Coomap promove palestras em escolas públicas
A Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo – COOMAP, realizou um ciclo de palestras em escolas públicas estaduais, nos dias 07, 08, 09 e 10 de junho, com o tema “Mobilização Comunitária pela Educação e Paz no Trânsito”. As palestras aconteceram nos municípios de Catu, Camaçari e São Sebastião do Passé/BA, em parceria com a Secretaria de Educação.
A atividade fez parte das ações voluntárias em comemoração ao Dia C – Dia de Cooperar, promovido pelo sistema cooperativista brasileiro, que tem por objetivo promover e estimular a integração de ações que beneficiam comunidades, de Norte a Sul do país de forma permanente.
Cerca de 600 adolescentes com idades entre 13 e 16 anos tiveram acesso ao tema da palestra, que abordou assuntos como as consequências do não cumprimento das leis de trânsito para o condutores e sociedade em geral, Lei Seca e dados estatísticos de acidentes no trânsito, na Bahia.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), acidentes de trânsito são a terceira causa de mortes no mundo. No Brasil, 119 pessoas morrem por dia, vítimas de algum acidente no trânsito. Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem vir a óbito no trânsito em 2020 e 2,4 milhões em 2030. Ainda nesse período, entre 20 e 50 milhões de pessoas, por ano, podem sobreviver aos acidentes, mas com algum tipo de traumatismo ou ferimento.
Para Ivone Oliveira, diretora do Departamento Social da Coomap, é de suma importância que ainda na escola, os adolescentes conheçam as leis de trânsito e passem a respeitá-las para que futuramente se tenham condutores mais responsáveis e consequentemente haja uma queda significativa no número de acidentes de trânsito.
As ações em comemoração ao Dia C, realizadas por diversas cooperativas no Brasil, terão continuidade durante todo ano. Contudo, no dia 02 de julho, haverá uma celebração oficial em todo o país, onde será possível reunir diversas cooperativas em um mesmo local, para promover ações voluntárias que beneficiam comunidades e sociedade em geral. Em Salvador, a mobilização acontece no desfile cívico em comemoração a Independência da Bahia, que conta com a organização do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB.