativa e contribuir para o seu crescimento e sucesso.” Vandevaldo Rios – Presidente do Sicoob Central BA
“A liderança exponencial, discutida amplamente no evento, se caracteriza pela capacidade de formar sucessores e times engajados, criando um ambiente que não só acompanha as rápidas mudanças do mundo atual, mas que também lidera transformações. Um dos aspectos centrais foi a ideia de que líderes precisam cuidar de suas equipes, promovendo uma cultura de inovação e experimentação. A ênfase em “cuidar de gente” envolve apoiar decisões, dar autonomia, e valorizar o propósito maior que motiva as pessoas, especialmente nas novas gerações. Por mais 10 anos de aprendizado cooperativista!”. Carine Leal - Diretora presidente da Lifecoop
“WCM é um laboratório de aprendizagem para inovação. A cada ano, eu trago algo para implementar no sistema de gestão da cooperativa, principalmente na parte do ChatGPT, que já utilizo, mas quero aperfeiçoar com algumas ferramentas.” Valdirene Santos - Presidente da Ser do Sertão
Por Ascom Sistema Oceb
Cooperlad participa da Anuga Brazil 2024 e fecha negócios
Empórios em São Paulo receberão produto da cooperativa
Estimular as cooperativas a ampliarem os seus negócios é um dos objetivos estratégicos do Sistema Oceb, por isso, apoia a participação das cooperativas baianas em feiras e exposições nacionais e internacionais. Um exemplo é a Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar da Comunidade de Lagoa de Dentro e Região - Cooperlad, localizada em Tucano, que vem se destacando no mercado com a produção da Cerveja Puro Malte com Cajá.
Recentemente a cooperativa baiana participou da Anuga Brazil 2024, uma das maiores feiras internacionais do setor de alimentos e bebidas, realizada no Anhembi Morumbi Distrito de Guarulhos, em São Paulo. A participação da Cooperlad no evento gerou bons resultados comerciais, com a cooperativa fechando importantes negócios que vão ampliar sua presença no mercado nacional.
Presidente da Cooperlad no standO presidente da Cooperlad, Cristóvão Roma, expressou sua satisfação com os resultados alcançados: "Fechamos com um representante comercial paulista para colocar nossos produtos em sete empórios de São Paulo. Estou indo para fazer os ajustes finais durante a Naturaltech (Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde), como também colocar a cerveja de cajá nos empórios de SP e nos outros estados e municípios que eles atuam”.
A presença de cooperativas em espaços como esses abre novas oportunidades de parcerias, além de mostrar o quanto os produtos e serviços das cooperativas são competitivos, como ficou demonstrado pela experiência da Cooperlad que, também está em fase de negociação com uma empresa para participar de licitações para venda das polpas de frutas, o que poderá representar um marco importante para o crescimento e a sustentabilidade do negócio.
Cooperativismo agropecuário abastece os lares
O cooperativismo agropecuário é um dos mais tradicionais ramos do modelo de negócios cooperativista e abastece os lares brasileiros com alimentos de qualidade e contribuem diretamente para a economia do país. Segundo dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2023, são 1.185 cooperativas deste ramo no país, contando com 1.011.023 cooperados e gerando quase 250 mil empregos.
“Atualmente, a Bahia conta com 33 cooperativas agropecuárias registradas na Oceb e que podem obter apoio e acesso a diversos serviços e soluções para ampliar seus negócios e, assim, poder atender a uma demanda crescente e levar seus produtos a um público cada vez maior. Esse é um ciclo virtuoso que temos trabalhado para consolidar no setor cooperativo baiano”, concluiu o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio.
Por Ascom Sistema Oceb
Coops baianas avançam com capacitação em Marketing Digital
- Artigo Inferior 3
Iniciativa do Sistema Oceb busca orientar cooperativas para ampliar presença e resultados no ambiente virtual
Quem cuida da comunicação e do marketing nas cooperativas sabe como transformar desafios em soluções criativas. Essa prática faz a diferença no modelo de negócios cooperativista. Para somar com esse trabalho, o Sistema Oceb vem apoiando cooperativas baianas, participantes do Programa NegóciosCoop, por meio da capacitação “Planejamento Estratégico em Marketing Digital”.
O objetivo é orientar e fortalecer a atuação das cooperativas no ambiente digital, ajudando-as a organizar processos, definir prioridades e tornar a comunicação e o marketing mais estratégicos e eficientes.
Uma jornada de mais 300h de conhecimento
A capacitação está sendo desenvolvida em quatro etapas, com encontros on-line, e conta com a participação de nove cooperativas agropecuárias baianas. Ao longo da jornada, as cooperativas têm sido capacitadas no uso de ferramentas e plataformas de marketing digital, constroem seus próprios planos de ação e cronogramas de execução, analisam a viabilidade financeira das ações e recebem orientação sobre os recursos necessários para colocar as estratégias em prática.
Além do planejamento, os participantes têm recebido apoio técnico e estratégico durante a execução dos planos, contribuindo para que compreendam cada etapa e consigam aplicar o que foi planejado.
Para Ademilson Pinheiro, cooperado da Cooperativa Agrícola de Desenvolvimento Sustentável do Sul da Bahia - Coopadesba, a participação na capacitação tem sido enriquecedora. "O conteúdo apresentado amplia nossa visão sobre como utilizar as ferramentas digitais de forma estratégica, fortalecendo a comunicação da cooperativa e aproximando ainda mais nossos associados e a comunidade. Para a Coopadesba, essa capacitação representa um passo importante na modernização da nossa atuação, permitindo que possamos divulgar melhor nossos produtos e serviços, além de reforçar os valores do cooperativismo. Acredito que esse aprendizado será fundamental para ampliar nosso alcance e gerar ainda mais impacto positivo.”
Além da Coopadesba, participam da capacitação as cooperativas agropecuárias Ser do Sertão, Cooperativa dos Produtores Rurais de Ibicoara e Chapada Diamantina - Coopric, Cooperativa Agropecuária dos Produtores Rurais de Belo Campo e Região Sudoeste da Bahia - Raízes do Nordeste, Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras Familiares Raízes do Sertão - Coopraízes, Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar da Comunidade de Lagoa de Dentro e Região - Cooperlad, Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares de Iaçu - Coopafiaçu, Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais e Trabalhadores Autônomos na Agropecuária - Coomtrata e Cooperativa Nacional de Produção e Agroindustrialização - Coopaita.
A comunicadora da Cooperlad, Dandara Matos, compartilha a importância dessa capacitação para o crescimento da cooperativa:
“Participar desse curso reforça o quanto é necessário que as cooperativas acompanhem as mudanças e usem o digital como uma ferramenta para fortalecer sua comunicação e ampliar seu alcance. Durante a capacitação, tenho aprendido na prática como planejar melhor os conteúdos, utilizar as redes sociais de forma mais estratégica e fortalecer a identidade da cooperativa. Mais do que técnicas, o curso tem mostrado como o marketing digital pode aproximar pessoas, contar histórias reais e valorizar ainda mais o trabalho desenvolvido pelos nossos cooperados”.
A iniciativa reforça o papel do Sistema Oceb como parceiro das cooperativas baianas, apoiando o fortalecimento da comunicação, a ampliação da presença digital e a geração de resultados alinhados à realidade e às possibilidades de cada cooperativa.
Conheça a NegóciosCoop
A solução NegóciosCoop é focada em tornar as cooperativas cada vez mais competitivas, possibilitando-as que acessem e expandam seus negócios. Clique e confira os diferentes serviços oferecidos às cooperativas na Bahia junto ao Sistema Oceb.
Por Ascom Sistema Oceb
Sicredi reúne assessores de investimentos no 1º Summit de Investimentos 2025
- Nenhum
Nos dias 14 e 15 de maio, em São Paulo, o Sicredi promoveu o 1º Summit de Investimentos, reunindo profissionais de todo o sistema que atuam na área de investimentos. A proposta foi proporcionar uma verdadeira imersão, alinhando estratégias para alcançar os resultados esperados em 2025, reforçando o compromisso de posicionar o Sicredi como um negócio seguro e confiável para investir.
Foram dois dias intensos de aprendizado e troca de experiências, com temas como a importância da captação para a sustentabilidade do negócio, atualizações sobre o cenário econômico, novas oportunidades no portfólio de produtos e serviços, além de reflexões sobre a melhor forma de personalizar as soluções para os cooperados.
Representando a Bahia, profissionais da Sicredi Integração Bahia marcaram presença nesse importante momento. O Sescoop/BA apoiou a ida desses representantes, entendendo que investir na formação e na troca de conhecimentos fortalece ainda mais o cooperativismo baiano, e cumpre com o objetivo estratégico de potencializar os negócios cooperativistas.
Iranaia Miranda no 1º Summit de Investimentos 2025“Foi um evento muito enriquecedor, que vai, com certeza, contribuir para uma atuação ainda melhor, junto aos nossos associados, especialmente na área de investimentos. Foram dois dias intensivos de palestras, apresentações de cases e abordagens comportamentais. Agora, vamos multiplicar tudo que aprendemos dentro da nossa cooperativa, e essa multiplicação com certeza chegará na ponta, beneficiando nossos associados”, destacou com entusiasmo Iranaia Miranda, gerente da Sicredi Integração Bahia.
Apoiar a participação das cooperativas em eventos como esse reafirmam o compromisso do Sistema Oceb com o desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo na Bahia, sempre ao lado das cooperativas para impulsionar o crescimento, a profissionalização e a visibilidade no cenário nacional.
Por Ascom Sistema Oceb (Com informações da Sicredi Integração Bahia)
Fotos cedidas
Conteúdos Relacionados [Representação]
ONU divulga identidade do Ano Internacional das Cooperativas
- Nenhum
Sistema OCB e Sistema Oceb se preparam para expandir
visibilidade e impacto global do movimento
O Ano Internacional das Cooperativas de 2025 (IYC 2025) será um marco para o cooperativismo. O momento representa uma oportunidade única para aumentar a visibilidade e o engajamento do movimento em todo o mundo e, especialmente no Brasil e na Bahia. Na segunda-feira (21/10), a Organização das Nações Unidas (ONU), lançou a identidade visual do IYC 2025. A imagem simboliza a conexão global das cooperativas e reflete seus efeitos duradouros em diversas esferas da sociedade.
A ideia de pessoas ao redor do mundo que se conectam para construir um futuro mais próspero e sustentável também é ilustrada na identidade. O vermelho foi utilizado para representar a sociedade, o azul, a economia, e o verde, o meio-ambiente. Além disso, a imagem enfatiza as contribuições que as coops proporcionam para o desenvolvimento sustentável e a integração social.
Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB, reforçou a importância de 2025 para o movimento no Brasil. “O Ano Internacional das Cooperativas é uma chance inestimável para reafirmar a relevância do cooperativismo na sociedade. É hora de mostrar como nosso modelo de negócios pode colaborar para superar os desafios socioeconômicos. É hora de unir vozes, fortalecer laços e ampliar nosso impacto", declarou.
O tema Cooperativas Constroem um Mundo Melhor foi anunciado em junho deste ano e tem como objetivo destacar a relevância do modelo cooperativo como uma solução essencial para enfrentar desafios globais. Para Márcio, o tema é uma convocação à sociedade. "As cooperativas contribuem com a redução da pobreza, a promoção da igualdade de gênero, o trabalho decente e o crescimento econômico. Por isso, aumentar o conhecimento e o reconhecimento do cooperativismo para expandir sua presença em prol de um mundo melhor é uma das nossas premissas para esse momento", disse.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, a escolha pela ONU da temática cooperativista pela segunda vez em um intervalo de pouco mais de 10 anos representa uma grande oportunidade. “Após 2012, agora em 2025 mais uma vez a ONU nomeia as cooperativas como mote do próximo Ano Internacional a ser celebrado pelo organismo internacional. Todos os desafios que estamos enfrentando relacionados ao combate à pobreza, adversidades climáticas e necessidade de transparência nas ações colocam o cooperativismo como protagonista por ser um negócio viável do ponto de vista social, ambiental e econômico. Cabe a nós, em especial, as cooperativas na Bahia, aproveitarmos a visibilidade que certamente será gerada durante todo o período”, celebrou o dirigente do cooperativismo baiano.
Para maximizar o potencial de expansão que o ano de 2025 entregará ao movimento, o Sistema OCB e o Sistema Oceb estão planejando uma série de ações e iniciativas. As peças lançadas pela ONU foram traduzidas para o português e disponibilizadas para as cooperativas de toda a Bahia na Central da Marca, que pode ser acessado em nosso portal na internet.
Lançamento oficial do Ano Internacional das Cooperativas
O lançamento oficial do Ano Internacional das Cooperativas será realizado em Nova Delhi, na Índia, durante a Conferência Cooperativa Global da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), entre os dias 25 e 30 de novembro próximos. O evento irá reunir líderes globais que buscarão inspirar cooperativistas em todo o mundo e refletir sobre o impacto do movimento na sociedade. A celebração será um reconhecimento das conquistas passadas, mas também uma oportunidade para discutir as ações futuras que visam fortalecer ainda mais o modelo de negócios.
Por Ascom Sistema Oceb adaptado e com informações do Sistema OCB
Saiba Mais:
Conselheiro do Sistema Oceb recebe a Comenda 2 de Julho
- Nenhum
O médico neurocirugião Sílvio Porto teve a trajetória em prol
da saúde e cooperativismo reconhecido na Casa do Povo Baiano
“É um dia para a gente guardar na memória e no coração”. Assim definiu Sílvio Porto, conselheiro diretor representante do Ramo Saúde na Oceb, ao receber a Comenda 2 de Julho, concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA. Em solenidade de homenagem, familiares, amigos, lideranças e representantes de cooperativas baianas e do Sistema Oceb e de entidades médicas de classe, prestigiaram o novo comendador da Bahia.
Presente na cerimônia, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, cultiva uma história de longa data com o médico cooperativista baiano. “O doutor Sílvio tem uma história ligada ao cooperativismo de muitos anos. Há mais de 40 anos que milita no cooperativismo e há muito tempo também somos colegas no conselho da Oceb, sempre juntos trabalhando para o cooperativismo da Bahia. Fico muito orgulhoso de dizer que o cooperativismo baiano hoje tem uma personalidade que foi condecorada pelo seu caráter, pela sua dedicação à medicina e ao cooperativismo. Isso nos orgulha muito, pois nos representa”, comemorou.
Proponente da honraria na ALBA, o deputado Marcone Amaral, destacou o trabalho realizado pelo homenageado na sua área de atuação legislativa. “É um momento de muita felicidade, e especial para a Assembleia Legislativa da Bahia e para todo o povo baiano. Nós fizemos o reconhecimento do trabalho de doutor Silvio Porto, tanto como médico, como cooperativista. Um cidadão e uma personalidade que sempre lutou pelo cooperativismo, que tem um trabalho muito lindo, principalmente ali na Região Sul do nosso estado. Uma pessoa que entende o cooperativismo como o futuro da nossa sociedade”, enfatizou o ex-prefeito de Itajuípe, que mencionou a importância da parceria do município com a Sicredi Integração BA na abertura de novos pontos de atendimento. Sílvio Porto é o presidente da cooperativa de crédito baiana sediada em Itabuna.
O momento foi de felicidade para o cooperativista baiano que há tantos anos se dedica ao exercício da medicina e ao nosso modelo de negócios no estado. “Eu me senti altamente honrado por essa distinção da Assembleia Legislativa da Bahia, ao me conceder o título da Comenda 2 de Julho. Eu fico satisfeito porque quando temos o reconhecimento de um trabalho, de uma trajetória dedicada à medicina, ao cooperativismo, à cidadania, nos sentimos mais feliz, não só por mim, como para minha família. Todo o esforço, toda a dedicação que eu sempre tive no meu trabalho foi recompensado e reconhecido, com a mais alta honraria dessa Casa”, celebrou Sílvio Porto, que também preside a Unimed Itabuna.
Comenda 2 de Julho
Instituída pela Resolução nº 1.277/99, da Assembleia Legislativa da Bahia, a Comenda 2 de Julho é a mais alta honraria concedida pelo poder legislativo baiano. Ela é atribuída a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento político e administrativo estadual e nacional, e exalta a luta em defesa da liberdade do povo da Bahia.
Por Ascom Sistema Oceb
Sistema Oceb recebe Selo Lilás
- Nenhum
Iniciativa reconhece a atuação de organizações em favor de políticas de igualdade de gênero e defesa das mulheres
A noite desta segunda-feira (25/3) foi marcante para o cooperativismo baiano e todas as mulheres que fazem e engrandecem nosso modelo de negócios por toda a Bahia. Na oportunidade, o Sistema Oceb recebeu a certificação Selo Lilás que destaca instituições públicas e privadas baianas compromissadas e engajadas na construção de um ambiente mais seguro, acolhedor e que valorize a contribuição das mulheres atendendo aos compromissos assumidos na Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas - ONU.
Da esquerda para a direita, Gláucia Scapini (CoopGNP), Ially Carmo (Sistema Oceb) e Valdirene Oliveira (Ser do Sertão)A concessão é de responsabilidade da Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM, vinculada ao Governo do Estado da Bahia. Na primeira edição, 196 organizações participaram da etapa de análise e seleção via edital específico, sendo 83 contempladas com a certificação estadual.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, celebrou a conquista alcançada e que evidencia o trabalho realizado alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS. “É a materialização do reconhecimento de anos de trabalho do Sistema Oceb em prol da equidade de gênero no cooperativismo. Esse importante Selo Lilás visibiliza nossa atuação dentro do ESG e fortalece nosso compromisso para o cumprimento dos ODS, em especial o 05, para ‘alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas’”.
A superintendente da Oceb, Ially Carmo, recebendo o Selo Lilás do governador Jerônimo Rodrigues e da deputada Neusa CadoreA superintendente da Oceb, Ially Carmo, que representou o Sistema Oceb na solenidade, relembrou o papel fundamental do Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia “Elas pelo Coop Bahia” para o sucesso obtido com a certificação. “Quando pensamos em empoderar mulheres, precisamos lembrar que esse empoderamento precisa ser coletivo. No cooperativismo nossa atuação é para a coletividade e o Comitê Elas pelo Coop Bahia foi o grande destaque que nos permitiu alcançar essa sonhada certificação. O protagonismo feminino é evidenciado e ganhamos mais uma responsabilidade, a de seguir ampliando o cooperativismo na Bahia para que mais mulheres possam fazer parte. Estou muito feliz por mais essa belíssima conquista”, refletiu a executiva da entidade de representação política-institucional cooperativista do estado.
O trabalho realizado pelo comitê de mulheres ligado ao Sistema Oceb foi apresentado à comissão avaliadora como a justificativa principal para a efetivação da certificação. Além disso, para ser eletiva, as instituições participantes deveriam possuir, ao menos, 30% do quadro de pessoal composto por mulheres. Atualmente, a Oceb e Sescoop/BA somam 26 empregados, destes 17 são mulheres, o que representa 65% do total.
A gerente de desenvolvimento de cooperativas, Jussiara Lessa, rememorou com felicidade o início das atividades com mulheres, há mais de 11 anos atrás. “Notamos que as mulheres precisavam de voz dentro do cooperativismo, levamos a ideia para o presidente e ele nos deu o desafio de desenvolvermos algo para esse público. Assim nasceram os eventos voltados para as mulheres cooperativistas, e o grande encontro delas já está em sua 13ª edição”, contou a gestora do Sescoop/BA.
O Selo Lilás traz para o Sistema Oceb muito orgulho e felicidade. Com ele o desafio torna-se ainda maior e mais robusto, pois reconhecemos nossa responsabilidade em mantê-lo dentro do Sistema Oceb e, por consequência, dentro do Cooperativismo na Bahia. Quando pensamos sobre nosso propósito, vimos que ele está se materializando por intermédio de ações assertivas, como essa que nos viabilizou a importante honraria, afinal, “promover a qualidade de vida das pessoas, por meio do cooperativismo na Bahia” perpassa por impulsionar mulheres para promoção da equidade de gênero no nosso modelo de negócios.
Cooperativas baianas contempladas com o Selo Lilás
A noite também foi especial para três cooperativas baianas. Isso porque a Cooperativa dos Transportadores de Luís Eduardo Magalhães - CoopGNP, a Cooperativa Ser do Sertão e a Cooperativa Uniodonto Paulo Afonso também receberam a certificação do Selo Lilás.
As ações promovidas dentro do modelo de negócios cooperativista e que geram efetividade da participação feminina foram mencionadas por Tatiana Santos, que representou a cooperativa do Sistema Uniodonto do município situado no Vale do São Francisco.
Tatiana Santos, gerente da Uniodonto Salvador representando a Uniodonto Paulo Afonso“Buscamos mostrar a representatividade das mulheres aqui, especialmente por ser uma cooperativa. Valorizar e reconhecer o trabalho das mulheres, independentemente de suas funções, é essencial para promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e igualitário. Algumas das nossas políticas adotadas para o quadro funcional são incentivo à saúde da mulher, capacitações e eventos voltados para as funcionárias e maior contratação de mulheres”, afirmou a gerente da Uniodonto Salvador, que representou a co-irmã, Uniodonto Paulo Afonso, certificada com o Selo Lilas, em entrevista publicada no portal de notícias do Governo do Estado da Bahia.
A presidente da Ser do Sertão, Valdirene Oliveira, exaltou as fundadoras e àquelas que contribuíram com o resultado alcançado, além da função exercida aos futuros dirigentes e gestores.
Valdirene Oliveira, presidente da Ser
do Sertão“O Selo Lilás é uma conquista das mulheres da Ser do Sertão, tanto as que ajudaram a fundar a cooperativa, quanto àquelas que nos ajudaram a chegar no processo de construção aonde chegamos agora. É reconhecer o papel da mulher dentro do espaço, é fortalecer as iniciativas que possuímos para garantir a igualdade de direitos. Nossa equipe da Ser do Sertão tem a honra em receber o Selo Lilás em reconhecimento ao trabalho que estamos desenvolvendo e para permitir aos futuros sucessores identificarem a importância dentro do cooperativismo do trabalho, do esforço e do reconhecimento da mulher”.
E para manter a certificação, os próximos passos da Ser do Sertão já estão planejados.
“Pretendemos criar uma comissão de mulheres na estrutura da cooperativa para que justamente possamos garantir, não seja apenas um selo, mas uma conquista realizada diariamente em nosso espaço”, projetou a dirigente da cooperativa agropecuária sediada em Pintadas.
O exemplo para outras organizações trazido pelo Selo Lilás foi apontado pela coordenadora do Comitê de Mulheres da CoopGNP, Gláucia Scapini que comemorou o feito da cooperativa situada em Luís Eduardo Magalhães.
Gláucia Scapini, coordenadora do Comitê de Mulheres da CoopGNP“Ser reconhecida pelas ações que já fazemos diariamente para promover o bem-estar, segurança e valorização do trabalho que as mulheres exercem dentro de nossa cooperativa, é um grande passo para a igualdade entre mulheres e homens. Buscamos capacitar, empoderar, dar legitimidade ao que cada pessoa tem de melhor, somando as diferenças. Essa certificação nos traz muita alegria e nos inspira a irmos além. Também, incentiva outras instituições a olharem com mais atenção e cuidado para a importância do papel feminino na sociedade”.
Comitê Elas pelo Coop Bahia
Instituído em 17/09/2021, o Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia “Elas pelo Coop Bahia” foi criado com o objetivo de propor ações para o aprimoramento da atuação feminina no estado, dentro do cooperativismo, a partir da indicação de ações que fortaleçam a representatividade de gênero. O Sistema Oceb foi uma das Organizações Estaduais pioneiras no Brasil na instituição do órgão de representatividade feminina.
O Elas pelo Coop Bahia é composto por mulheres cooperativistas das cinco regiões do estado, que integram o foco de atuação do Sistema Cooperativista Baiano, e está organizado em um grupo gestor formado por coordenadora, vice-coordenadora e secretária.
Vera Lúcia Ventura, coordenadora do Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia “Elas pelo Coop Bahia”, detalhou a felicidade com que o comitê recebeu a notícia. “Nesse momento estamos felizes, motivadas, e realizadas com a certificação do Selo Lilás. Importante reconhecimento de muitos outros que haveremos de conquistar, pois as mulheres cooperativistas na Bahia estão cada dia mais se conscientizando de que são capazes e que merecem participar das cooperativas, compreendendo suas dinâmicas. Como coordenadora deste comitê, é uma honra receber a certificação e fico muito grata a todas as pessoas envolvidas no processo”, celebrou a coordenadora estadual do Comitê de Mulheres Elas pelo Coop BA.
Por Ascom Sistema Oceb
Cooperativas discutem política estadual de apoio ao Cooperativismo em evento promovido pelo Sescoop/BA
Diversas cooperativas baianas se reuniram na última sexta-feira, 07 de outubro, para discutir a Lei Estadual do Cooperativismo Baiano e o Decreto que a regulamenta, durante o III Encontro Estadual dos Ramos do Sistema Cooperativo Baiano. “É a nossa missão fazer o Decreto funcionar. As idéias que sairão daqui hoje serão levadas ao governo com este objetivo”, destacou o presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia - Sescoop/BA, Cergio Tecchio, na abertura do evento.
Segundo o Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Nilton Vasconcelos, o estado ainda está pouco instrumentalizado de profissionais que entendam a atividade cooperativista. “Com a criação do Conselho Estadual do Cooperativismo abrimos um espaço de interação entre o governo e as cooperativas. Precisamos avançar no desenvolvimento da cultura cooperativista e isso acontecerá através da educação. Nossa próxima missão é estruturar o cooperativismo no estado”, destacou Vasconcelos.
Para o superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, a sinergia que a OCEB e o Sescoop/BA possuem com as secretarias do governo é uma oportunidade para dar eficácia operacional à lei. “Enquanto OCB temos que irradiar esse exemplo para os outros estados”, destacou Nobile.
Representantes de diversas secretarias do governo estadual apresentaram ações que já estão sendo desenvolvidas com o intuito de alavancar o cooperativismo no estado baiano. Segundo Tiago Filgueiras, representante da Casa Civil, o governo do estado tem papel importante no desenvolvimento das cooperativas através da compra de produtos alimentícios direcionados à merenda escolar. “Nossa prioridade de atendimento são as cooperativas porque sabemos que por trás delas existem milhares de famílias”, ressaltou.
Após as apresentações das secretarias, os gestores das cooperativas reuniram-se em grupo, de acordo com o ramo de atuação, com o objetivo de propor ações ao governo que incentivem o desenvolvimento do cooperativismo no estado.
O Encontro contou com a participação de representantes da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Secretaria da Educação (SEC BA), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e Casa Civil.
O evento foi realizado pelo SESCOOP/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB.
Cooperativismo baiano celebra Ano Internacional na Assembleia Legislativa
- Nenhum
Sessão Comemorativa destacou a força e impacto do
modelo de negócios formado da união de pessoas
Pouco mais de uma década após o último Ano Internacional das Cooperativas em 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas definiu 2025, mais uma vez, como período para reforçar o impacto do cooperativismo em âmbito global. Atualmente, são 3 milhões de cooperativas em todo o mundo, com 1 bilhão de cooperados e 280 milhões de empregos gerados, conforme dados da Aliança Cooperativa Internacional - ACI. Juntas, as 300 maiores cooperativas globais faturam U$ 2,17 trilhões, o que fariam delas a 8ª maior economia no mundo, se fossem um país. As informações constam do Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2025, divulgado pelo Sistema OCB. Na Bahia, o Sistema Oceb vem celebrando a força do modelo de negócios cooperativista no estado com ações que reforçam o papel das cooperativas baianas. A última das ações promovidas foi a Sessão Comemorativa do Ano Internacional das Cooperativas, realizada na última segunda-feira (11/8/2025), na Assembleia Legislativa da Bahia.
Grupo Yayá Muxima em apresentação na ALBA
A solenidade, proposta pela deputada Ludmilla Fiscina, em parceria com o Sistema Oceb, reuniu lideranças, cooperados e empregados do cooperativismo baiano, representantes de órgãos públicos estaduais, de entidades da sociedade civil, além de parceiros, conselheiros, dirigentes, gestores e equipe da Casa do Cooperativismo Baiano. Além da deputada proponente, que presidiu o ato, a mesa de autoridades foi composta pelo presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio; pelo secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Augusto Vasconcelos, que é presidente do Conselho Estadual do Cooperativismo - CECOOP e, neste ato, também representou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; pela secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Neusa Cadore e pelo coordenador local do Escritório de Projetos em Salvador do PNUD Brasil, Leonel Neto.
Durante o evento, a banda Yayá Muxima, composta por mulheres entoou o Hino Nacional e o Hino da Bahia. As percussionistas baianas também realizaram a apresentação de músicas de sucesso da axé music, expoente da cultura local reconhecido internacionalmente. Ainda, o público presente assistiu ao vídeo manifesto do Ano Internacional das Cooperativas, divulgado pelo movimento SomosCoop, de valorização nacional do cooperativismo e que visa tornar o coop ainda mais conhecido e reconhecido na sociedade.
Mesa de autoridades na Sessão Comemorativo do Ano CoopPara a presidente do ato na Casa do Poder Legislativo na Bahia, deputada Ludmilla Fiscina, o momento foi de felicidade por envolver uma atividade que impacta na vida de tantas pessoas. “Esse é um tema tão importante, tão relevante para que a gente possa discutir. O objetivo é que através daqui, da casa do povo, a gente possa discutir, mas principalmente unir pessoas, cada um do seu segmento, para que a gente possa alavancar. Então esse é um momento de construção, de diálogo, para que através desse momento, venham outros, e assim, a gente consiga fortalecer mais as cooperativas”, explicou a parlamentar.
O secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia - SETRE, Augusto Vasconcelos, comentou a diversidade de atividades exercida pelas cooperativas. “Nós estamos aqui integrando um sistema de cooperativas, as mais variadas, que atuam nos diferentes segmentos. Da nossa economia tem cooperativas na saúde, na agricultura, na educação, no sistema financeiro, enfim, no conjunto de trabalhos que são organizados, onde pessoas se sentam para atuar em conjunto para fortalecer o bem comum”, finalizou o também presidente do CECOOP.
Secretária Neusa Cadore com representantes do Comitê Elas pelo Coop BA
A secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia - SPM, Neusa Cadore, destacou a força do cooperativismo na formação de lideranças femininas, no acolhimento e enfretamento às adversidades. “O cooperativismo valoriza a inclusão das mulheres, inclusão de fato, com capacitação, com preocupação para combater e enfrentar todos os tipos de violência contra as mulheres. Ele responde a muitos desafios que se colocam hoje na sociedade, principalmente na Bahia, onde a gente ainda tem o desafio de muita gente em situação de vulnerabilidade social”, refletiu a deputada licenciada que foi relatora da Lei 11.362 de 2009, que instituiu a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo na Bahia.
Competitividade e sustentabilidade para o cooperativismo baiano
Leonel Neto, coordenador local PNUD Brasil e Cergio Tecchio, presidente Sistema OcebO Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, organismo da Organização das Nações Unidas - ONU foi um dos parceiros estratégicos presentes no evento. Desde 2021, a organização não-governamental desenvolve em cooperação com o Sistema Oceb, o projeto Coops Competitivas e Sustentáveis que busca potencializar as cooperativas no estado por meio da adoção da Agenda 2030 e da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS.
O coordenador local do Escritório de Projetos em Salvador do PNUD Brasil, Leonel Neto, pontuou o compartilhamento de valores comuns do negócio cooperativista com as frentes de ação do órgão com atuação global. “A natureza do cooperativismo, a solidariedade por trás do cooperativismo, a possibilidade de inclusão social, são valores com os quais a ONU tem uma forte sinergia. Nosso projeto, de apoio às cooperativas, vem trazendo os ODS e a Agenda 2030 para o planejamento estratégico das cooperativas, possibilitando assim que as cooperativas tenham esse compromisso social, beneficiando o entorno que atuam, promovendo a inclusão social e a integração. O PNUD, portanto, se solidariza com o Ano Internacional das Cooperativas, na perspectiva de que a atividade cooperativista é uma atividade de inclusão, de sustentabilidade e, também, de competitividade do segmento”, explicou o gestor local da agência vinculada à ONU.
Cooperativas constroem um mundo melhor
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, apresentou informações que demonstram o quanto as cooperativas têm feito a diferença para milhares de pessoas em todo o estado. Durante a apresentação, o dirigente destacou o incremento significativo de negócio cooperativista na Bahia que alcançou mais de 420 mil cooperados no último ano, um aumento na base de 42%, se comparado ao período anterior. Além disso, refletiu sobre o diferencial das cooperativas enquanto sociedade de pessoas e que necessitam, cada vez mais, serem sustentáveis do ponto de vista de vista econômico, quanto social, e de estarem atentas às comunidades onde atuam para promoverem o desenvolvimento regional e o crescimento dos negócios localmente.
Para o dirigente do cooperativismo baiano, as cooperativas têm construído um mundo melhor, o que precisa ser celebrado. “É importante comemorarmos, porque a gente faz um mundo melhor, cada vez mais. Portanto, nada melhor o espaço que nós tivemos com toda a nossa equipe, com todo o pessoal que é simpático ao cooperativismo, as autoridades, para comemorar esse evento. Muito obrigado a todos por estarem aqui nessa data”, encerrou.Equipe do Sistema Oceb durante Sessão Comemorativa do Ano Coop na ALBA
Para ficar por dentro das atividades em celebração ao Ano Internacional das Cooperativas na Bahia, acompanhe o portal do Sistema Oceb na internet e nossas redes sociais, e veja como as cooperativas constroem um mundo melhor.
Por Ascom Sistema Oceb
Coops baianas selecionadas para o Selo Lilás
- Nenhum
Cooperativas baianas receberão a certificação do Governo da Bahia que reconhece
as políticas e práticas de valorização das mulheres no ambiente de trabalho
A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo da Bahia divulgou nesta terça-feira (15/04) o resultado preliminar das empresas, entidades e organizações contempladas com o Selo Lilás. A listagem foi publicada na edição mais recente do Diário Oficial do Estado e contempla ao todo 113 organizações. Dentre essas, estão 11 cooperativas baianas registradas junto à Oceb. As cooperativas que serão certificadas pelo Governo da Bahia são: Cooperativa de Produtores Rurais - Cooperfarms (Luís Eduardo Magalhães), Cooperativa dos Produtores Rurais de Ibicoara e Chapada Diamantina – Coopric (Ibicoara), Cooperativa de Trabalho Rennova (Feira de Santana), Sicoob Central BA (Salvador), Sicoob Coopec (Itabuna), Sicoob Coopemar (Mairi), Sicoob Coopere (Valente), Sicoob Costa do Descobrimento (Itamaraju), Sicoob Credcoop (Vitória da Conquista), Sicoob Norte Sul (Gandu) e Sicoob Sertão (Pintadas).
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, parabenizou as cooperativas que receberão a certificação estadual como reconhecimentoao trabalho desenvolvido a favor das mulheres. “Quero externar nosso agradecimento a todas às cooperativas que participaram e parabenizar todas àquelas que conseguiram. O Sistema Oceb vem incentivando as cooperativas e a participação da mulher no cooperativismo em todo o estado. E com isso, finalmente, as cooperativas baianas estão sendo reconhecidas pelo trabalho realizado, afinal são as grandes protagonistas. Parabéns a todas pela conquista”, celebrou o dirigente do cooperativismo baiano.
O Sistema Oceb apoiou as cooperativas no estado a participarem do processo de avaliação para concessão da certificação estadual e promoveu uma campanha de divulgação e estímulo para adesão nas etapas de inscrição. A atividade está alinhada com as estratégias de ação do Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia - Elas pelo Coop BA.
Selo Lilás
Representantes da CoopGNP, Sistema Oceb, Ser do Sertão e Uniodonto Paulo Afonso, no Selo Lilás 2024O Selo Lilás é uma certificação do Governo da Bahia concedida via Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM e que visa reconhecer e certificar as organizações que implementam políticas e práticas que efetivamente contribuem para a igualdade entre homens e mulheres no trabalho. Dentre os critérios analisados por comissão avaliadora estão equidade salarial, a presença feminina em cargos de liderança, a implementação de políticas de prevenção e enfretamento ao assédio moral e sexual, a promoção da licença-maternidade e outras iniciativas que visam o bem-estar e o desenvolvimento profissional das mulheres, conforme consta no Edital que regula o processo de certificação.
Na primeira edição da certificação realizada no último ano, o Sistema Oceb, juntamente com a Cooperativa dos Transportadores de Luís Eduardo Magalhães - CoopGNP, Cooperativa Ser do Sertão e Uniodonto Paulo Afonso foram agraciadas pelas ações adotadas em prol das mulheres no ambiente de trabalho.
As cooperativas baianas contempladas neste ano receberão um reconhecimento formal pelo Governo do Estado da Bahia e passarão a poder a exibir e utilizar o Selo Lilás em suas comunicações e materiais de divulgação. A certificação tem duração de dois anos e pode ser renovada com apresentação de projetos diferentes aos anteriormente apresentados na concessão inicial.
O resultado final com todas as organizações que serão certificadas com o Selo Lilás em 2025 deverá ser divulgado no próximo dia 26 de abril.
Por Ascom Sistema Oceb
Sistema Oceb participa de reunião com cooperativas de transporte de Camaçari
A atuação do Sistema Oceb para o desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo na Bahia segue firme junto a todos os ramos. No dia 12 de setembro, foi realizado um encontro com as cooperativas do Ramo Transporte de Camaçari, município de 300 mil habitantes, situado na Região Metropolitana de Salvador. Participaram da atividade promovida pelo Sistema Oceb em articulação com as cooperativas locais, o conselheiro diretor representante do Ramo Transporte na Oceb, Jair Romualdo, a superintendente da Oceb, Ially Carmo, a analista de cooperativismo e monitoramento do Sescoop/BA, Geisa Félix e o coordenador de desenvolvimento profissional do Sest/Senat Simões Filho, Adriano Conceição. Além disso, oito presidentes de cooperativas de táxis especiais sediadas em Camaçari estiveram presentes.
Conforme o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, esse é um momento essencial para entender as dificuldades enfrentadas no dia a dia e oferecer o melhor suporte possível às cooperativas. “Essencial estarmos junto das cooperativas de transporte registradas junto ao Sistema Oceb e àquelas que desejam se registrar e filiar à Oceb. Em situações como essas, temos a oportunidade de ouvir as demandas para pensarmos juntos soluções em atendimento às dores e ainda contribuirmos na própria organização dessas cooperativas”.
Durante o encontro, a superintendente da Oceb, Ially Carmo, explicou as atribuições do Sistema Oceb como a atividade de representação político-institucional e a atuação sindical em favor das cooperativas registradas e filiadas à Oceb. Já a analista Geisa Félix, apresentou os serviços ofertados para o desenvolvimento das cooperativas regulares junto ao Sistema Oceb. Jair Romualdo, conselheiro diretor na Oceb, detalhou os passos seguintes e as pretensões do encontro. “Foi incentivada a criação de uma central e os presentes ficaram empolgados com a ideia. Foi um encontro excelente com as pessoas tentando realmente entender o que é o papel do Sistema demonstrando nossa disposição em vir às cooperativas para saber as demandas, as necessidades delas. Às vezes, é muito simples e nós podemos ajudar levando o que elas realmente estão precisando naquele momento. Com essa interação, creio que fica mais fácil atendermos os anseios das cooperativas aqui no nosso estado”, finalizou o dirigente que representa o ramo na Bahia.
