OCEB participa de seminário sobre cultivo do dendê
Notícias representação
O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB representou os interesses das cooperativas no Seminário de Nivelamento Conceitual para mobilização do cultivo do dendê, através de seu Conselheiro do Ramo Agropecuário, Afrorisval Olimpio de Almeida. O evento foi realizado no dia 03 de maio, no Instituto Federal de Educação - IFBA, na cidade de Valença/BA.
O Seminário foi promovido pela Petrobras com o objetivo de aprofundar temas pertinentes a mobilização de agricultores para a safra de 2012 e 2013 nos territórios do Baixo Sul e Recôncavo, além de contribuir para a organização da cadeia produtiva do dendê e inclusão de agricultores familiares no Programa de Produção de Biodiesel da Petrobras Biocombustível.
O Nivelamento Conceitual foi discutido em três blocos: Linha de Crédito; Modalidade para acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - Pronaf; e Política de financiamento para o cultivo do Dendê.
Representantes do Banco do Nordeste e Banco do Brasil abordaram linhas de crédito, assunto amplamente discutido pelo plenário. Em relação às modalidades de acesso ao Pronaf, as maiores dificuldades dizem respeito à estrutura fundiária e como consequência, garantias para liberação de crédito. "As instituições financeiras presentes no evento se comprometeram a realizar estudos com vistas a viabilizar condição de financiamento para expansão de áreas com Dendê e recomposição de cultivos já existentes", revela Afrorisval.
A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira - CEPLAC, através dos seus representantes Drs. Jonas e José Roberto, apresentou estudos que mostram a viabilidade da exploração do óleo de dendê como Biodiesel. Dados agronômicos indicaram a possibilidade do melhoramento genético, plantio e recomposição de áreas com variedades aprimoradas, beneficiamento e extração do óleo. Ainda segundo os Drs. Jonas e José Roberto, o óleo de dendê com acidez menor que 5%, clarificado e desodorizado tem características semelhantes ao azeite de oliva.
A Política de financiamento para o cultivo do Dendê, último bloco de discussões, foi apresentado pelo representante da OCEB, Afrorisval Olimpio, e pela Dra. Geosafira do Programa de Biodiesel da Petrobras (PBio). Foram apresentados princípios e valores do Cooperativismo, Associativismo e Gestão de Cooperativa.
"A Petrobras, através do PBIO, tem interesse em utilizar o óleo de Dendê como Biodiesel. A prova disso é que a empresa já contratou técnicos que serão locados juntos às Cooperativas de Produção para prestar Assistência Técnica aos produtores de Dendê associados das Cooperativas", reforça Olimpio. Ainda segundo Olimpio, para incentivar a participação das cooperativas baianas nesse processo, a OCEB deve oferecer assessoria às Cooperativas, bem como apoiá-las em treinamentos.