OCEB-SESCOOP/BA iniciam Programa de Qualidade de Vida
Notícias representação
O Sistema Cooperativo Baiano iniciou em março de 2012 um novo Programa que tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida no trabalho. Funcionários do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia - Sescoop Bahia compõem o público alvo do Programa.
Para avaliar a qualidade de vida do grupo é necessário, inicialmente, avaliar a qualidade de vida de cada pessoa individualmente. Isso inclui vertentes como trabalho, educação, lazer, saúde, dentre outros fatores, explica a fisioterapeuta Rosângela Martins.
O Programa levará em consideração oito variáveis para a qualidade de vida no trabalho, que deverão estar alinhadas entre si: compensação adequada; condições de trabalho; uso e desenvolvimento de capacidades; oportunidades de crescimento; integração social; cidadania; trabalho e espaço total de vida; e relevância social do trabalho.
Durante o Programa ocorrerão palestras de sensibilização, avaliações da qualidade de vida e postural, além de análise dos resultados apresentados. Segundo Rosângela, as doenças mais recorrentes no ambiente de trabalho, as chamadas doenças ocupacionais, afetam principalmente os sistemas muscular e esquelético, envolvendo as regiões do punho, ombro e coluna.
O Programa está sendo executado pelas fisioterapeutas Rosângela Martins e Roberta Coelho da Cooperativa dos Fisioterapeutas da Bahia - UNIFISIO.