Um dos parceiros do cooperativismo baiano no segmento de transporte, o Sistema Sest/Senat, sediado em Simões Filho, participou do encontro com os líderes cooperativistas locais. “Na ocasião, tivemos a oportunidade de estreitar os laços com as cooperativas do setor de transporte do município de Camaçari, e também, fechar novas parcerias para qualificação e capacitação dos permissionários. Dessa forma, o Sest/Senat cumpre com sua missão de ajudar a tornar o trânsito mais seguro e os nossos condutores mais preparados. Agradecemos o convite realizado pelo Sistema Oceb e colocamo-nos à disposição para o desenvolvimento de novas ações para atendimento às cooperativas da nossa região”, comentou Adriano Conceição, coordenador de desenvolvimento profissional do Sest/Senat.
Pelas cooperativas estiveram presentes os presidentes das cooperativas de táxis especiais Fonetaxi, Transpolo, Tracoop, Coopercam, Transcoop, Coop Mapp e Cootrasem com base no município de Camaçari. Marinaldo Oliveira, presidente da Cooperativa de Transporte Modalidade Fretamento - Cootrasem detalhou a necessidade e importância do encontro com as cooperativas sediadas na localidade. “Foi uma reunião bastante proveitosa em função de nossos anseios de ver o Sistema Oceb representar os interesses das cooperativas de táxis especiais do município de Camaçari. Os presentes ficaram satisfeitos em ver o Sistema Oceb presente em nosso município e esperamos que seja a primeira de muitas reuniões para tratarmos desses interesses. Saímos confiantes e tudo que foi socializado na reunião, nós disponibilizamos em um grupo de presidentes das cooperativas de táxi especial do município”, finalizou.
COOPERATIVISMO DE TRANSPORTE NO BRASIL E NA BAHIA
Segundo o último Anuário do Cooperativismo Brasileiro, divulgado em agosto passado, são 886 cooperativas de transporte no país, reunindo 96.697 cooperados e empregando 5.748 pessoas. Na Bahia, conforme dados atualizados do SouCoop, atualmente, são 28 as cooperativas do Ramo Transporte registradas no Sistema Oceb. Juntas representam 4 mil cooperados. Tais cooperativas oferecem serviços no modal rodoviário e estão distribuídas no transporte de cargas e de passageiros (coletivo e individual). Camaçari é o município baiano que possui o maior número de cooperativas de transporte registradas no Sistema Oceb (11).
A realização da reunião é resultado do trabalho de articulação com as cooperativas da localidade e fruto do projeto do Sescoop/BA “Rota Cooperativa” que visa sensibilizar as cooperativas do Ramo Transporte a aderiram aos produtos e serviços oferecidos pelo Sistema Oceb. Consiste em visitas, apresentação de portfólio, coleta de feedback e sugestões, registro de informações, análise de resultados e avaliação de aceitação, além do incentivo à adoção dos diagnósticos organizacionais ofertados às cooperativas visitadas. É o Sistema Oceb trabalhando para integrar e fortalecer as cooperativas baianas, buscando desenvolver a atuação de todo os ramos no nosso estado.
Para saber um pouco mais sobre o Ramo Transporte do cooperativismo no país, assista ao episódio 6 da primeira temporada do SomosCoop na Estrada e o Papo com Presidente sobre as oportunidades para o cooperativismo do setor de transportes na Bahia, veiculado no canal no YouTube do Sistema Oceb.
Por Ascom Sistema Oceb
Sistema Oceb participa da II Conferência Nacional do Trabalho
- Nenhum
Ângela Gédéon, assessora jurídica e trabalhista do Sistema Oceb representou a Casa do
Cooperativismo Baiano no evento que avançou em propostas para relações de trabalho
O Sistema Oceb esteve presente na II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT), realizada de 3 a 5 de março, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP). A Casa do Cooperativismo Baiano foi representada pela assessora jurídica e trabalhista do Sistema Oceb, Ângela Gédéon. O encontro, promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), resultou na consolidação de propostas destinadas ao fortalecimento das relações de trabalho, da negociação coletiva e da segurança jurídica. O momento marcou a etapa final de um amplo processo de diálogo social voltado à construção de diretrizes para o futuro do trabalho no Brasil.
O Sistema OCB juntamente com organizações estaduais vinculadas como o Sistema Oceb, entidade que defende os interesses das cooperativas na Bahia, acompanhou os debates ao longo de toda a conferência e participou das discussões técnicas que analisaram propostas elaboradas nas etapas estaduais realizadas entre setembro e dezembro de 2025. Delegados de todas as unidades da Federação participaram da etapa nacional, que reuniu cerca de três mil representantes e analisou centenas de contribuições encaminhadas pelos estados.
Construção coletiva
A etapa nacional da conferência consolidou propostas construídas ao longo de meses de debates realizados em todos os estados brasileiros. Durante o encontro em São Paulo, os 689 delegados credenciados, distribuídos entre representantes do governo, dos trabalhadores e dos empregadores, avaliaram as contribuições apresentadas nas etapas estaduais e deliberaram sobre as diretrizes consideradas prioritárias para orientar as políticas públicas relacionadas ao mundo do trabalho.
Entre os temas discutidos estiveram a ampliação das políticas de qualificação profissional, o fortalecimento da negociação coletiva, a promoção da inclusão produtiva, o aprimoramento dos instrumentos de proteção social e a atualização de atos normativos. Também estiveram em pauta os impactos das transformações tecnológicas e produtivas sobre o mercado de trabalho e a necessidade de adaptação das políticas públicas a esse novo cenário.
Dos 56 temas avaliados ao longo da conferência, os grupos consensuaram 17 propostas para deliberação na plenária final. Após a votação pelos delegados presentes, 10 propostas foram aprovadas por ampla maioria.
A conferência reafirmou ainda a importância do diálogo social e da construção tripartite — entre trabalhadores, empregadores e governo — como caminho para enfrentar os desafios do mercado e ampliar as oportunidades de emprego e renda no país.
Cooperativismo nacional e baiano presentes
Representantes do Sistema OCB, do Sistema Oceb e de outras cinco organizações estaduais participaram ativamente das discussões da conferência, contribuindo com o olhar do cooperativismo sobre o futuro das relações de trabalho e o papel do setor na geração de oportunidades em diferentes regiões do país. A organização nacional do cooperativismo liderou a bancada dos empregadores em um dos grupos técnicos, cujo tema central tratou da Proteção e Inclusão Produtiva.
Além da assessora jurídica trabalhista do Sistema Oceb, Ãngela Gédéon, a delegação do cooperativismo foi formada pelos seguintes integrantes em representação às organizações estaduais e ao Sistema OCB: Rodrigo Forneck, superintendente da OCB/AC; Lene de Matos, gerente de Relações Institucionais do OCB/RO; José Pedro Pedrassani, assessor jurídico da Ocergs; Geraldo Magela, assessor institucional do Sistema Ocemg; Enoque Gomes, engenheiro de segurança do trabalho do Sistema Ocepar; e Bruno Vasconcelos, coordenador de Relações Trabalhistas e Sindicais da CNCoop e representante do Sistema OCB no evento.
“A presença do cooperativismo nesse debate é fundamental para demonstrar que é possível conciliar geração de renda, inclusão produtiva e valorização das pessoas. O modelo cooperativista nasce do trabalho organizado e da participação, e por isso tem muito a contribuir com a construção de soluções para o futuro do trabalho no país”, destacou Bruno.
A representante do cooperativismo baiano presente destacou um avanço significativo alcançado na II CNT. “O tema de grande importância foi o fortalecimento das negociações coletivas de trabalho, que foi votada por todos com uma proposta de consenso de todas as bancadas e será transformada em política pública”, apontou Ângela Gédéon, assessora jurídica e trabalhista do Sistema Oceb.
Por Sistema OCB adaptado por Ascom Sistema Oceb
Coops celebram Ano Internacional nas câmaras municipais pela Bahia
- Nenhum
Cerimônias ocorreram em diferentes regiões do estado e deram visibilidade
às cooperativas como promotoras do desenvolvimento nas comunidades
O Ano Internacional das Cooperativas tem sido celebrado na Bahia com eventos junto às câmaras municipais de diferentes regiões do estado. Após a realização de Sessão Comemorativa na Assembleia Legislativa da Bahia, no último mês de agosto, o Sistema Oceb estimulou as cooperativas a promoverem atividades semelhantes nos municípios para dar maior visibilidade ao nosso modelo de negócios e estreitar o relacionamento, sobretudo com os parlamentos nas respectivas bases de atuação e influência do cooperativismo baiano. Desde então, 16 cidades receberam solenidades para celebrar o período, promovidas por 35 cooperativas. Os eventos promovidos reforçam o impacto e a importância das cooperativas nas comunidades onde estão presentes. Também reafirmam que as cooperativas constroem um mundo melhor como definido pela Organização das Nações Unidas ao instituir 2025 como período celebrativo do cooperativismo em âmbito global.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, as ações nos municípios baianos promovidas pelas cooperativas em celebração ao Ano Internacional das Cooperativas reforçam a vocação do cooperativismo em estar lado a lado das comunidades, independentemente de contextos político e ideológicos. “É com muito orgulho que vimos as cooperativas no nosso estado mobilizando suas bases para evidenciar uma comemoração de caráter global como o Ano Internacional, decretado em 2025 pela ONU. As interações com os legislativos municipais em todas as regiões da Bahia demonstram nossa força como modelo suprapartidário, autônomo e independente, capaz de construir diálogo e estabelecer pontes com agentes de diferentes espectros políticos em prol da construção de um mundo melhor por meio do cooperativismo”, celebrou.
Cerimônias do Ano Internacional das Cooperativas nos municípios baianos
Confira abaixo as celebrações do Ano Internacional das Cooperativas, promovidas pelas cooperativas no estado, junto aos legislativos locais em diferentes municípios baianos.
NAZARÉ - Próximo ao término das atividades legislativas da Câmara Municipal de Nazaré em 2025, no dia 16 de dezembro, ocorreu Sessão Ordinária Especial em homenagem ao Ano Internacional das Cooperativas. A solenidade contou com a participação de lideranças cooperativistas do município do Recôncavo Baiano. Ficaram à frente da organização do evento, a Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais e Trabalhadores Autônomos na Agropecuária - Coomtrata, a Cooperativa Educacional de Nazaré - Coopenaza e o Sicoob Norte Sul. Os vereadores presentes reconheceram a importância do cooperativismo para o desenvolvimento local e regional.
Confira alguns registros da Sessão do Ano Internacional das Cooperativas na Câmara Municipal de Nazaré, acessando o Instagram do Sicoob Norte Sul.
SÃO SEBASTIÃO DO PASSÉ - No município da Região Metropolitana de Salvador, a Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo - Coomap, organizou Sessão Solene do Ano Internacional de Cooperativas na sede do poder legislativo municipal, no dia 03 de dezembro. Além de conselheiros, dirigentes, gestores e equipe da Coomap, responsável pela organização do evento, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, esteve presente e levou a mensagem do cooperativismo baiano aos parlamentares e autoridades locais e ao público que prestigiou a solenidade.
Para saber como foi a celebração do Ano Internacional das Cooperativas na Câmara Municipal de São Sebastião do Passé, acesse o vídeo divulgado no Instagram da Coomap.
SALVADOR - Na capital baiana, a Sessão Especial do Ano Internacional das Cooperativas junto ao poder legislativo municipal ocorreu no Centro Cultural Vereador Manuel Querino, no dia 02 de dezembro, e reuniu lideranças do cooperativismo soteropolitano, além de cooperados, dirigentes, gestores e equipes das cooperativas locais. O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, acompanhado de dirigentes, gestores e equipe da Casa do Cooperativismo Baiano esteve presente na celebração. A solenidade foi organizada pela Cooperativa de Trabalho de Profissionais da Área de Saúde - Cooper Doctor Saúde e pelo Sicoob Central BA.
Assista no canal da Câmara Municipal de Salvador no YouTube, como foi a celebração do Ano Internacional das Cooperativas na capital baiana.
LUÍS EDUARDO MAGALHÃES - No dia 7 de novembro, ocorreu sessão solene em Luís Eduardo Magalhães, na sede do Sindicato dos Produtores Rurais, organizada pelas cooperativas locais: Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia - Cooproeste, Cooperativa dos Transportadores de Luís Eduardo Magalhães - CoopGNP, Cooperativa de Produtores Rurais - Cooperfarms, Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Luís Eduardo Magalhães - Cootralem e Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia. A solenidade, promovida pela Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães, reuniu autoridades, entidades do setor produtivo, organizações da sociedade civil e lideranças cooperativistas do município da Região Oeste. O Sistema Oceb foi representado pela superintendente da Oceb, Ially Carmo. A então superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, veio de Brasília para participação presencial na cerimônia e apresentou informações atualizadas sobre o movimento cooperativista no país.
Acesse o canal da Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães e assista ao vídeo da sessão solene, realizada no município da Região Oeste.
UAUÁ - No mesmo dia pela manhã, quem também comemorou o marco para o nosso modelo de negócios foi a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá - Coopercuc em Audiência Pública, realizada na Câmara Municipal de Uauá. A solenidade ocorreu no plenário da casa legislativa municipal e destacou o trabalho feito pela cooperativa de agricultura familiar que beneficia centenas de cooperados, conciliando a geração de trabalho e renda a partir de produtos típicos do semiárido, com a preservação do bioma em um processo agroflorestal, denominado agrocaatinga. Participaram autoridades locais, membros fundadores e lideranças da Coopercuc que enfatizaram, a partir das próprias histórias de vida, o surgimento e crescimento da cooperativa baiana.
Confira no perfil no Instagram da Coopercuc, o vídeo postado da audiência pública, realizada na Câmara Municipal de Uauá.
PAULO AFONSO - Na Região do Vale do São Francisco, as cooperativas locais Cooperativa Educacional de Xingó - Coopex, Sicoob Coopere, Sicredi Expansão e Uniodonto Paulo Afonso receberam moção de aplausos da Câmara Municipal de Paulo Afonso, em sessão solene, realizada em 16 de outubro, e que celebrou o Ano Internacional das Cooperativas. A solenidade contou com a presença de autoridades e lideranças locais que reforçaram o papel fundamental das cooperativas na geração de emprego, renda e no fortalecimento da economia da região.
Para saber mais sobre a solenidade, assista ao vídeo e veja a postagem da Sessão Solene do Ano Internacional das Cooperativas, divulgado no perfil da Coopex - Colégio Boa Ideia e da Uniodonto Paulo Afonso, respectivamente, no Instagram.
ITAMARAJU - Na outra ponta da Bahia, em Itamaraju, o Sicoob Costa do Descobrimento organizou sessão solene em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, realizada em 14 de outubro na Câmara Municipal. A solenidade reuniu vereadores, representantes do governo municipal, autoridades locais, cooperados, lideranças cooperativistas, a comunidade, além do time da cooperativa de crédito baiana que demonstrou como as cooperativas constroem um mundo melhor.
Confira como foi o evento, no vídeo da Sessão Solene do Ano Internacional das Cooperativas na Câmara Municipal de Itamaraju, divulgado pelo perfil do Sicoob Costa do Descobrimento no Instagram.
ITABUNA - Seguindo na Região Sul, o Ano Internacional das Cooperativas foi comemorado em sessão solene realizada no dia 17 de setembro, na Câmara Municipal de Itabuna. A organização ficou a cargo do Sicoob Coopec, Sicredi Integração Bahia, Unimed Itabuna e Uniodonto Itabuna, que mobilizaram as equipes e a sociedade itabunense na solenidade, realizada na sede do Poder Legislativo municipal. No evento, as cooperativas locais apresentaram informações sobre o impacto positivo do cooperativismo em toda a região.
Confira mais no vídeo da Sessão Solene do Ano Internacional das Cooperativas na Câmara Municipal de Itabuna, divulgado no perfil do Sicredi Integração Bahia no Instagram.
IRECÊ - Outro exemplo de intercooperação para celebrar o Ano Internacional das Cooperativas vem de Irecê. No dia 29 de agosto, a Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê - Coperil, a Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê - Copirecê, Cooperativa de Consumo dos Funcionários do Banco do Brasil na Micro Região de Irecê - Coobrasil, a Cooperativa dos Produtores de Grãos do Semi Árido - Cooper-grãos, a Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras Familiares Raízes do Sertão - Raízes do Sertão, o Sicoob Sertão e a Unimed Vale do São Francisco se juntaram para organizar a cerimônia em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas em sessão itinerante da Câmara Municipal de Irecê, realizada no Teatro Ataídes Ribeiro. As atividades em celebração à data comemorativa para o cooperativismo foram encerradas com a realização do Dia de Cooperar - Dia C, realizado no dia seguinte, sábado (30/8), com ações de cidadania voltadas à população local, ofertadas pelas cooperativas do município. A superintendente da Oceb, Ially Carmo, representou a Casa do Cooperativismo Baiano nas comemorações em Irecê.
Assista aos vídeos publicados sobre a Sessão do Ano Internacional das Cooperativas pela Câmara Municipal de Irecê e do Dia de Cooperar, divulgados no perfil da Coperil no Instagram.
GANDU - As cooperativas do Baixo Sul Baiano, Cooperativa Agrícola Gandu - Coopag, Cooperativa dos Produtores de Leite da Região de Gandu - Coolerg e Sicoob Norte Sul promoveram na Câmara Municipal de Gandu uma sessão especial em 20 de agosto para celebrar o Ano Internacional das Cooperativas. As cooperativas que possuem origem conjunta mostraram o poder da intercooperação para dar visibilidade ao modelo de negócios cooperativistas junto à comunidade local. Na solenidade, a superintendente da Oceb, Ially Carmo, esteve presente em representação à Casa do Cooperativismo Baiano.
Para conferir como foi a celebração na Câmara Municipal de Gandu, assista ao vídeo divulgado no perfil da Coopag no Instagram.
MAIRI - No Centro-Norte Baiano, mais precisamente em Mairi, sede do Sicoob Coopemar, a Câmara Municipal celebrou o Ano Internacional das Cooperativas com moção de aplausos ocorrido em cerimônia, realizada no dia 14 de agosto. Participaram dirigentes, gestores, equipe da cooperativa de crédito baiana que também articulou e promoveu solenidades junto aos poderes legislativos de Várzea do Poço (21/8), Jacobina (19/8), Miguel Calmon (19/8) e Andaraí (1/9), onde atua e possui pontos de atendimento.
Assista a mensagem do presidente do Sicoob Coopemar, Joceval de Souza, à moção de aplauso ao Ano Internacional das Cooperativas conferido pela Câmara Municipal de Mairi.
VITÓRIA DA CONQUISTA - Na maior cidade do sudoeste baiano, a celebração do Ano Internacional das Cooperativas ocorreu em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, no dia 12 de agosto. A solenidade contou com a organização e mobilização das cooperativas locais como a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense - Coopmac, Sicoob Credcoop, Sicoob Crediconquista e Unimed Sudoeste.
Para assistir, acesse o vídeo da cerimônia no canal YouTube da Câmara Municipal de Vitória da Conquista.
Para ficar por dentro das atividades de representação política e institucional do Sistema Oceb, acesse nosso portal na internet e acompanhe nossas redes sociais pelo @sistemaoceb .
