Documentos para cálculo de Contribuição Cooperativista devem ser enviados pelas cooperativas até 31 de maio
Notícias representação
As cooperativas baianas têm até 31 de maio para encaminhar ao Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB os documentos necessários para efetuar o recolhimento da Contribuição Cooperativista 2011, sem encargos. Após essa data serão acrescidos multas e juros. Após o pagamento, a OCEB emitirá a Certidão Negativa que será encaminhada à Cooperativa.
Deverão ser enviados o Balanço Patrimonial e as Demonstrações Contábeis do Exercício 2011, além da cópia da ata da Assembleia Geral que aprovou as contas, devidamente assinada. O envio pode ser feito através do fax (71) 3322-0145; pelos e-mails Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ; ou pelos correios para o endereço Rua Boulevard Suisso, 129. Nazaré – Salvador/BA. CEP 40050-330.
De acordo com a lei 5.764/71, artigo 108, inciso 1º, a Contribuição Cooperativista corresponde a 0,2% (dois décimos por cento) do valor do capital integralizado e fundos da sociedade cooperativa no exercício social do ano anterior. A contribuição mínima é de R$ 480,00 (quatrocentos e oitenta reais). Do respectivo valor arrecadado, 50% (cinquenta por cento) é enviado para a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB.
Segundo o presidente da OCEB, Cergio Tecchio, a Contribuição Cooperativista é fundamental para que a Entidade continue a defender e a promover a atividade cooperativista.