Cooperativas educacionais baianas se reúnem para debater novos projetos
Notícias representação
O Encontro das Cooperativas do Ramo Educacional, realizado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA, contou este ano com a parceria especial do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia – Sebrae BA. O evento foi realizado no dia 22 de setembro, com a presença de 25 participantes, representando 12 cooperativas educacionais baianas, cujo objetivo foi alinhar as especificidades da Sociedade Cooperativa, bem como contribuir para o processo de desenvolvimento, profissionalização da governança e aumento da competitividade desses empreendimentos.
A abertura do evento foi feita pelo presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio e pela representante do ramo educacional, Sra. Alaerte Aronia, que ressaltaram a importância do encontro para oportunidade de trocar experiências e de conhecerem o Programa Nacional de Educação Empreendedora – PNEE, apresentado pelo Diretor Técnico do Sebrae, Sr. Lauro Ramos com a participação da gerente e analista da Unidade de Capacitação Empreendedora do Sebrae BA, Sras. Flávia Goroni e Janaina Neves, respectivamente. O programa é voltado para potenciais empreendedores, ministrando conteúdos de empreendedorismo, levando os participantes a entender que empreender significa alcançar seus objetivos e realizar seus projetos de vida.
O PNEE, é aplicado a jovens estudantes desde o ensino fundamental até o médio, e mostrou para as cooperativas o quanto elas podem ajudar no desenvolvimento dos seus alunos e, consequentemente, do cooperativismo. “O Sebrae sempre foi um apoiador do movimento cooperativista, e a nossa aproximação é natural com o Sistema Oceb. Estamos extremamente gratos em poder participar de um evento como este, onde as cooperativas educacionais baianas estão reunidas, e mostrar o nosso projeto, contribuindo para o crescimento destas escolas”, afirma Flávia Goroni, gerente do Sebrae BA.
Hoje, a Cooperativas Educacional de Pé de Serra - Coopeps, é a pioneira na implementação deste projeto, além de duas cooperativas em processo de implementação: a Cooperativas Educacional de Porto Seguro – Cooeps, e a Cooperativa Educacional de Eunápolis – Cooeduc. Para Sheila Souza Mendes, diretora financeira e secretária da Coopeps, o evento foi bastante proveitoso, abrindo espaço para que todas as cooperativas do Ramo Educacional compartilhassem anseios e experiências entre elas.
Na oportunidade, a Coopeps apresentou aos presentes sua experiência com o programa do Sebrae, reforçando a importância do empreendedorismo para o crescimento dos estudantes. “O programa ajudou nossos alunos a associar a realidade que eles vivem com o empreendedorismo, fazendo-os vivenciar e planejar um negócio, o que acaba influenciando de forma positiva no seu aprendizado escolar”, sinaliza Sheila.
Na opinião de Edlânia Gomes, diretora pedagógica da Cooperativa Educacional de Barreiras - Coopeb, este encontro proporcionado pelo Sistema Oceb, é uma oportunidade das cooperativas educacionais se unirem e que, ao trocar experiências e anseios, encontrem o seu diferencial, buscando juntos o seu espaço no mercado.