Por Ascom Sistema Oceb com informações imagens das cooperativas
Conteúdos Relacionados [Inovação]
Jovem baiana participa de encontro de pesquisadores no Uruguai
- Nenhum
Ela apresentou projetos sobre Cooperativismo
A Bahia esteve representada no XIII Encontro de Investigadores Latinoamericanos en Cooperativismo (XIII EILAC) por Daniele Scopel, assistente de crédito da cooperativa Sicoob Costa do Descobrimento e integrante do Comitê de Jovens Geração C do Sistema OCB. O evento, que ocorreu de 5 a 7 de setembro no Uruguai, na cidade de Montevideo, teve como tema “Cooperativismo e Economia Social e Solidária: construindo práticas e teorias transformadoras para um tempo de mudanças”.
Na sexta-feira, 6 de setembro, Daniele apresentou dois trabalhos no eixo “Inovação, Gestão e Governança em Cooperativas”. Seus projetos são o “Projeto de implantação do Programa Mulheres Cooperativistas na cooperativa de crédito Sicoob Costa do Descobrimento” e “Os jovens como agentes propagadores do futuro do cooperativismo", assuntos que destacam a importância da participação feminina e o papel da juventude no modelo de negócios cooperativista.
Ao reunir pesquisadores e especialistas de diversos ramos do cooperativismo da América Latina, o evento possibilitou o intercâmbio e networking com outros profissionais, como comenta Daniele: "O EILAC é um momento de encontro de pesquisadores sobre o cooperativismo, onde é possível realizar a troca de aprendizagens e experiências com outros pesquisadores de todos os ramos do cooperativismo, além de ser um momento de ver práticas cooperativistas da América Latina. Aprendizados que poderei compartilhar quando retornar ao meu estado.”
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, a participação de Daniele no evento reforça um dos objetivos estratégicos do Sescoop/BA de estimular a pesquisa no cooperativismo e fortalecer a disseminação da cultura cooperativista. "Ver uma jovem cooperativista baiana participando de um evento internacional e apresentando projetos que impactam diretamente o futuro do cooperativismo é motivo de grande alegria. A presença de Daniele no EILAC não só fortalece a visibilidade das cooperativas baianas, mas demonstra o quanto os jovens e mulheres são fundamentais para a sustentabilidade do nosso modelo de negócios."
O XIII EILAC, reconhecido como um dos principais fóruns de discussão sobre cooperativismo na América Latina, é uma plataforma para a divulgação de pesquisas e boas práticas. O apoio na participação de Daniele Scopel representa mais um passo do Sistema Oceb na direção de fortalecer a participação de jovens e mulheres em espaços que irão trazer mais visibilidade ao cooperativismo e mostrar que eles são, de fato, agentes fundamentais para o futuro do movimento.
Ascom Sistema Oceb (com informações e fotos de Daniele Scopel)
Cooperativas baianas no WCM’25: conexões e aprendizados
- Nenhum
Bahia conectada ao cooperativismo mundial
O cooperativismo baiano, representado por 24 cooperativas do estado, de diferentes ramos, participou do WCM 25 - World Coop Management 2025, o maior evento de liderança e estratégia do cooperativismo mundial. O time da Bahia pôde fortalecer conexões e ampliar conhecimentos sobre “Inteligência Artificial, Inovação e Cooperação”, temática central do evento.
A programação do congresso, que ocorreu nos dias 22 e 23 de setembro, no Minascentro, em Belo Horizonte/BH, contou com palestras que apresentaram assuntos atuais e discussões de como a tecnologia tem servido às pessoas, a importância da diversidade e do cooperativismo como ferramenta de desenvolvimento sustentável.
Aprendizados e conexões no WCM’25
Sair do espaço da cooperativa e ter vivências em eventos como o WCM ajuda a ampliar o entendimento sobre assuntos da atualidade. Para Silvana Jabinal, gerente da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas da Bahia - Coopanest, o evento foi “rico em conteúdo e com um foco inspirador no cooperativismo em um novo mundo, onde a inteligência artificial já faz parte do nosso dia a dia - e quem não se adequar ficará para trás. Tenho certeza de que saímos deste encontro com a visão muito mais ampla e com a determinação de levar esse conhecimento e essa vivência para as nossas cooperativas.”
As reflexões transmitidas por diferentes palestrantes e interações, demonstraram que inteligência mais importante é aquela que conecta as pessoas à mais distinta habilidade: o relacionamento humano. Essa foi a impressão de Fernando Scapini, presidente da Cooperativa dos Transportadores de Luís Eduardo Magalhaes - CoopGNP. “Foram dois dias intensos de muito aprendizado, informações, conhecimento, inovações, motivação e valores agregados ao cooperativismo. Uma questão muito debatida e discutida foi a Inteligência Artificial (IA) que vem sendo uma evolução muito rápida. Apesar de toda tecnologia e evolução das máquinas e sistemas, saio do WCM’25 mais convicto de que as pessoas estão no centro dessa evolução. Precisamos investir e cuidar das pessoas, pois a parte humana é, e sempre fará a diferença”.
Relacionar o tema da tecnologia às habilidades humanas dialoga diretamente com o modelo de negócios cooperativista, como destacou Daniele Almeida, presidente da Cooperativa de Trabalho Educacional de Porto Seguro - Cooeps. “O WCM’2025 foi um momento de aprendizado e reflexão sobre o mundo tecnológico e as nossas habilidades humanas, temas mais que importantes para o cooperativismo, que tem na sua essência o fazer pelo humano. As trocas entre os pares e a relevância da interação humana, somadas às escolhas tecnológicas que fazemos cotidianamente, foram pontos necessários de reflexão, uma vez que as mudanças no mundo contemporâneo não vão regredir”, conclui.
Durante os intervalos, os participantes trocaram experiências com cooperativistas do Brasil e do mundo, e circularam pelos estandes, onde conheceram soluções e iniciativas que podem inspirar novos caminhos para o cooperativismo baiano.
Magna Gomes, diretora administrativo da Sicoob Norte Sul, esteve pela primeira vez no WCM. Para ela, “o momento é de evolução em velocidade e exige das lideranças cooperativistas adaptação e equilíbrio. O futuro é humano, a tecnologia sempre será importante, mas jamais substituirá a nossa humanidade feita em perfeição”, refletiu a gestora da cooperativa de crédito baiana.
Apoiar a participação das cooperativas neste encontro global é uma das formas de colocar em prática um dos objetivos estratégicos do Sistema Oceb: capacitar e desenvolver as lideranças, os colaboradores e cooperados. Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, “o WCM’25 foi vivido pelas lideranças baianas como uma oportunidade única de fortalecer conexões estratégicas com outros sistemas cooperativos do país e de refletir sobre os caminhos que podem impulsionar o futuro do setor. Vamos juntos!”.
Por Ascom Sistema Oceb
Workshop impulsiona solução de governança e gestão
A atividade visou apresentar às cooperativas adoção de
boas práticas de Governança e Gestão da solução AvaliaCoop
Sempre atento ao objetivo estratégico de promover a excelência da gestão e da governança das cooperativas na Bahia, o Sistema Oceb promoveu entre os dias 29 e 31 de julho, o “Workshop do PDGC - Turbinando a sua cooperativa”. O evento ocorreu em Salvador e reuniu representantes de 15 cooperativas de diferentes ramos e regiões do estado. Dentre os focos da atividade, estiveram o reconhecimento e incentivo à participação das cooperativas, bem como promover a integração entre as mesmas, sensibilizar e engajar as lideranças e comitês ligados ao programa, além de capacitar membros de comitês e outros responsáveis pela atividade dentro das cooperativas.
Participantes do Workshop do PDGC - Turbinando a sua cooperativa
|
COOPERATIVAS PARTICIPANTES DO WORKSHOP DO PDGC – TURBINANDO A SUA COOPERATIVA |
||
|
COOPERATIVA |
REGIÃO |
RAMO |
|
Oeste |
Agropecuário |
|
|
Chapada e Piemonte |
Trabalho, Produção de Bens e Serviços |
|
|
Metropolitana de Salvador |
Transporte |
|
|
Metropolitana de Salvador |
Crédito |
|
|
Portal e Sertão |
Crédito |
|
|
Portal e Sertão |
Crédito |
|
|
Sul |
Crédito |
|
|
Metropolitana de Salvador |
Crédito |
|
|
Sudoeste |
Crédito |
|
|
Sudoeste |
Crédito |
|
|
Sul |
Crédito |
|
|
Sul |
Crédito |
|
|
Sul |
Saúde |
|
|
Sudoeste |
Saúde |
|
|
Sul |
Saúde |
|
A aplicação e ampliação dos diagnósticos organizacionais em especial do programa Governança e Gestão do AvaliaCoop permite que o Sistema Oceb cumpra sua missão, conforme explica o presidente Cergio Tecchio. “Estamos estimulando, cada vez mais, as cooperativas no estado, para que façam a adesão aos diagnósticos do AvaliaCoop, como o programa Governança e Gestão. Tais ferramentas à disposição do cooperativismo baiano contribuem consideravelmente no atendimento da nossa missão institucional de integrar as cooperativas na Bahia para fortalecer sua representação, competitividade e sustentabilidade”, conclui.
Nos três dias de evento, ocorreram atividades como apresentações sobre competências essenciais da liderança, comunicação e assertividade, construção de equipes coesas e engajadas e gestão do tempo e produtividade, que são critérios que existem no PDGC. No último dia, os participantes puderam acompanhar a evolução das cooperativas com o Diagnóstico Governança e Gestão e planejar as próximas etapas da adesão ao ciclo atual.
Um dos representantes do Ramo Crédito presentes, José Elpídio Nova, vice-presidente do Sicoob Crediconquista, destacou a importância da atividade para um segmento em constante expansão. “O workshop foi de suma importância para nosso crescimento e desenvolvimento. Todos esses ensinamentos vêm agregar para que o cooperativismo, principalmente o de crédito, que está crescendo muito rapidamente, se torne muito mais rentável, organizado e estruturado, para poder continuar crescendo. Já temos trabalhado com o programa e nosso foco ultimamente tem sido como incluir e integrar o nosso associado, chegar até eles com todos os benefícios oferecidos para que eles compreendam o que é uma cooperativa”.
Para o dirigente da Unimed Costa do Descobrimento, Carlos Castro Alves, a programação elaborada cumpriu um papel importante para a cooperativa. “O workshop foi desenvolvido com atividades que o deixaram bem dinâmico e esperamos aproveitar todos os conhecimentos adquiridos muito bem na cooperativa. Nosso objetivo é fazer com que a Unimed cresça mais, usufruindo a integração entre as pessoas e fazendo com que entendam melhor a governança”, explicou o diretor administrativo da cooperativa de saúde instalada em Eunápolis, que durante o workshop foi reconhecida juntamente com outras cinco cooperativas baianas com uma homenagem por terem recebido o Selo de Reconhecimento do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão pelo desempenho obtido junto ao programa Governança e Gestão AvaliaCoop.
Cooperativas homenageadas
Na cerimônia de abertura do workshop, as cooperativas Sicoob Central Bahia, Coperil, Sicoob Cred Executivo, Sicoob Coopere, Unimed Costa do Descobrimento e Unimed do Sudoeste, receberam troféus. A homenagem do Sistema Oceb foi um reconhecimento por terem alcançado pontuação que classificaram elas a receberem os Selos de Reconhecimento do Governança e Gestão AvaliaCoop, conferidos pelo Sistema OCB em 2023.
|
COOPERATIVAS HOMENAGEADAS PELA CONQUISTA DO SELO DE EXCELÊNCIA DO |
|
|
COOPERATIVA |
NÍVEL DE MATURIDADE |
|
Coperil |
Compromisso para a Excelência |
|
Sicoob Central BA |
Compromisso para a Excelência |
|
Sicoob Coopere |
Primeiros Passos |
|
Sicoob Cred Executivo |
Primeiros Passos |
|
Unimed Costa do Descobrimento |
Primeiros Passos |
|
Unimed do Sudoeste |
Primeiros Passos |
A diretora financeira da Coperil, Éster Cristina, avaliou positivamente a participação, tanto no evento, quanto no programa, por parte da cooperativa educacional sediada em Irecê, Região da Chapada Diamantina. “Para a gente da Coperil é mais uma ótima oportunidade. Entendemos ser importantíssimo participarmos do workshop para nos integrarmos com as demais cooperativas e saber como as outras estão, e onde nós estamos. O programa é um diferencial e um divisor de águas. Hoje a Coperil é uma, e era outra antes de fazermos parte”, finalizou a dirigente da cooperativa que recebeu o Selo de Reconhecimento do Prêmio SomosCoop no nível de maturidade Compromisso para a Excelência.
Representantes das cooperativas homenageadas
Governança e Gestão (PDGC) AvaliaCoop
O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), o atual Governança e Gestão da solução AvaliaCoop, é um Modelo referencial de Excelência em Gestão de avaliação dos processos das cooperativas, identificação de pontos fortes e oportunidades de melhoria, visando a promoção de boas práticas. É oferecido, desde 2013, por meio da parceria com a Fundação Nacional da Qualidade - FNQ, pelo Sescoop Nacional, via Sescoop/BA, às cooperativas na Bahia e disponibiliza um modelo referencial para a governança e a gestão, pautado em padrões de excelência validados internacionalmente.
É adaptado às particularidades do modelo de negócio, princípios e valores cooperativistas. Mantém a vinculação com sua base conceitual e metodológica, que é o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da FNQ e do Manual de Governança Cooperativa do Sistema OCB.
Para fazer parte e aderir ao programa diagnóstico oferecido às cooperativas registradas junto ao Sistema Oceb, acesse o Diagnóstico Governança e Gestão da solução AvaliaCoop em nossa página na internet para turbinar sua cooperativa.
Por Ascom Sistema Oceb
Cooperativismo impulsiona a educação na Bahia
- Nenhum
Jornadas Pedagógicas 2025 fortalecem a rede de cooperação dentro do ensino cooperativo no estado
As cooperativas educacionais da Bahia iniciaram o ano letivo com um compromisso renovado com a formação e o desenvolvimento de suas comunidades escolares. As Jornadas Pedagógicas 2025 trouxeram uma série de palestras e atividades voltadas para a saúde mental, inovação educacional e fortalecimento dos princípios cooperativistas, com o apoio do Sescoop/BA.
De janeiro a fevereiro, as cooperativas promoveram encontros presenciais e on-line para capacitar professores, equipes e cooperados, abordando temas essenciais para a construção de um ambiente educacional mais colaborativo, inovador e humano.
Temas e reflexões para um ensino transformador
As Jornadas Pedagógicas foram organizadas pelas cooperativas educacionais na Bahia, cada uma trazendo discussões fundamentais para o desenvolvimento de seus profissionais e estudantes:
Painel Jornadas Pedagógicas 2025: elaboração Sistema Oceb
Reflexões e impacto
O compromisso com a educação cooperativa e o desenvolvimento contínuo dos profissionais foi destaque desta edição. O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, enfatizou a relevância do apoio do Sescoop/BA nesse processo:
“As Jornadas Pedagógicas reforçam o compromisso das cooperativas educacionais com a formação de cidadãos mais colaborativos e conscientes. O Sescoop/BA tem orgulho de apoiar iniciativas que impulsionam a inovação e o desenvolvimento humano no ambiente escolar”.
Com esse ciclo de aprendizado, espera-se que os professores e demais envolvidos levem essas reflexões para o dia a dia da sala de aula, criando um impacto positivo e duradouro na educação.
Para Eva Ribeiro, coordenadora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da Cooperativa Educacional de Porto Seguro - Cooeps, localizada em Arraial D'Ajuda, a palestra teve um impacto significativo na sua prática pedagógica. “A palestra de comunicação não violenta, que aconteceu durante a Jornada Pedagógica, contribuiu para que eu melhorasse na gestão de conflitos, me ajudando a lidar de forma mais eficaz nessas situações, seja entre alunos com alunos, ou entre alunos e professores, desenvolvendo a empatia, a me comunicar melhor também com os alunos”.
Na Jornada da Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê - Coperil, o professor de Pes English (Positivo English Solution) da escola, Mateus Caetano, compartilhou como os aprendizados da Jornada Pedagógica podem ser aplicados na prática em sala de aula, destacando a importância da integração entre teoria e prática no ensino. “Uma das coisas que me deixou mais atento e reflexivo é a questão para um olhar um pouco mais cuidadoso, mais sensibilizado para os alunos da educação inclusiva e especial. Toda a questão metodológica que a gente pode pensar e repensar, desconstruir e reconstruir, para a gente garantir o aprendizado de uma maneira mais efetiva, para que fique leve e confortável, e a gente consiga chegar ao nosso principal objetivo que é educar, trocar conhecimento e experiências em sala de aula, além de pensar nas várias metodologias de como a gente pode atuar, de como os alunos podem ser atuantes, e como eles podem conhecer um pouco mais o mundo e ter experiências e vivências bacanas”.
Já o professor de Língua Inglesa da Cooperativa Educacional de Correntina - Cootreduc, Paulo Arthur, destacou o diferencial de retomada das atividades escolares, por meio da semana pedagógica. “É um momento muito especial para nós educadores, porque não somente se define quais serão as novas diretrizes que nos acompanharão no ano letivo vigente, mas porque também nos reconectamos com a comunidade escolar, com a estrutura escolar e reencontramos os colegas. Este ano, tivemos diversas palestras com profissionais da psicologia que nos trouxeram novas abordagens, entendimentos e ações, não somente para dentro da sala de aula com os nossos alunos, mas também com os outros profissionais que nos cercam, outros professores. Saber identificar e agir em determinadas situações é algo muito importante quando se trata de escola, crianças, formação de cidadãos e do futuro também”.
A formação continuada é um dos pilares do cooperativismo educacional, e as Jornadas Pedagógicas 2025 mostram que, juntos, podemos construir um ensino mais inovador, colaborativo e humano. Que sigamos com mais um ano letivo repleto de novas conquistas para nossas cooperativas!
Por Sistema Oceb
Cooperativas de crédito realizam alinhamento estratégico
O último final de semana entre os dias 12 e 14 de janeiro de 2024 foi marcado por atividades de impacto no planejamento de ações do ano de duas cooperativas de crédito baianas. Isso porque o Sicoob Coopemar e o Sicoob Norte Sul reuniram as equipes, em Amélia Rodrigues e Salvador, com a realização dos respectivos Encontros Anuais de Alinhamento Estratégico. Ambos os eventos contaram com a participação de dirigentes, gestores e empregados das instituições financeiras que detém 19 pontos de atendimento pelo interior da Bahia e um em Petrolina, no estado vizinho de Pernambuco.
Manter equipes focadas em objetivos e metas comuns para enfrentar um contexto de alta competitividade é o que defende Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb, organização que apoiou a realização dos dois encontros cooperativistas. “O cooperativismo baiano dispõe de profissionais altamente capacitados e os encontros de alinhamento possibilitam com que os planejamentos estratégicos das cooperativas sejam compartilhados, de modo, que todos os envolvidos trabalhem em sintonia no alcance dos objetivos e metas traçados. Portanto, o Sistema Oceb dá todo suporte necessário às cooperativas do estado para que possam buscar os melhores resultados em um ambiente de forte concorrência com outros atores econômicos”, explica o também presidente do Sicoob Norte Sul.
Confira abaixo mais detalhes dos Encontros de Alinhamento Estratégico do Sicoob Coopemar e Sicoob Norte Sul.
Melhor Performance, Mais Engajamento = Resultado
Com objetivo de engajar toda a equipe para uma melhor performance de negócios, visando o cumprimento dos objetivos estratégicos propostos para o ano de 2024, o Sicoob Coopemar promoveu o evento anual de alinhamento estratégico destinado ao público interno.
A programação trouxe imersão de negócios, palestra motivacional e dinâmicas interativas que buscaram levar conhecimento e informação, além de traçar o caminho da cooperativa ao longo deste ano. Os participantes puderam conferir os resultados alcançados em 2023 e metas pretendidas para 2024 de cada ponto de atendimento. Ainda houve a premiação das campanhas realizadas, um panorama de estratégias comerciais para comercialização de produtos do Sistema Sicoob e o compartilhamento do planejamento da área de negócios da cooperativa sediada em Mairi.
