Líderes do Nordeste debatem assuntos estratégicos sobre cooperativismo regional
A capital baiana sediou mais um Encontro de Alinhamento Regional das Oce's e Sescoop's do Nordeste (NE), que contou com a participação de presidentes e superintendentes dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de representantes da Unidade Nacional.
Agenda estratégica
Essa é mais uma edição do evento que acontece na Bahia e teve a sua agenda voltada para o debate e alinhamento de assuntos estratégicos relacionados ao desenvolvimento do cooperativismo regional, como destacou Malaquias Ancelmo de Oliveira, presidente do Sistema OCB/PE. “Demos continuidade ao trabalho que há muitos anos o cooperativismo do Nordeste, através das suas lideranças, vêm fazendo que é se encontrar para discutir o cooperativismo e a realidade do Nordeste”.
O grupo dialogou sobre a participação das cooperativas da região nordestina em eventos importantes como o 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (informações aqui) e a Conferência do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito – WOCCU. Também foi pauta o Plano de Desenvolvimento Cooperativo do Semiárido Brasileiro, que o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, entregou, em fevereiro, ao MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Considerando o que está posto no plano, a Oceb fez uma carta com propostas para o desenvolvimento do semiárido baiano. Os participantes debateram sobre o documento e foi criado um Grupo de Trabalho, com representação de diferentes unidades, para aprofundar as ideias e estruturar um projeto que abarque as demandas dos estados e garanta sustentabilidade ambiental da região nordeste.
O encontro se caracteriza também como um fórum para socializar ações e eventos cooperativistas que os Sescoop´s e OCE´s realizam em suas bases e assuntos que estão em pauta na sociedade e impactam no cooperativismo. Foi citado o Encontro Nacional das Cooperativas Educacionais, que aconteceu no Piauí, e teve a participação do presidente do SESCOOP/PE. Já na Bahia, ocorreu o Encontro Estadual das Cooperativas de Trabalho, com foco no Projeto de Sustentabilidade do Ramo, e os encaminhamentos desse evento têm sido acompanhados pelo Sistema Oceb. Além disso, o grupo refletiu sobre temas relacionados ao eSocial e à situação das Convenções Coletivas de Trabalho dos Sindicatos da Região Nordeste.
Interesses convergentes
Avaliando o evento, o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, considerou a pauta muito rica. “Foram muitas decisões tomadas e as perspectivas de trabalho conjunto são positivas para todo o sistema no sentido de melhorar o serviço prestado a todas as cooperativas e cooperados”, disse.
O sentimento geral dos gestores é do quanto esse encontro oportuniza troca de experiências e alinhamento sobre os serviços que o Sistema OCB/SESCOOP prestam às cooperativas da região, como confirma Márcia Túlia, superintendente do Sistema OCB/AL: “o encontro é importante porque temos pontos em comum, tanto desafios quanto potencialidades. Então, essa convergência de possibilidades, de propostas de trabalho e de enfrentamento de desafios potencializa recursos e tempo”.
Por Ascom Sescoop/BA