Quem evidenciou a atividade realizada durante o período foi Luciara Andrade, diretora operacional e de relacionamento do Sicoob Coopemar. “Foi um momento marcante e de muita escuta, onde foi possível discutir coletivamente, entender as percepções, explicar as necessidades e traçar as estratégias para alcançar os objetivos propostos pelo Conselho de Administração. O ano de 2024 será desafiador, mas acreditamos muito no potencial da nossa equipe e temos certeza que será um ciclo extraordinário. Mais uma vez, agradecemos ao Sescoop/BA, por solidificar a parceria e o seu compromisso em desenvolver, cada vez mais, o cooperativismo baiano”.
Para Victor Ferreira, gerente de ponto de atendimento do Sicoob Coopemar, o alinhamento estratégico possibilitou a participação ativa de todos nas definições que permearão os próximos passos da cooperativa. “Pudemos ser ouvidos, expressando as nossas opiniões quanto à formação das metas de cada ponto de atendimento, e o rumo da nossa Coopemar para os próximos anos. Espero que ao longo deste ano possamos alcançar os nossos objetivos traçados neste planejamento estratégico, e que o próximo ano seja ainda melhor, com todos os pontos de atendimento apresentando ótimos resultados”.
Atitude SNS
O Sicoob Norte Sul juntou o time para destacar habilidades como performance, resultado, proatividade, eficiência, excelência, superação, inovação e dinamismo que requerem pessoas com atitude. A ideia foi estimular toda a equipe na busca interna diária por tais características, para promover um impacto positivo aos associados, na cooperativa e nas próprias vidas.
Para isso a cooperativa de crédito baiana com sede administrativa em Santo Antônio de Jesus, desenvolveu uma programação em que foram disseminados o poder da parceria, bem como, foram trabalhados o planejamento estratégico para o ano atual, e apresentados o painel “Nova Gestão Comercial”, o que é e se busca em uma “Equipe de atitude”, e o projeto “Despertar”, desenvolvido nos últimos meses dentro dos programas CVS - Como Vender Serviços e VPS - Volição Por Servir, com apoio do Sistema Oceb. Ainda, houve a premiação do “Troféu Performance” para aqueles que se destacaram no último ano de 2023.
Magna Matos, diretora de atendimento do Sicoob Norte Sul, trouxe mais detalhes da concepção e objetivo do alinhamento estratégico da cooperativa neste ano. “O evento de alinhamento estratégico do Sicoob Norte Sul sempre é um marco inicial do ano na nossa cooperativa. Um startar de início de ciclo. Este ano o tema Atitude trouxe a ideia de movimento. Foi excepcional reunir e trazer temas de grande relevância como os direcionadores de metas financeiras, mas também as não financeiras. Estas são metas diretamente ligadas à qualificação das nossas entregas para o quadro colaborativo e para a razão maior da nossa singular, nossos cooperados”, encerrou a gestora.
A agente de atendimento do Sicoob Norte Sul, Thais Luz, explicou a importância de todos terem posição e atitude para diferenciação no segmento econômico em que atua a cooperativa. “Uma instituição financeira, como qualquer empresa, precisa de posicionamento para gerar resultados. Mas nada disso é possível sem atitude. E foi exatamente isso que vimos no ATITUDE SNS 24, a importância de reconhecer a necessidade de se posicionar, em equipe e de forma individual, para alcançar e encantar nossos associados em uma conduta cooperativista, que se diferencie do mercado”, concluiu.
O superintendente do Sescoop/BA, Alberto Batista, esteve presente nos dois encontros, e mencionou a relevância do apoio prestado e a mudança de dinâmica dos eventos executados. “Estamos sempre prontos para apoiar as cooperativas no nosso estado em atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social voltadas para comunidade cooperativista. A realização desses Encontros de Alinhamento no início do exercício é uma estratégia interessante, pois já inicia todo um ciclo motivando os times desde o começo para enfrentar os desafios colocados”, detalhou o executivo da organização do cooperativismo vinculada ao Sistema S na Bahia.
O apoio a encontros cooperativistas é um dos serviços que o Sistema Oceb oferece às cooperativas baianas. Para saber mais sobre as diversas soluções que disponibilizamos, acesse https://somoscooperativismo-ba.coop.br/ e venha participar de projetos, programas e ações que auxiliam as cooperativas da Bahia a elevarem a competividade e sustentabilidade em seus negócios e atuação junto aos públicos de interesse.
Por Ascom Sistema Oceb com informações do Sicoob Coopemar e Sicoob Norte Sul
Sistema Oceb apoia simpósio das Unimeds BA e PE
Evento anual aborda tendências e perspectivas da saúde
suplementar para as cooperativas do Sistema Unimed
O Sistema Unimed é a maior rede do mundo quando se trata de cooperativas médicas, e na Bahia apresenta alta capilaridade no nosso território. Entre os dias 16 e 18 de maio ocorreu o VI Simpósio de Saúde Suplementar das Unimeds dos Estados da Bahia e Pernambuco. O evento foi realizado no município baiano de Una, situado no sul do estado, a 370 quilômetros da capital, com apoio do Sistema Oceb e do Sistema OCB/PE. Na sexta edição, o simpósio reuniu dirigentes, gestores, empregados e cooperados ligados às duas cooperativas Federações e respectivas singulares, além de representantes da Central Nacional Unimed.
A programação contou com temáticas compreendendo o cooperativismo e a saúde suplementar como cenário atual com desafios e oportunidades para o Sistema Unimed, cenário econômico, demográfico e aspectos políticos e jurídicos do Brasil com implicações no segmento. Foram ainda abordados o relacionamento com cooperados, a estrutura da Unimed no Nordeste, experiências dos serviços ofertados, diagnóstico, tratamento e os principais desafios enfrentados pela rede cooperativista em relação ao Transtorno do Espectro Autista - TEA. Cooperativismo e Sustentabilidade e a Jornada do Cliente foram outros conteúdos que fizeram parte da programação do evento.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, o apoio à atividade apresenta benefícios que perpassam pelo próprio cooperativismo. “A Unimed presta serviços em saúde de alta qualidade aos usuários, bem como suporte aos cooperados e demais profissionais que dela fazem parte no nosso estado. Portanto, o Sistema Oceb apoia as iniciativas da federação e cooperativas singulares na Bahia, visto que elas contribuem para a melhoria da assistência em saúde e qualidade de vida da população baiana”.
Em paralelo ao simpósio ocorreu o I Encontro das Unimeds do Nordeste com a reunião de parte das cooperativas dos estados da região.
Como representante do Sistema Oceb, o conselheiro diretor do Ramo Saúde na Oceb, Silvio Porto, destacou a importância da participação da Unimed do Brasil para o fortalecimento do maior sistema cooperativista em saúde do país. “A participação ativa, os insights compartilhados e a colaboração dos diretores da Unimed do Brasil desempenharam um papel essencial no sucesso e na relevância do simpósio e do encontro. A troca de conhecimentos e experiências proporcionada pelas contribuições de líderes tão respeitados e engajados é inestimável para o progresso e fortalecimento da nossa rede Unimed”, refletiu o também presidente da Unimed Itabuna.
Além dos representantes da Unimed do Brasil, compareceram ao evento diretores e gestores da Unimed Participações, Unimed Seguros, Faculdade Unimed e de cooperativas integrantes do Sistema Nacional Unimed de outras regiões. Neste ano, uma feira de negócios permitiu com que os participantes pudessem estabelecer contatos e prospectar oportunidades de parcerias comerciais e intercooperação.
Sistema Nacional Unimed
Atualmente, o Sistema Nacional Unimed é composto por 340 cooperativas com 117 mil médicos cooperados. Atende 19,7 milhões de usuários com uma rede de 157 hospitais próprios e mais de 29 mil hospitais, clínicas e serviços credenciados. Há ainda uma ampla estrutura de prontos atendimentos, laboratórios e centro de diagnósticos para assistência aos beneficiários. Cerca de 21% dos médicos no Brasil atendem por meio da Unimed. No suporte estão 143 mil empregados diretos atuando no maior sistema cooperativista de saúde do país, e um dos maiores do mundo.
Na recém-divulgada Pesquisa de Imagem do Cooperativismo 2023 realizada pelo Sistema OCB, em conjunto com a consultoria Checon, a Unimed aparece no top 10 das cooperativas mais citadas pelos brasileiros, ocupando a 8ª colocação.
Por Ascom Sistema Oceb
Coperil é destaque no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão
- Nenhum
Cooperativa educacional baiana é reconhecida nacionalmente por seu compromisso com a gestão e governança
A Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê – Coperil foi destaque no Prêmio SomosCoop – Excelência em Gestão, edição 2025, recebendo a medalha de prata na categoria “Compromisso com a Excelência”, durante a cerimônia realizada em Brasília (DF), no dia 9 de dezembro. A premiação é promovida pelo Sistema OCB e reconhece práticas de gestão e governança que se destacam entre cooperativas de todo o país.
Para a presidente da Coperil, Alaerte Arônia, a conquista representa a confirmação de um trabalho consistente:
“Ganhar um prêmio significa reafirmar que estamos no caminho certo, fortalecendo o trabalho que vem sendo desenvolvido na organização dos processos de governança e gestão da nossa cooperativa. Por isso, estamos imensamente felizes em receber o Prêmio SomosCoop, Categoria Prata. Este prêmio nos enche de alegria e nos motiva ainda mais a seguir firmes no propósito de elevar o desempenho da Coperil e continuar construindo uma trajetória de excelência.”
A Coperil possuiu um Comitê do Programa de Excelência em Gestão e Governança (PDGC), e tem registrado avanços contínuos na organização de seus processos e práticas, inclusive, no ciclo 2021, da mesma premiação, a cooperativa foi reconhecida com a medalha de Ouro pelas boas práticas de governança e gestão na categoria Primeiros Passos, consolidando uma trajetória de evolução constante. A cooperativa agora mira o próximo patamar, Rumo à Excelência, na edição de 2027.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, também celebrou o reconhecimento. “Foi muito importante para nós, da Bahia, e do cooperativismo baiano, mostrar que, quando fazemos um bom trabalho, cumprimos as regras e desenvolvemos processos sólidos, estamos habilitados a concorrer e ser reconhecidos em qualquer parte do Brasil. Isso mostra que o cooperativismo baiano se supera e está cada vez melhor. O Sistema Oceb tem muito orgulho de ter participado e de acompanhar todo esse trabalho. Seguimos juntos com as cooperativas no melhor caminho, rumo à prosperidade.”
A cerimônia de premiação do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2025 reconheceu 133 cooperativas de diferentes ramos e regiões, em quatro níveis de maturidade: Primeiros Passos para a Excelência; Compromisso com a Excelência; Rumo à Excelência e Excelência (confira a lista completa nesta notícia). A programação incluiu a apresentação do trailer do documentário Histórias de um mundo melhor, produzido em homenagem ao Ano Internacional das Cooperativas proclamado pela ONU e lançado recentemente.
Representantes da Coperil e do Sistema Oceb no eventoGeisa Félix, analista de desenvolvimento de cooperativas do Sescoop/BA, acompanha as cooperativas na adesão ao AvaliaCoop – Governança e Gestão, e destacou que essa conquista pode estimular outras cooperativas. “Esse reconhecimento tem um valor especial para a Coperil e, certamente, também para o cooperativismo baiano. Acreditamos que nossa conquista pode inspirar e incentivar outras cooperativas da Bahia a seguirem esse exemplo, pois o PDGC nos permitiu enxergar novas possibilidades para o aprimoramento organizacional, elevar a maturidade de gestão, alcançar um crescimento sustentável e, consequentemente, melhores resultados para o negócio cooperativo. Também contribuiu para fortalecer o sentimento de pertencimento entre cooperados e colaboradores.”
Com a proximidade de um novo ano, o Sistema Oceb reafirma o compromisso de seguir investindo na governança e na gestão das cooperativas, para que nas próximas edições do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão mais cooperativas recebam esse reconhecimento e fortaleçam sua atuação no mercado.
CONHEÇA A SOLUÇÃO AVALIACOOP
Cooperativa, comece agora mesmo a acelerar a sua jornada da excelência, acessando informações sobre o Diagnóstico Governança e Gestão (PDGC) AvaliaCoop.
Por Ascom Sistema Oceb
Iniciativas desenvolvem e impulsionam o cooperativismo na Bahia
- Nenhum
Cooperativas baianas colocam em prática soluções oferecidas pelo Sistema Oceb
O Sistema Oceb possui uma série de soluções para impulsionar as cooperativas. Para o presidente Cergio Tecchio, 2024 foi um ano de muito crescimento para o cooperativismo baiano. “As nossas cooperativas cresceram, impactaram e estão caminhando para um caminho mais inovador e sustentável. O nosso compromisso em 2025 é continuar esse trabalho, fortalecendo e impulsionando os negócios das cooperativas baianas por meio dos nossos produtos e serviços”.
Entre as soluções entregues estão o AvaliaCoop, que é um conjunto de diagnósticos para as cooperativas em diferentes áreas, ESGcoop, que apresenta uma série de ferramentas para a aperfeiçoamento e implementação de práticas de sustentabilidade, InovaCoop que auxilia no desenvolvimento da cultura da inovação. Por fim, a solução do NegóciosCoop, focada em tornar as cooperativas cada vez mais competitivas, possibilitando que as cooperativas acessem e expandam rumo a novos mercados.
A gerente de Desenvolvimento de Cooperativas no Sistema Oceb, Jussiara Lessa, evidenciou a importância das cooperativas solicitarem a participação nos diferentes projetos e programas ofertados. “Todo desenvolvimento é uma via de mão dupla. Nós estamos preparados para ofertar o suporte com diferentes opções conforme a necessidade e individualidade de cada cooperativa. Contudo, é muito importante que a cooperativa coloque em prática tudo que foi aplicado dentro da estratégia de atuação. Em 2024, tivemos resultados muito positivos e que veremos refletidos no AnuárioCoop 2025, a ser divulgado no próximo mês de julho pelo Sistema OCB”, afirmou a gestora do Sescoop/BA.
Soluções do Sistema Oceb na prática
A Cooperativa de Trabalho Educacional de Irecê - Coperil foi uma que aproveitou cada um dos momentos proporcionados. Em dezembro de 2024, ocorreu a devolutiva do Diagnóstico de Desempenho, última etapa do AvaliaCoop, que foi apresentado para todos os conselheiros. “A experiência de receber a devolutiva foi sensacional em todos os aspectos. Juntos, fomos acompanhando os gráficos com o cenário macroeconômico, os indicadores financeiro-contábeis e o mais legal do resultado do diagnóstico foi o apontamento de soluções para fortalecer ainda mais o desempenho econômico-financeiro do nosso negócio”, afirmou Alaerte Arônia, presidente da cooperativa.
A Cooperativa Ser do Sertão também foi uma das cooperativas que foram beneficiadas pelas soluções aplicadas em 2024 ao participar do NegóciosCoop. Na ocasião, foi enfatizado o crescimento da cooperativa no ano anterior e os planejamentos para 2025. “O programa ajudou a cooperativa a melhorar suas práticas de gestão, aumentar a sustentabilidade e fortalecer a representatividade política e institucional. Essas melhorias contribuíram para o crescimento e a competitividade da cooperativa, permitindo que ela se adaptasse melhor aos desafios do mercado e se preparasse para um futuro mais promissor em 2025,” declarou a presidente da cooperativa, Valdirene Oliveira.
Para aproveitar ao máximo as soluções ofertadas, Alberto Batista, superintendente do Sescoop/BA, afirma que é preciso “saber quais são os objetivos da cooperativa e depois conhecer as soluções para participar do projeto que impulsione diretamente o resultado prioritário. Nossos analistas também estão à disposição para apresentar o projeto ideal para sua cooperativa”.
Para saber mais sobre todas as soluções ofertadas, acesse o portal do Sistema Oceb na internet.
Por Ascom Sistema Oceb
SESCOOP/BA é credenciado pelo CRCBA
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA foi credenciado como Unidade Capacitadora do Programa de Educação Profissional Continuada (EPC) do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA). Essa habilitação significa que os cursos voltados para contadores, a exemplo do FORMACONT - Formação de Contadores Cooperativistas, passam a atender à EPC, conferindo pontuação por carga horária aos profissionais de contabilidade participantes.
Desde janeiro deste ano, contadores das cooperativas baianas, funcionários ou terceirizados, regulares com o Conselho Regional de Contabilidade, indicados pelas cooperativas do Sistema OCEB, estão participando do FORMACONT e tendo a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos na elaboração de prestação de contas e demonstrações contábeis de acordo com as exigências da lei do cooperativismo e das Normas Técnicas do Conselho Federal de Contabilidade aplicadas às Sociedades Cooperativas.
Para Livia Conceição, Gerente de Operações do SESCOOP/BA e integrante da Comissão de Contabilidade para as Cooperativas do CRCBA, esse credenciamento representa “a preocupação do Sistema OCEB em oferecer capacitações que visam atualizar, aprimorar e expandir os conhecimentos e competências técnicas para os contadores em prol da qualidade dos serviços prestados às sociedades cooperativas e em consonância com a Norma Brasileira de Contabilidade – NBC PG 12(R2) que dispõe sobre a Educação Profissional Continuada”.
Ao promover o FORMACONT e outras capacitações voltadas para os profissionais de contabilidade o SESCOOP/BA busca constantemente melhorar a gestão contábil das cooperativas baianas, confirmando que a formação continuada é uma das formas mais eficazes.
Por Ascom SESCOOP/BA
Logo: Site CRCBA
Iniciativa do Sescoop/BA estimula inovação em cooperativa baiana
- Nenhum
Impulsionar a inovação nas cooperativas baianas é uma estratégia de desenvolvimento dos negócios. De olho nisso, o Sescoop/BA tem realizado ações que aproximem as cooperativas às melhores práticas de inovação e competitividade, conectando-as com as melhores práticas do mercado.
Um exemplo foi a sinalização da área de gestão de pessoas do Sicoob Coopere sobre a necessidade de aprimorar a análise de dados no RH da cooperativa de crédito baiana. Esse pedido aconteceu após a realização da live “O duplo desafio do RH Estratégico - Educação Corporativa na Era das IAs”, no canal YA edtech, promovida pela consultoria Yassaka. Durante o evento, empregados de cooperativas e analistas de Unidades Estaduais do Sescoop, como George Freitas, aqui da Bahia, discutiram a importância de alinhar o setor de Recursos Humanos às inovações tecnológicas, como o uso da inteligência artificial.
A partir dessa necessidade, o Sescoop/BA entrou em ação, promovendo um encontro sobre inovação e RH no Sistema OCB, com o apoio do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sescoop Nacional. O evento foi conduzido por Amanda Rolin, que trouxe insights essenciais sobre a integração da inovação à gestão de pessoas. Além disso, a interação foi ampliada por meio de duas reuniões de benchmarking** com o Sicoob Central Unicoob (PR), que abriu espaço para a troca de experiências e boas práticas. Todas essas agendas foram organizadas pelo Sescoop Bahia.
Benchmarking RH e inovação Sicoob Coopere e Sicoob Central Unicoob PR
Para Cergio Tecchio, presidente do conselho administrativo do Sescoop/BA, essa atuação do S do cooperativismo baiano é fundamental para fortalecer o processo de inovação dentro das cooperativas. Segundo Tecchio, a inovação não precisa ser excepcional para ser eficaz; o importante é que seja prática e gere resultados. “O compromisso do Sescoop/BA com o desenvolvimento contínuo das cooperativas, oferecendo soluções inovadoras e aplicáveis, amplia a eficiência do setor e promove aprendizado e transformação”, comentou o dirigente.
**Benchmarking no Cooperativismo
O benchmarking é uma ferramenta poderosa que permite as cooperativas aprenderem umas com as outras, adotando exemplos de sucesso e aprimorando áreas estratégicas, como RH. Essas trocas fortalecem as operações, garantindo que as cooperativas baianas continuem crescendo de forma sustentável e competitiva.
Com o suporte do Sescoop/BA, essas trocas tendem a se intensificar, como comentou a analista do Sicoob Coopere, Lis Ana: "Estou imensamente grata ao apoio e suporte que o Sescoop/BA tem oferecido na articulação com outras cooperativas, promovendo trocas valiosas sobre RH estratégico. Essas interações têm sido fundamentais na busca por práticas inovadoras dentro da área de gestão de pessoas. Estou muito feliz em fazer parte desse processo de aprendizado e colaboração."
O analista de desenvolvimento e monitoramento das cooperativas do Sescoop/BA, George Freitas, aponta que essa experiência com o Sicoob Coopere é um estímulo para seguir colocando em prática o que tem aprendido em capacitações com apoio do Sistema Oceb. "O interesse do RH do Sicoob Coopere pela inovação foi um grande incentivo para aplicar os conhecimentos adquiridos no curso de Agentes de Inovação, no qual tive a oportunidade de participar por indicação do Sescoop/BA. Além dos conhecimentos adquiridos, o networking proporcionado pelo curso, conectando agentes de outras unidades, facilitou o acesso a cases de inovação que serviram de inspiração prática para auxiliar na busca em transformar o RH do Sicoob Coopere em uma área mais estratégica e inovadora”, concluiu.
Levando em conta a força do cooperativismo de crédito na Bahia, essa iniciativa tem o potencial de se tornar uma vitrine para sensibilizar outras cooperativas sobre a importância da inovação no setor de RH de forma estratégica. E, claro, o Sescoop/BA estará de olho para impulsionar a inovação no cooperativismo baiano.
E mais...
Conheça cases de inovação, acessando o portal InovaCoop do Sistema OCB. Lá, você terá acesso a histórias de cooperativas baianas e de outros estados que têm inovado e potencializado os seus negócios.
Por Ascom Sistema Oceb
Conteúdos Relacionados [ESG]
Intercooperação na prática: cooperativas baianas unem forças em ação solidária
- Nenhum
Cooperativas do oeste da Bahia viabilizam entrega de 250mil sacas de milho a municípios em emergência
O compartilhamento de conhecimentos, boas ações e estratégias, além de união comercial e promoção de produtos e serviços em conjunto, fazem parte do 6º princípio do Cooperativismo: a intercooperação. Um exemplo prático deste princípio é a recente parceria entre a Cooperativa de Produtores Rurais (Cooperfarms) e a Cooperativa de Transportes de Luís Eduardo Magalhães - CoopGNP, que, juntas, viabilizaram a entrega de 250mil sacas de milho a cidades baianas em situação de estiagem.
A ação faz parte do plano emergencial encabeçado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculado ao Governo do Estado da Bahia, que tem o objetivo de entregar diversos insumos aos municípios que estão com decreto de emergência em função da seca.
Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, esse é um exemplo claro do que podemos alcançar quando unimos esforços:
“As cooperativas mostram, mais uma vez, que são protagonistas na construção de soluções reais para os desafios do nosso estado. A intercooperação não é apenas um princípio, é ação prática a quem mais precisa”.
Além da distribuição de tanques-pipa, retroescavadeiras e tratores, será distribuído também as sacas de milho, produzidas pelos cooperados da Cooperfarms e transportadas pela CoopGNP. Os grãos serão entregues a aproximadamente 25 mil famílias, que criam caprinos, ovinos e vacas leiteiras, e que são cadastradas no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
Para Marcelino Kuhnen, presidente da Cooperfarms, iniciativas como essa mostram o poder não só da produção do estado, mas também da integração e do sucesso de operações realizadas por cooperativas. “Essa ação mostra a capacidade das nossas cooperativas para fazer o serviço. Esse milho é oriundo dos cooperados mais próximos de Luís Eduardo Magalhães, justamente para não onerar e podermos atender essa necessidade dos nossos irmãos em situação de calamidade. Então, estou muito orgulhoso dessa operação”.
Quando cooperativas se unem em prol de um bem maior, o impacto vai muito além dos números, pois alcança comunidades inteiras, ajudando a promover desenvolvimento, solidariedade e transformação social. Aproveite e confira mais ações de promoção social realizadas por cooperativas baianas acessando o Banco de Boas Práticas do site.
Confira mais notícias sobre o assunto da estiagem:
Governo da Bahia entrega milho, retroescavadeiras e tanques-pipa para combater estiagem em Irecê;
Cooperativas na Bahia se engajam em prol da doação de órgãos
- Nenhum
Diferentes ações foram desenvolvidas no estado para destacar a necessidade
de mais pessoas cooperarem para a redução da fila do transplante
O Cooperativismo Baiano esteve mais um ano encampando a campanha “Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise sua família”. Ao longo do mês de Setembro, as cooperativas na Bahia promoveram uma série de ações visando conscientizar a população do estado sobre a importância de se declarar doador e manifestar aos familiares tal vontade. No período ocorreram atividades de sensibilização das equipes internas das cooperativas, bem como das comunidades onde atuam.
Neste ano, a campanha "Coopere com a Vida" adotou o conceito criativo de “corrida pela vida”. A ideia foi demonstrar a urgência que envolve o processo de captação e doação de órgãos e a necessidade de que mais potenciais doadores informem previamente o interesse à família.
Confira abaixo algumas iniciativas realizadas por cooperativas na Bahia durante a Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise sua família 2024.
Mobilização Estadual do Cooperativismo Baiano
Em Luís Eduardo Magalhães, a Cooperfarms, CoopGNP, Cooproeste e a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia promoveram uma caminhada alusiva à campanha. O evento ocorreu na manhã de sábado (28/9) e reuniu o público cooperativista e a comunidade local no percurso entre a Praça dos Três Poderes e as avenidas JK e Salvador. Ao final do trajeto, foi realizada uma blitz de conscientização com material informativo sobre o assunto. A ação contou com o apoio da Secretaria de Sustentabilidade do município, o Parque Viva do Cerrado e do Hospital do Oeste (HO), reforçando o compromisso das cooperativas com a comunidade e a importância de manifestar em vida o desejo de ser um doador.
As cooperativas educacionais também se mobilizaram ao longo do mês com ações de reforço da Coopere com a Vida. Nas redes sociais, a Cooeduc, Cooeps, Coopeb e a Coperil produziram conteúdos específicos e direcionados à campanha. Tanto a Cooeduc quanto a Cooeps promoveram atividades voltadas ao público externo para chamar atenção e mobilizar mais pessoas em prol da causa. A Coopeb e a Coperil realizaram palestras dedicadas a sensibilizar a comunidade escolar sobre o tema. A Coperil fez, ainda, uma edição especial do programa Coperil On, veiculado nas redes sociais da cooperativa de Irecê, que abordou a temática da doação de órgãos.
No dia 18/9, o Sicoob Norte Sul reuniu para uma live sobre a doação de órgãos, o presidente Cergio Tecchio e a diretora administradora Magna Matos, que relataram as respectivas experiências envolvendo os procedimentos de transplante pelo qual passaram e destacaram a necessidade de mais pessoas se declararem aptas à doação. A atividade ocorreu durante a Semana Interna de Prevenção de Acidente no Trabalho (SIPAT) da cooperativa de crédito.
As redes sociais do Sicoob Coopere também ganharam testemunhos inspiradores do casal Wamberto e Luciana. A esposa foi responsável pela doação de rim ao marido em uma história de amor e solidariedade.
A Coopassaud foi outra cooperativa que produziu conteúdo próprio nas redes sociais demonstrando todo o time engajado em prol do ato que salva vidas.
Em Salvador, a Primecoop tirou dúvidas e realizou a distribuição de materiais informativos ao público em trânsito no edifício Metropolis Empresarial. Também na capital baiana, a Unifisio e a Uniodonto chamaram os respectivos times para evidenciar o impacto conjunto gerado pela Coopere com a Vida. Em Feira de Santana, a Rennova, também participou com destaque para a campanha junto aos profissionais da cooperativa de trabalho.
Em diferentes regiões do estado, as cooperativas de crédito reuniram as equipes, gestores e dirigentes para vestirem a camisa da cooperação. No Dia Nacional da Doação de Órgãos (27/9), quando tradicionalmente ocorre a Mobilização Estadual do Cooperativismo Baiano, os times do Sicoob Coopemar, Sicoob Costa do Descobrimento, Sicoob Credcoop, Sicoob Crediconquista, Sicredi Centro-Sul MS/BA e Sicredi Integração Bahia aderiram à ação coletiva. O Sicoob Extremo Sul realizou a atividade ligada à campanha com o pessoal interno na quinta (26/9). Além das cooperativas de crédito, os quadros social e de colaboradores da Coopmac e SerVida participaram ativamente com iniciativas voltadas à Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia - Hemoba e relacionadas com a campanha.
Coopere com a Vida na TV e redes sociais
No mês de celebração para o Cooperativismo Baiano, o vídeo da 8ª edição da campanha foi veiculado nas redes sociais do Sistema Oceb e no perfil @cooperecomavida no Instagram. Conforme levantamento parcial em 02/10 o conteúdo alcançou mais de 76 mil usuários e obteve mais de 48 mil visualizações nas contas oficiais no Instagram e Facebook e no canal do YouTube.
Na TV aberta, o vídeo foi exibido durante a semana do Dia Nacional da Doação de Órgãos (22 a 27/9) nos intervalos comerciais do Globo Rural, Jornal da Manhã e Bahia Meio Dia, veiculado pela TV Bahia (Salvador e região) e pela TV Subaé (Feira de Santana e região), emissoras integrantes da Rede Bahia. A estimativa é que mais de 1,7 milhões de telespectadores nas duas emissoras tenham sido alcançados com mais de 5,1 milhões de impactos gerados pelo vídeo de divulgação da campanha, conforme dados do Kantar IBOPE Media.
Campanha Coopere com a Vida
O Sistema Cooperativista Baiano promove, anualmente, a campanha Coopere com a Vida: Seja doador de órgãos e avise a sua família, que tem por objetivo chamar atenção da sociedade sobre a doação de órgãos. Organizada pelo Sistema Oceb, em conjunto com as cooperativas baianas, a campanha ocorre durante o Setembro Verde. O mês é uma referência ao Dia Nacional da Doação de Órgãos celebrado no dia 27 de setembro, data instituída pela Lei nº 11.584/2007, e a cor verde remete à esperança pela vida proporcionada por cada doação.
Para saber mais sobre a campanha deste ano, acesse ao perfil no Instagram @cooperecomavida, e veja mais detalhes da Mobilização Estadual do Cooperativismo Baiano e ações de divulgação implementadas durante o Setembro Verde.
Por Ascom Sistema Oceb
Inscrições abertas para penúltima etapa do COOPS Competitivas e Sustentáveis
O Programa COOPS Competitivas e Sustentáveis realiza nos próximos dias 6, 8 e 10 de novembro capacitação online sobre Governança e Liderança, penúltima etapa de uma série de oficinas direcionadas a cooperativas baianas registradas no Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB).
As capacitações fazem parte de projeto do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (Sescoop/BA), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A oficina começa às 8h e abordará temas como inovação, governança e desenvolvimento de liderança, trazendo especialista em gestão de cooperativas nacionais e internacionais.
Ao longo dos últimos três meses, o Programa COOPS Competitivas e Sustentáveis já realizou cinco capacitações sobre Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), novas tecnologias e competitividade, integração de cadeias nacionais globais de valor, estratégias de acesso a recursos nacionais e internacionais e estratégia de comunicação.
A sexta e penúltima capacitação é online e ainda é possível realizar a inscrição no link.
As cooperativas participantes terão prioridade para integrar o novo programa de Assistência Técnica às cooperativas baianas, que será lançado nos próximos meses, visando ao aumento da sustentabilidade e da competitividade dessas organizações, por meio do alinhamento à Agenda 2030.
Sobre o projeto
As capacitações fazem parte do projeto de SESCOOP-BA e PNUD dedicado a fortalecer a competitividade das cooperativas baianas a partir da implementação dos ODS e da Agenda 2030, contribuindo para a geração de ocupação e renda no Estado da Bahia.
Com prazo de 24 meses, a iniciativa produziu diagnóstico sobre a realidade do sistema cooperativista baiano e está elaborando, de forma participativa, estratégias de sustentabilidade e competitividade para 60 cooperativas que receberão assessoria técnica.
O objetivo é impulsionar a Agenda 2030 nas atividades cooperativas, ampliar produção, rentabilidade e possibilitar acesso a novos mercados, e, por fim, será efetuada a avaliação de impacto e compartilhadas as boas práticas construídas.
Cooperativas na Bahia alcançam mais de 24 mil pessoas com ações de promoção social
Em 2023, foram 24.850 pessoas beneficiadas com 77 iniciativas promovidas por 41 cooperativas na Bahia com as ações do Dia de Cooperar
As cooperativas baianas, mais uma vez, deram provas do quanto o cooperativismo caminha em sintonia com a comunidade. A afirmação pode ser comprovada pela campanha do Dia de Cooperar - Dia C, que levou diferentes ações de promoção social a diversas regiões da Bahia com iniciativas que impactaram positivamente e diretamente na vida de 24.850 pessoas. No último ano, 41 cooperativas no nosso estado, realizaram 77 iniciativas, prestando serviços comunitários diversificados. Dentre os destaques estiveram ações que visaram a doação de alimentos, vestuários e produtos de higiene e limpeza, conscientização e preservação ambiental, coleta de sangue e cadastro de médula óssea, valorização de categorias profissionais, incentivo à leitura, reforma de espaços, atividades desportivas, culturais e recreativas, informações de saúde e bem-estar e orientações profissional e de educação financeira.
O exercício do sétimo princípio cooperativista “interesse pela comunidade” pelo cooperativismo baiano praticado por meio do Dia C, ajuda a fortalecer a imagem e estreitar o relacionamento com os diferentes públicos com os quais as cooperativas estabelecem contato, é o que acredita o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio.
“Toda vez que uma cooperativa vai às ruas para proporcionar às comunidades locais acesso a diferentes serviços, ela está projetando a própria imagem, bem como, de todo o nosso modelo de negócios nas localidades onde atua. Para além desse diferencial, as ações do Dia C fazem com que outras pessoas conheçam as boas práticas do cooperativismo e ajudam a fortalecer os laços firmados com grupos que já se relacionam com aquela cooperativa. Nesse sentido, as cooperativas no nosso estado, foram bem-sucedidas ao promoverem iniciativas que beneficiaram dezenas de milhares de baianas e baianos no ano passado”, celebrou o dirigente.
Ao todo, 47 municípios do estado foram atendidos com alguma iniciativa do Dia C, o que representou o dobro, se comparado com os dados registrados em 2022. Para conseguir colocar em ação as atividades planejadas, 5.629 voluntários foram mobilizados por toda a Bahia.
Confira abaixo as principais ações do Dia C, executadas no último ano, pelas cooperativas dos sete ramos na Bahia.
Cooeps - Em Porto Seguro, o projeto “Cooeps na Praia” realizou a integração da comunidade escolar com atividades lúdicas, esportivas e ambientais que chamaram a atenção para a importância da preservação da vida marinha e os riscos associados ao lixo no mar. Os participantes puderam divertir na capoeira, futebol de areia, canoagem, vôlei, beach tênis, caça ao tesouro, desenhos na areia, zumba e yoga.
Coopeb - O período da Páscoa engajou alunos, professores e familiares da Coopeb, em Barreiras, com arrecadação de ovos e caixas de chocolate para doação a instituições beneficentes que acolhem crianças do município do Oeste da Bahia. Também, houve a doação de materiais escolares em atendimento à Pastoral da Criança local.
Doar Faz Bem - Seguindo na Região Oeste do estado as Cooperativas Cooperfarms, Cooproeste, Unibahia, Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, CoopGNP e Cootransf realizaram a campanha “Doar Faz Bem”. A ação, que ocorre desde 2017, realiza a captação de bolsas de sangue e cadastro de potenciais doadores de medula óssea para o Hemoba, localizado em Barreiras, responsável por atender 23 municípios. No último ano, foram coletadas quase 600 bolsas de sangue na campanha voluntária.
Coopesal - O descarte correto de resíduos é fundamental para evitar a contaminação do solo e dos lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública, além da segurança dos trabalhadores que manuseiam e recolhem os materiais no dia a dia das cidades. Uma das categorias que lidam constantemente com materiais descartados é da dos garis. Para relembrar a importância da atividade essencial para a conservação e bem-estar das cidades, no dia 16 de maio, comemora-se o Dia do Gari. E para comemorar esta data a Coopesal realizou em Salinas da Margarida, no Recôncavo Baiano, uma celebração em reverência às equipes responsáveis pela limpeza urbana. Na ação foi feita a distribuição de lanches e brindes, além de um carro de som ter percorrido a localidade com mensagem de reconhecimento, gratidão e alertas sobre a importância do descarte adequado dos resíduos gerados no município.
CoopGNP - A tradicional Festa do Motorista e do Agricultor, organizada anualmente pela CoopGNP, em Luís Eduardo Magalhães, arrecadou recursos para apoiar os trabalhos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais –APAE local, com a realização do 13º Bingo Beneficente. Grupos de Transporte Rodoviários de Cargas e organizações da sociedade civil da região participaram da ação de promoção social que beneficiou 3.500 pessoas.
Coopmac – Em Vitória da Conquista, a Coopmac é parceira das escolas municipais e apoiou, em 2023, um projeto de incentivo à leitura com a doação de bicicleta infanto/juvenil ao aluno com mais livros lidos durante o período da ação. A cooperativa agropecuária é ativa junto às instituições escolares conquistenses e participa da execução de projetos como o Cooperjovem, que leva os princípios e valores do cooperativismo à sala de aula.
Cooproeste - Todos os anos, no distrito de Roda Velha, em São Desidério, no Oeste da Bahia, cooperados e respectivos funcionários, além de empregados da Cooproeste, participam de um torneio de futebol com a finalidade de arrecadar alimentos para doação na região. Em 2023, a ação realizada contribuiu com a assistência de 1.500 pessoas.
Carreata em prol do Maanaim - Na Região da Chapada Diamantina, mais precisamente em Irecê, a Coperil, Sicoob Sertão, Cooper-Grãos, Unimed Vale do São Francisco, Coopirecê e a Coobrasil realizaram uma importante ação de intercooperação do Dia C. Ao longo do ano, as cooperativas reunidas propiciaram melhorias das instalações da Comunidade Terapêutica Gente Livre Maanaim. Foram feitas reformas nos banheiros e apoio na construção da quadra (projeto de cooperados e colaboradores da Coperil). Para comemorar todo o trabalho desenvolvido foi realizada uma carreata e um jogo de inauguração da quadra entre os times Maanaim X Cooperativas envolvidas com a inciativa.
Rennova - Nos meses de junho e agosto de 2023, o setor de serviço social da Rennova, organizou uma campanha de arrecadação de vestuário no intuito de atender a população em situação de vulnerabilidade de Feira de Santana durante o período chuvoso. A ação permitiu a doação de agasalhos, roupas e sapatos, beneficiando 100 pessoas do município baiano.
Salicoco - Seguindo o exemplo da Coopesal, outra cooperativa de Salinas da Margarida, a Salicoco, promoveu o “Natal dos Garis” com a distribuição de itens de higiene pessoal arrecadados junto ao comércio e outros parceiros locais. Os kits foram entregues na semana do Natal às equipes de limpeza urbana após ampla mobilização no município. Em celebração, foi realizado um lanche destinado aos trabalhadores do segmento responsável por manter a cidade mais limpa e saneada.
Dia C em Salvador - O primeiro sábado de julho é quando se comemora oficialmente o Dia C em todo o Brasil. E no último ano, cooperativas na Região Metropolita de Salvador, promoveram uma grande ação de intercooperação do Dia C, no Shopping Cajazeiras, uma das regiões mais populosas da capital baiana. Durante o dia, ocorreram uma série de serviços destinados à comunidade local como aferição de pressão e glicemia, consulta nutricional e fisioterapêutica, orientações em saúde bucal e postura corporal e aulão de alongamento. O público presente também participou de oficina de currículos e entrevistas de emprego, orientações financeira e jurídica e como atividades recreativas foi ofertada oficina de automaquiagem, contação de histórias, pintura e distribuição de algodão doce para crianças, além de apresentação de coral. A ação envolveu o Sicoob Central Bahia, Aurora Coop, Cooliba, Coomap, Cooper Doctor Saúde, Lifecoop, Sicoob Cred Executivo, Sicoob Coopere, Sicoob Coopermais, Sicoob Extremo Sul, Sicoob Sertão, Unifisio e Uniodonto de Salvador.
Sicoob Coopacredi - Com ponto de atendimento em Luís Eduardo Magalhães, o Sicoob Coopacredi promoveu o projeto “Sicoob Coopacredi Saúde e Cooperação”, com o objetivo de estimular os cuidados preventivos com a saúde e contribuir para que eles evitem uma série de complicações à população das comunidades onde a cooperativa de crédito está presente. Em parceria com empresas e instituições ligadas ao cuidado com a saúde foi realizado um dia dedicado à aferição de pressão, teste de glicemia, dicas de saúde, entre outras atividades.
Sicoob Coopec - Em Itabuna, no Sul da Bahia, o Albergue Bezerra de Menezes acolhe 70 idosos e para auxiliar no trabalho desenvolvido, o Sicoob Coopec, mobilizou todo o time da cooperativa de crédito baiana para a arrecadação de alimentos, itens de higiene pessoal e materiais de limpeza que foram revertidos à instituição beneficente local.
Sicoob Coopere - Com um grande número de cooperados e pontos de atendimento pela Bahia, o Sicoob Coopere realizou a campanha anual de alimentos e agasalhos, que contou com o apoio da comunidade cooperativista e da rede de apoio das dezenas de municípios baianos onde atua. A ação beneficiou a população de 20 cidades com a distribuição de 739 cestas de alimentos e aproximadamente 800 peças/agasalhos para abrigos, instituições filantrópicas e famílias em situação de vulnerabilidade.
Sicoob Costa do Descobrimento - Em Camacã, foi o Sicoob Costa do Descobrimento quem organizou campanha de arrecadação de alimentos com o apoio do comércio local. A iniciativa contribuiu com 250 pessoas do município e engajou a equipe da cooperativa de crédito baiana.
Sicoob Cred Executivo - Pelo segundo ano seguido, o Sicoob Cred Executivo apoiou a Associação Bahiana de Equoterapia na realização de ações de integração social especial, aos participantes atendidos pela instituição, através do banho de mar assistido. Intitulado “Dia C e o Programa Cavalo Marinho - Inclusão é a nossa Paria”, o projeto é voltado para crianças e adolescentes atendidos pela ABAE que possuem algum tipo de deficiência psicomotora, por meio da Equoterapia e conta com o apoio de equipe técnica especializada para o banho de mar. A iniciativa realizada em 2023, gerou impacto direto em 167 pessoas entre praticantes, familiares e profissionais da ABAE.
Sicoob Credcoop - Vitória da Conquista, também conhecida como “Suíça baiana” é reconhecida com uma das cidades do estado com temperaturas mais baixas ao longo do ano. Atenta a esse cenário, o Sicoob Credcoop realizou a arrecadação e distribuição de agasalhos voltados para os bairros Cruzeiro e Nova Esperança. Foram distribuídos 160 cobertores, além de lanches e kits de alimentos. A ação contou com o apoio da Patrulha Solidária da Polícia Militar da Bahia - PMBA.
Sicoob Crediconquista - Seguindo no Sudoeste da Bahia, o Sicoob Crediconquista apoiou a comunidade local na revitalização da região do “Grotão”, em Itapetinga, importante área verde da localidade. A cooperativa de crédito conquistense entregou centenas de mudas de espécies nativas da região que foram cuidadosamente selecionadas e preparadas para o plantio. Na iniciativa moradores locais se uniram a integrantes da cooperativa, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Pelotão Ambiental do Tiro de Guerra, do IFBA e outros voluntários da comunidade para plantio das mudas. Além disso, foram realizadas atividades educativas sobre a importância da preservação ambiental para os moradores, que voluntariamente comprometeram-se com a proteção, cuidado e preservação das árvores.
Campanha anual de arrecadação de alimentos - No ano de 2023, dando prosseguimento à campanha anual de arrecadação de alimentos nas 10 cidades onde o Sicoob Norte Sul atua, foram arrecadadas mais de uma tonelada de produtos alimentícios que foram doados a famílias das comunidades atendidas. Em Gandu, a iniciativa do Dia C contou, também, com as Cooperativas Coopag e Coolerg.
Vila do Cooperativismo - Na última edição da “Vila do Cooperativismo”, evento anual de Pintadas, promovido pelo Sicoob Sertão, foram oferecidos à população local diversos serviços comunitários como atendimento fisioterapêutico, médico, nutricional e odontológico, emissão de documentos, cadastramento e informações sobre seguro rural, orientação para educação financeira e consultoria jurídica. Dentre as ações recreativas, ainda foram oferecidos corte de cabelo, oficina de automaquiagem, área kids, aulão de funcional e apresentação cultural de alunos do projeto Renascer. A ação do Dia C, realizada em Pintadas, contou com o suporte da Coopaves, Sindicato dos Produtores Rurais e Associação Cultural e Beneficente Padre Ricardo. Foram arrecadadas meia tonelada de alimentos durante os atendimentos realizados no evento, que foram destinados às famílias do município.
Unibrasil Saúde - Aproveitando o “Novembro Azul”, mês dedicado à prevenção e cuidados em saúde dos homens, a Unibrasil Saúde realizou em Olindina, município distante aproximadamente 200 km da capital baiana, uma ação voltada à saúde masculina com palestras educativas, realização de exames, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido de HIV/GBS e distribuição de preservativos. Durante o evento também foram realizados cortes de cabelo, consultas odontológicas e a instalação de um stand de sustentabilidade, com informativos sobre preservação do meio ambiente, coleta seletiva, plantio de orgânicos e entregas de mudas de diversas espécies para plantio. O público participante foi recebido em uma Unidade Móvel de Saúde da cooperativa de saúde e em uma das unidades de saúde do município.
Unifisio - Acompanhando o noticiário local de Salvador, os cooperados da Unifisio identificaram que a entidade filantrópica Lar para Idosos Elizabete estava necessitando de auxílio para manter seus 31 assistidos. Em contato com a instituição, a cooperativa procurou entender as demandas, identificando que tinha urgência por itens de higiene pessoal e materiais de limpeza. Assim, a Unifisio realizou um Dia C especial para a doação de todo material arrecadado, além de oferecer um lanche e levar música para a diversão dos idosos acolhidos.
Unimed do Sudoeste - Iniciado durante a pandemia de Covid-19 com o objetivo de apoiar artistas locais profundamente impactados pelo período de distanciamento social com bares/restaurantes fechados e eventos/festas cancelados, o “Festival de Arte Música da Unimed do Sudoeste - FAMUS” vem promovendo apresentações culturais com premiações em diferentes municípios do Sudoeste da Bahia. No último ano de 2023, as audições realizadas em Vitória da Conquista, Itapetinga, Brumado, Guanambi e Jequié, e a grande final realizada em Vitória da Conquista permitiram a arrecadação de 8 toneladas de alimentos que foram doados para o projeto “Natal Sem Fome”, idealizado por instituições da sociedade civil organizada da região.
Natal com alegria - No Sul da Bahia, o Sicredi Integração e a Unimed Itabuna, realizaram o Dia C no Hospital Maternidade Manoel Novaes, apoiando apresentação do coral dos colaboradores da Santa Casa de Misericórdia às crianças internadas pelo SUS. No evento houve, ainda, a chegada do Papai Noel, distribuição de presentes e um lanche natalino. A iniciativa foi realizada com o apoio de padrinhos da maternidade por meio de doações que contribuíram para animar e entreter todos os participantes.
Unimed Itabuna - Os médicos cooperados da Unimed Itabuna participaram do Dia C da cooperativa realizando atendimentos para a comunidade do bairro Nova California, em Itabuna. A iniciativa foi realizada em parceria com a Casa de Apoio Ana Lúcia, que acolhe pessoas, que por motivo de saúde, necessitam se deslocar de suas cidades para o município polo da Região Sul da Bahia. Ao todo, foram 100 pessoas beneficiadas com a iniciativa desenvolvida pela cooperativa de saúde baiana.
Uniodonto Itabuna - Já os dentistas cooperados da Uniodonto Itabuna realizaram uma importante ação do Dia C na Creche Irmã Margarida. O trabalho foi voltado para crianças e adolescentes e englobou orientações em saúde bucal, escovação com aplicação de flúor, recreação e lanche. Durante a escovação assistida, foram realizados exames clínicos bucais e os pacientes com algum problema detectado foram encaminhados para atendimento especializado.
Dia C pelo Brasil
Em 2023, a campanha do Dia C realizada pelas cooperativas em todo o país com o apoio do Sistema OCB e das Unidades Estaduais alcançou cerca de 3 milhões de pessoas. Foram 5.586 iniciativas executadas por 1.091 cooperativas espalhadas por todos os estados do Brasil com o suporte de 140.008 voluntários. Para se ter uma ideia do impacto e abrangência da campanha, 2.005 municípios brasileiros receberam ao menos uma iniciativa do Dia C, o que representa 1/3 de nossas cidades (36% do total).
Histórico do Dia C
O Dia C nasceu em 2009, em Minas Gerais, e rapidamente a ideia ganhou a simpatia de diversas cooperativas mineiras, que passaram a apoiar e desenvolver, anualmente, as ações do Dia C. Após o sucesso inicial alcançado em Minas Gerais, foi realizado projeto piloto, em 2013, em outros seis estados, buscando ampliar o Dia C, que no ano seguinte, passou a ocorrer em todas as regiões do país.
Em 2015, o Sistema OCB decidiu vincular as iniciativas do Dia de Cooperar à agenda mundial proposta pela Organização das Nações Unidas - ONU e que previa a realização de ações apoiadas no escopo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM.
Com a mudança dos ODM para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, em 2016, o Dia C manteve sua adesão às diretrizes que pretendem erradicar a pobreza do mundo e que estão consolidadas na Agenda 2030.
Para saber um pouco mais sobre o Dia C, e planejar e lançar as iniciativas de 2024 de sua cooperativa que evidenciam o impacto positivo do cooperativismo junto às comunidades na Bahia, acesse o novo portal do Sistema Oceb.
Por Ascom Sistema Oceb com informações do Sistema OCB e das cooperativas baianas
Coopere com a Vida 2025: mobilização baiana pela doação de órgãos
- Nenhum
Cooperativas incentivam a sociedade a dizer “sim” ao transplante de órgãos
A campanha Coopere com a Vida – Seja doador de órgãos e avise a sua família, integrada ao Setembro Verde, mobilizou cooperativas baianas de diferentes ramos para sensibilizar a sociedade sobre o transplante de órgãos. De 22 a 27/09, a semana de mobilização estadual marcou a agenda do cooperativismo baiano em referência ao Dia Nacional da Doação de Órgãos (27/09).
Durante o período, cooperativas realizaram caminhadas, palestras, ações culturais, atividades lúdicas, produção de conteúdos digitais e mobilizações comunitárias, ampliando o alcance da mensagem da campanha.
Para incentivar a sociedade a dizer “sim” à doação, as cooperativas mobilizaram ações que combinaram criatividade e força social:
- Bate-papo on-line no Sicoob Extremo Sul de Teixeira de Freitas, com a participação de sr. Cergio Tecchio, presidente do Sistema Oceb, e uma enfermeira para esclarecer sobre o tema da doação de órgãos.
- Caminhada em Luís Eduardo Magalhães em prol da conscientização sobre a doação de órgãos realizada, conjuntamente, pelas cooperativas de Luís Eduardo Magalhães (Cooperfarms, Cootralem, Coopertac, CoopGNP, Cooproeste, Cootransf e Sicredi MS/TO do Oeste da Bahia). Além da caminhada, foram distribuídos panfletos informativos e mudas de espécies nativas, reforçando a importância de unir saúde, solidariedade e sustentabilidade.
- Corrida, caminhada e pedalada no Porto da Barra, um dos principais pontos turísticos de Salvador, realizada pelo Sicoob Coopermais com a camisa da campanha.
- Divulgação de material audiovisual nos canais de comunicação das cooperativas de crédito - Sicoob Credcoop (Vitória da Conquista), Sicoob Sertão (Pintadas), Sicoob Norte Sul (Santo Antônio de Jesus), Sicoob Coopec (Ilhéus) e Sicoob Coopemar (Mairi), bem como ações de sensibilização para os(as) associados(as) nos pontos de atendimento.
- Atividades educativas e comunitárias, como a Semana de Conscientização e Jogos realizada pela Cooeps. em Porto Seguro, que reuniu a comunidade escolar e as famílias.
- Ações nas redes sociais, realizadas pela Unifisio (Salvador), Uniodonto Salvador, Uniodonto Feira de Santana, Sicredi Integração Bahia (Itabuna), Sicredi Centro Sul MS/BA (Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas) e Unimed Itabuna, ampliando a divulgação sobre o tema.
- Mobilizações combinando parcerias e espaços de circulação de pessoas, como a ação da Coopeb de Barreiras, em parceria com a Hemoba, que reuniu doação de sangue e de tecidos, e o backdrop instagramável da Coopric, instalado na Ruraltur, em Mucugê, na Bahia.
- Palestra de conscientização com a equipe de colaboradores da Unimed Extremo Sul, em Teixeira de Freitas, e diálogo com as pessoas que foram à cooperativa.
- Ação de sensibilização na sede da Primecoop, em Salvador, com conversa e distribuição de materiais informativos para quem passou pelo local.
- Encontro promovido pela Coopmac, em Vitória da Conquista, voltado para a sociedade, com a participação de médicos e outros profissionais de saúde - como nutricionistas e fisioterapeutas - que trataram sobre a importância da doação de órgãos.
Nas redes sociais, o perfil da campanha @cooperecomavida reuniu registros das iniciativas, evidenciando a força da cooperação em torno de uma causa que salva vidas. O alcance foi ampliado com a veiculação do VT da campanha nas emissoras TV Bahia e TV Sudoeste, sensibilizando ainda mais a sociedade sobre a importância da doação de órgãos.
O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, expressou satisfação com a promoção de mais um ano da campanha, e reforçou que “as cooperativas baianas mostram que somam forças a essa causa, ajudando a gerar impacto e incentivar o diálogo sobre a doação de órgãos.”
Confira o vídeo oficial da Campanha Coopere com a Vida deste ano e compartilhe com amigos e familiares. Esse é um tema para conversar em qualquer época, porque mais 3.800* pessoas que está lista de espera por transplantes na Bahia aguarda o “sim” de alguém.
Por Ascom Sistema Oceb (Com informações das cooperativas)
*Dados da Sesab
OECED 2025 promoveu integração, esporte e cooperativismo
- Nenhum
Os protagonistas foram estudantes de cooperativas da Bahia
Cerca de 358 estudantes e professores de sete cooperativas educacionais baianas, participaram de 24 a 26 de julho da 11ª Olimpíadas Esportivas das Cooperativas Educacionais da Bahia – OECED, promovida com apoio do Sistema Oceb, por meio do Sescoop/BA.
Realizada na Cooperativa Educacional de Barreiras, que sediou esta edição, participaram das olímpiadas, além da Coopeb, as cooperativas Cooeduc (Eunápolis), Cooeps (Porto Seguro), Coperil (Irecê), Cootcena (Ruy Barbosa), Cootreduc (Correntina) e Coopex (Paulo Afonso).
A OECED tem como um dos principais objetivos estimular a cultura cooperativista, educando para o exercício da cidadania. Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, o evento reafirma os valores e o compromisso do cooperativismo com a educação e a formação cidadã:
“A OECED é muito mais que uma competição esportiva. Ela é uma vivência coletiva que promove a cooperação e o respeito entre os jovens, além de fortalecer os laços entre nossas cooperativas educacionais.”
Durante quatro dias, os jovens atletas participaram de competições em oito modalidades esportivas - futsal, basquete, vôlei de areia, vôlei de quadra, handebol, xadrez, natação e tênis de mesa, com foco na cooperação e na boa convivência entre todos.
Yan Hugo, estudante da 1ª série da Cooeps, comentou sobre o que achou da participação nas olimpíadas. "Foi uma experiência única participar da OECED lá em Barreiras. Conheci e fiz muitas relações sociais, aprendi muito e acho que o que ficou de aprendizado foi a união entre as equipes, os laços que a gente criou com as outras escolas e até com o nosso próprio time."
A edição de 2026 tem a previsão de ocorrer na cooperativa sediada em Porto Seguro, e os alunos já estão animados com essa possibilidade. Marcele Lima Ramos, do 8º ano da Cooeps, já anunciou que “vai ser uma experiência muito boa deles com a gente e que eles vão ser bem tratados e respeitados, como nós fomos.”
Além de integrar as cooperativas, por meio dos jogos, a OECED também promove uma ação social, envolvendo todas as delegações participantes; e a deste ano foi a arrecadação de fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal que serão doados ao Abrigo dos Idosos de Barreiras.
O impacto da OECED também é percebido entre as famílias. Para Tadeu Santos Lima, pai de Christian Martins Santos, da 2ª série do Ensino Médio da Cooeduc, acompanhar a trajetória do filho na cooperativa tem sido motivadora: “Já são 6 anos de Cooeduc, e mesmo eu sendo extremamente competitivo e querendo ganhar sempre, eu confesso que sou muito feliz por meu filho ter esse espírito de cooperar, ajudar e torcer sempre para todos ganharem e se divertirem. Muito obrigado aos professores e coordenadores por ter esse carinho e cuidado com ele.”
Estudantes e professores comentam mais sobre a experiência:
Participando pela segunda vez dos jogos, Ágatha Shayanny, da 3ª série Ensino Médio da Cootreduc, compartilha que além de ser uma oportunidade de interagir com pessoas de diferentes lugares da Bahia, para ela: “O bacana dos jogos da OECED é porque eles não visam apenas a competição, mas a participação e a essência do cooperativismo. Esperamos ansiosamente pela 12ª edição em Porto Seguro”.
Já na sua terceira edição, o estudante da Coperil, Luiz Felipe, fala sobre sua impressão: “Uma coisa ficou clara para mim: a OECED não é só uma competição, como qualquer outra que a gente participa. A OECED é onde se encontram os princípios do cooperativismo de uma forma despretensiosa, que não é percebida, é implícita, mas a gente que está por dentro percebe aquele senso de coletividade, de adesão. Então, é uma experiência única.”
A professora Daniele Almeida, da Cooeps (Porto Seguro), comentou: “A Cooeps retornou para casa com alunos cansados e muito felizes... Assim como as famílias, maravilhadas com o evento lindíssimo que só o cooperativismo promove! Já estamos com saudade! 2026 tem mais e esperamos todos vocês.”
O professor José Chaves, da Cootreduc (Correntina), reforçou a importância do evento para a formação cidadã dos estudantes: “Parabéns à equipe de organização, em especial à Coopeb e ao Sistema Oceb, pelo trabalho exemplar na condução deste evento. Que essa experiência continue inspirando nossos jovens a crescerem como cidadãos cooperativos, éticos e comprometidos com um futuro melhor.”
Já o professor Thiago, da Coopex (Paulo Afonso), resumiu o sentimento coletivo: “A Coopex está na estrada, levando na bagagem a alegria e o orgulho de cada um dos nossos alunos. Que experiência incrível vivenciamos! Agradecemos de coração à Coopeb e, em especial, à querida Edlânia, pelo apoio e parceria.”
O evento deixou uma marca entre os participantes e já prepara o caminho para a próxima edição, em 2026. O Sistema Oceb apoia este projeto, pois, acredita que a prática esportiva possui potencial integrativo, de pertencimento, reunindo pessoas em torno de uma ação que estimula a formação de valores entre todos.
Por Ascom Sistema Oceb
Sistema Oceb participa de seminário de diversidade em universidade
- Nenhum
A iniciativa aproxima o cooperativismo baiano
da produção científica desenvolvida nas universidades
O tema da diversidade vem ganhando destaque nos debates da sociedade contemporânea e que envolvem o acesso ao mercado de trabalho e ao setor produtivo de extratos da população carentes de maior presença e representatividade. Nesse sentido, o cooperativismo vem buscando dar voz e vez a grupos mais diversos nas atividades desenvolvidas em iniciativas que procuram identificar o problema e propor soluções em busca de mais diversidade. Assim, o Sistema Oceb apoiou a primeira edição do Seminário Cooperativismo e Diversidade que ocorreu na última quinta-feira (30/10) e sexta-feira (31/10) na Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB, em Cruz das Almas. O evento híbrido contou com transmissão on-line pela TV UFRB. Aproximadamente 200 pessoas participaram entre estudantes, mulheres rurais de associações do Recôncavo Baiano, representantes das cooperativas dos estudos, entidades de representação, representantes do poder público que estão executando políticas para favorecer o cooperativismo e as organizações coletivas.
Essa é uma das iniciativas que aproxima o cooperativismo da Universidade e da sociedade civil, possibilitando a discussão sobre o modelo de negócio cooperativo. A superintendente da Oceb, Ially Carmo, participou da mesa “Caminhos para a Construção de um Cooperativismo com mais Diversidade”. “Foi uma experiência ímpar no sentido de estarmos discutindo uma temática que ainda é tão distante da realidade das cooperativas, o conceito de diversidade. A pesquisa que foi apresentada evidenciou o quanto precisamos caminhar ainda para termos, de fato, um cooperativismo mais diverso. Por óbvio que muitas estratégias já estão sendo adotadas. Já há uma mudança de cenário dentro das cooperativas, já há um movimento realizado pelos comitês, Elas pelo Coop, pelos comitês de jovens, Geração C. E no estado da Bahia nós temos esses dois comitês que vão trabalhar cada vez mais essa temática. Então foi um evento rico e de muitas conexões.” afirmou.
Para a professora realizadora do projeto, Eliene Anjos, o seminário é um marco no campo do cooperativismo por refletir temas como participação da população negra, povos e comunidades tradicionais, papel da juventude e equidade de gênero. “Então tem uma relevância muito grande, porque o cooperativismo é apontado como um mecanismo de assegurar os objetivos dos movimentos sustentáveis, principalmente aqueles que falam da redução das desigualdades, da equidade de gênero, de combate à fome, da agricultura sustentável”, destacou a professora.
Vinícius foi um dos estudantes que vivenciou o projeto desde a etapa de idealização. Ele conheceu o cooperativismo dentro da universidade. Hoje ele é estudante do curso de Gestão de Cooperativas e destaca a importância do evento. “Discutir a diversidade, principalmente no que se refere à geração no campo do cooperativismo, me fez ter uma visão da realidade e das ações que podem ser adotadas pelas cooperativas para valorizar os jovens no espaço rural”, concluiu.
A coordenadora do Comitê de Jovens Cooperativistas da Bahia - Geração C BA, Daniele Scopel, foi uma das palestrantes do painel “Juventude e Cooperativismo: uma relação em construção”, que buscou inspirar e desenvolver o papel de protagonismo entre os estudantes. “O evento é um importante momento, para reunir jovens e conscientizá-los sobre a importância deles no modelo cooperativo, além de ser uma oportunidade para apresentarem suas ideias para fortalecer o cooperativismo”, declarou.
O evento trouxe a discussão sobre diversidade no cooperativismo para o poder público, sociedade civil e as cooperativas, destacando a importância de equipes diversas. Valdirene Oliveira, presidente da Cooperativa Ser do Sertão, ressaltou as discussões acerca das dificuldades das mulheres acessarem os cargos de lideranças. “Nas mesas foram discutidas, a questão do papel da mulher na presidência, das dificuldades que a mulher enfrenta. As pesquisas que foram feitas apontam o índice de mulheres, de poucas mulheres na frente da cooperativa, principalmente nos conselhos administrativos. Isso mostra também a luta que a gente precisa ter para garantir a sustentação, qualificação dessas mulheres, dessas pessoas dentro do espaço que ocupam. Ainda existe muita dificuldade de ter mulheres e mulheres negras dentro desse espaço também, isso é uma pauta que vem com muita força”, refletiu a dirigente da cooperativa baiana sediada em Pintadas, no sertão do estado, uma das lideranças cooperativistas convidadas para o seminário.
Por Ascom Sistema Oceb
Cooperativas oferecem serviços gratuitos em Narandiba
- Artigo Principal
O Dia de Cooperar abrangerá ações ambiental, de saúde,
orientação jurídico-financeira e recreação na manhã de sábado (26/10)
No sábado (26/10) cooperativas da Região Metropolitana de Salvador se juntarão mais uma vez para levar serviços gratuitos à comunidade. Desta vez, moradores de Narandiba e região serão beneficiados com o Dia de Cooperar - Dia C. A ação ocorrerá na Praça de Narandiba, das 8h às 12h, na rótula do bairro, que fica nas proximidades do Hospital Juliano Moreira.
Dentre as atividades à disposição do público na manhã de sábado, estarão serviços de saúde com aferição de pressão e teste de glicemia, orientação postural e informações para o diagnóstico precoce de câncer bucal. Além disso, as equipes das cooperativas participantes prestarão orientação financeira e jurídica aos presentes. Na programação recreativa estão previstas aula de yoga voltada ao autocuidado e técnicas para controle da ansiedade, bem como exercícios de alongamento. Para as crianças ocorrerá contação de histórias e distribuição de gibis sobre educação financeira. Haverá ainda, orientações sobre coleta seletiva e proteção ao meio ambiente com entrega de mudas de plantas e uma minifeira de livros destinados à comunidade local.
O Dia C na capital baiana é realizado pelas cooperativas: Coomap, Cooper Doctor Saúde, Forte Saúde, Lifecoop, Sicoob Central BA, Sicoob Coopere, Sicoob Cred Executivo, Sicoob Extremo Sul, Sicoob Sertão, Sicredi Centro-Sul MS/BA, Unifisio e Uniodonto Salvador com o apoio do Sistema Oceb, formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - Oceb e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (Sescoop/BA).
Dia de Cooperar
O Dia de Cooperar, ou Dia C, é um programa de difusão do sétimo princípio do cooperativismo que diz respeito ao interesse pela comunidade. Na ocasião, as cooperativas realizam ações socioambientais voluntárias direcionadas às localidades onde atuam. As atividades são definidas e executadas pelas próprias cooperativas durante todo o ano, e contam com o apoio do Sistema Oceb. No último ano, somente no nosso estado, 41 cooperativas promoveram 77 iniciativas com o apoio de 5,6 mil voluntários e que alcançaram mais de 24 mil pessoas no território baiano.
Serviço
O que: Dia de Cooperar - Dia C
Quando: Sábado, 26 de outubro de 2024, das 8h às 12h
Onde: Praça de Narandiba, rótula de Narandiba próximo ao Hospital Juliano Moreira, Narandiba, Salvador/BA
Quem: Coomap, Cooper Doctor Saúde, Forte Saúde, Lifecoop, Sicoob Central BA, Sicoob Coopere, Sicoob Cred Executivo, Sicoob Extremo Sul, Sicoob Sertão, Sicredi Centro-Sul MS/BA, Unifisio e Uniodonto Salvador. A ação conta com o apoio do Sistema Oceb.
Atividades/Serviços gratuitos oferecidos:
Aferição de pressão arterial
Teste de glicemia capilar
Orientação postural
Informações sobre câncer de boca
Orientação jurídica e financeira
Yoga
Alongamento
Contação de histórias com distribuição de gibis
Orientação sobre coleta seletiva e cuidados com o meio ambiente
Entrega de mudas de plantas
Minifeira de livros
Por Ascom Sistema Oceb
Comitês de mulheres e jovens fortalecem o cooperativismo baiano
- Nenhum
1º Encontro de Comitês Cooperativistas da Bahia: evento de conexões e integração
O cooperativismo ajuda a construir um mundo com mais oportunidades para todos, todos os dias. E, para isso, estimular a participação e o protagonismo de mulheres e jovens nas cooperativas é essencial para impulsionar esse modelo de negócios que coloca as pessoas no centro.
Uma das ações com esse foco é incentivar a criação de comitês de mulheres e jovens, nas cooperativas, para promoção de espaços onde esses públicos ganham voz ativa para contribuir com ideias, projetos e iniciativas que fortaleçam o cooperativismo, além, claro, de contribuir com a materialização de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial o ODS 5 (Igualdade de Gênero), o ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e o ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).
1º Encontro de Comitês Cooperativistas da Bahia
Considerando esses avanços que ampliam a representatividade no cooperativismo, o Elas Pelo Coop BA, com apoio do Sistema Oceb, organizou o 1º Encontro de Comitês de Mulheres e Jovens Cooperativistas da Bahia, realizado no dia 24 de outubro, em Salvador.
Comitê Elas Pelo Coop BAO evento reuniu cooperativistas de diversas regiões do estado em um dia marcado por trocas, aprendizados e conexões, com uma programação voltada para inovação, planejamento e alinhamento sobre a atuação dos comitês.
A abertura contou com as falas dos representantes dos comitês estaduais, seguida do presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, que destacou a importância do engajamento dos integrantes dos comitês, afirmando: “fazer parte é participar, pois para construirmos um cooperativismo mais diverso e participativo é necessária a participação ativa daqueles que desejam fazer a diferença no cooperativismo, e os comitês trazem essa grande oportunidade”.
A agenda do dia incluiu um Workshop de Inovação, conduzido por George Freitas, analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/BA, e uma apresentação sobre planejamento, que ficou a cargo de Rute Costa, analista de Projetos da Oceb. O clima de integração foi destaque, especialmente nas dinâmicas conduzidas por George Freitas e Rute Costa, que incentivaram o diálogo e o trabalho em equipe.
Durante o encontro, o público pode conhecer mais sobre os Comitês Nacionais Elas pelo Coop e Geração C, por meio de um vídeo de Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, além da apresentação sobre os comitês estaduais, por Vera Ventura, coordenadora do Elas Pelo Coop BA, e Daniele Scopel, coordenadora do Geração C BA, que compartilharam conquistas, objetivos e boas práticas que vêm inspirando cooperativas do estado.
O balanço do evento foi positivo para Vera Ventura: “Fizemos trocas, conhecemos a realidade de cada comitê, entendemos como eles estão atuando e, ao mesmo tempo, ensinamos e aprendemos com eles. Para mim, tem sido um trabalho muito gratificante poder vivenciar essas trocas. Queremos, com isso, fazer com que as mulheres sejam mais líderes, ocupem maiores espaços dentro das cooperativas e da sociedade, porque elas são capazes.”
Comitê Geração C BAJá Daniele Scopel, o momento gerou aproximação entre os integrantes dos comitês. “Poder participar desse encontro foi poder vivenciar, ouvir de perto o que as mulheres, o que os jovens estão enfrentando dentro dos comitês que já foram constituídos. Então, esse encontro foi um marco para o cooperativismo da Bahia”, comentou a jovem.
Essa troca foi oportuna para Cynara Maia, diretora presidente da Uniodonto Paulo Afonso, pois a cooperativa constituiu recentemente o seu comitê de mulheres. “Vir a esse evento foi importante para conhecer mais, aprender com as experiências das cooperativas e saber que nós temos uma rede de apoio, por meio do Elas Pelo Coop e do Sistema Oceb”, disse.
Mais momentos do Encontro de Comitês
Esse evento foi mais uma ação que estimula a inclusão de mulheres e jovens com a intenção de desenvolver um cooperativismo mais justo e igualitário. Confira mais detalhes e depoimentos de participantes neste vídeo sobre o Encontro de Comitês que foi divulgado nas redes sociais do Sistema Oceb. Nos sigam por lá!
Comitês de Mulheres e Jovens do Sistema Cooperativista Baiano
O presidente Cergio Tecchio, como grande impulsionador para a sustentabilidade do cooperativismo na Bahia, promoveu uma discussão intensa aqui no estado sobre a criação de comitês e em 2021, o Sistema Oceb foi uma das Organizações Estaduais do Sistema OCB pioneira na criação do Comitê de Mulheres Cooperativistas, Elas Pelo Coop, com o Comitê de Mulheres Cooperativista da Bahia - Elas Pelo Coop BA.
Já em 2024, foi a vez do Comitê de Jovens Cooperativista da Bahia - Geração C Bahia, também criado com o incentivo da Casa do Cooperativismo Baiano. Desde então, por iniciativa desses comitês, diversas ações vêm sendo realizadas para fortalecer e ampliar a participação de mulheres e jovens nas cooperativas baianas. E os resultados já são animadores: hoje, são 14 comitês de mulheres, sendo *13 em cooperativas e o Comitê Estadual Elas pelo Coop BA, e 3 comitês de jovens, sendo **2 em cooperativas e o Comitê Estadual Geração C BA e estes números estão em plena ascensão aqui no estado.
*Comitês de Mulheres constituídos nas seguintes cooperativas: Coopric, Sicoob Extremo Sul, Uniodonto Paulo Afonso, Ser do Sertão, Unifisio, Sicoob Credcoop, Cooeps, CoopGNP, Sicoob Norte Sul, Sicoob Coopere, , Sicredi Centro Sul MS/BA, Cootralem e Coomap.
**Comitês de Jovens nas cooperativas - Cooeps e Coomap.
Por Ascom Sistema Oceb
Cooperativa agropecuária baiana conquista selo do Programa GHG Protocol
Cooproeste conquista selo demonstrando redução da pegada de carbono
A Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia - Cooproeste acaba de alcançar um marco significativo em sua trajetória de responsabilidade ambiental: a conquista do Selo Prata no Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG). Desde a sua criação, em 2008, o programa, desenvolvido pela FGVces (Faculdade Getúlio Vargas - Centro de Estudos em Sustentabilidade), em parceria com outros órgãos e empresas, desempenha papel importante na adaptação dos métodos de inventário de GEE (Gases do Efeito Estufa) ao contexto brasileiro, além de fornecer ferramentas essenciais para a medição e a divulgação desses gases no país.
Passo importante para a sustentabilidade
Tudo começou com a participação da cooperativa agropecuária baiana no projeto piloto “Neutralidade de Carbono”, uma iniciativa pioneira que visa inventariar e mensurar a pegada de carbono das cooperativas brasileiras, com foco em compreender o balanço de emissões de seus cooperados. O projeto começou com a participação de três cooperativas do Ramo Agro: Cooperativa Central dos Produtores Rurais — (CCPR/MG), Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia (Cooproeste/BA) e Cooperativa Witmarsum/PR, e já demonstra resultados significativos.
Etapa de análise do solo nas fazendas dos cooperados.
Alex Macedo, coordenador de Meio Ambiente do Sistema OCB, comentou sobre a conquista da Cooproeste e do papel da OCB ao estimular práticas sustentáveis pelas cooperativas no país. “Alcançar o selo prata no Programa Brasileiro GHG Protocol é um marco significativo. Este reconhecimento reflete o compromisso contínuo com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, especialmente no contexto do propósito de neutralizar as emissões de carbono. Estamos orgulhosos de apoiar as cooperativas em reduzir sua pegada de carbono, através da solução do Sistema OCB, Neutralidade de Carbono. Essa conquista da Cooproeste reforça a determinação em continuar promovendo práticas agrícolas que respeitem o meio ambiente e contribuam para um futuro mais sustentável”.
A partir das ações do projeto, foi feita uma análise do solo nas fazendas dos cooperados, seguida da criação de um inventário dos Gases de Efeito Estufa (GEE). Além da análise do solo, também foram medidas as emissões de CO₂ geradas pelos veículos da cooperativa que usam combustíveis fósseis e por outros materiais que emitem CO₂. A FGV usou essas informações para calcular as emissões, e os resultados mostraram que a cooperativa está dentro dos limites permitidos, garantindo à Cooproeste o Selo Prata e o reconhecimento do compromisso da cooperativa com a sustentabilidade.
Camila Estevam, pesquisadora do Observatório de Bioeconomia da FGV - responsável pela execução do projeto, fez um balanço sobre o trabalho realizado junto à cooperativa. “Para a FGV, é uma grande satisfação ter participado do processo de certificação da Cooproeste com o selo prata no Programa GHG Protocol. Desde o início, acompanhamos a elaboração do inventário de emissões e a publicação no registro público, o que reforça a transparência e o compromisso da cooperativa com o impacto ambiental. A conquista do selo prata demonstra que a Cooproeste está no caminho certo, especialmente para um primeiro ano de trabalho. Agora, com o conhecimento adquirido, a cooperativa poderá continuar atualizando seus inventários e, eventualmente, buscar o selo ouro no futuro.”
O projeto também promoveu formação em inventário de carbono, cursos de mensuração de carbono no solo, instrutoria para coleta de amostras e a introdução de tecnologias avançadas para a aplicação do GHG Protocol na agricultura e pecuária.
Momento de capacitações complementaresO gerente Comercial da Cooproeste, Thiago Peres, ressaltou que o treinamento forneceu aos cooperados as ferramentas práticas necessárias para calcular e neutralizar suas emissões de CO₂, ajustando suas operações para atender às crescentes demandas dos mercados por processos mais sustentáveis. “Além disso, o projeto impulsionou a adoção de boas práticas ambientais, como a gestão adequada de resíduos e a promoção de energias renováveis, preparando a Cooproeste para acessar mercados que valorizam a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental".
O Sistema Oceb se orgulha de ter participado desse projeto ao lado da Cooproeste, contribuindo para que a cooperativa alcance novos patamares de excelência e responsabilidade socioambiental. Com essa conquista, reafirmamos nosso compromisso em apoiar as cooperativas baianas em sua busca por um futuro mais sustentável e transparente, inclusive com a execução do Programa Coops Competitivas e Sustentáveis, desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Sescoop/BA, que buscam fortalecer a competitividade das cooperativas baianas, a partir da implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de contribuir para a geração de ocupação e renda. Conheça sobre esse projeto e outras soluções do ESGCoop para as Cooperativas Baianas, acessando a página “Um cooperativismo ainda mais ESG” do site do Sistema Oceb.
Saiba mais: por que é importante reduzir a pegada de carbono?
Os gases de efeito estufa contribuem para o aquecimento global, levando a mudanças climáticas como aumento da temperatura global, derretimento das calotas polares, e eventos climáticos extremos. Ao reduzir nossa pegada de carbono, ajudamos a diminuir esses efeitos negativos no planeta.
A cooperativa não apenas está contribuindo para reduzir os impactos ambientais, mas também se comprometeu a fornecer esses dados de forma transparente ao público. Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode acessar essas informações no Registro Público de Emissões, validando o compromisso socioambiental da Cooproeste. Confira o inventário publicado:
Por Ascom Sistema Oceb (Com informações do Sistema OCB)
