“Estratégia Comercial e de Mercado” é tema do segundo módulo do Curso de Desenvolvimento de Gestão Corporativa
Notícias negócios
Os participantes do Curso de Desenvolvimento de Gestão Corporativa, oferecido pelo Sescoop/BA em parceria com o Sicoob Central BA, participaram nos dias 27 e 28 de outubro do segundo módulo, que teve como tema “Estratégia Comercial e de Mercado”. O módulo foi apresentado pelo Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, André Salerno.
O curso é voltado para colaboradores, gerentes, diretores, presidentes e conselheiros das cooperativas de crédito vinculadas ao Sicoob Central BA, e terá módulos realizados mensalmente até dezembro. Para Salermo, um dos maiores desafios foi trazer os conceitos mais atuais, em termos de estratégias comerciais e de mercado, mesclando com casos práticos do dia a dia dos profissionais do Sicoob. “Um curso como este trás grandes benefícios a seus participantes, desde a nossa constante vigília quanto aos principais acontecimentos e tendências de mercado; a troca de experiências e iniciativas adotadas em cada cooperativa; como também uma leitura mais apurada de oportunidades que possam ser exploradas nesse mercado financeiro altamente competitivo”, afirma o instrutor.
Salermo ressalta que antes do curso seu conhecimento sobre a abrangência das cooperativas de crédito eram restritos: “Além dessa representativa inserção no mercado financeiro, pude também perceber o forte engajamento daqueles que trabalham dentro das cooperativas, pois sabem que seu propósito não está tão somente restrito a oferta de um produto financeiro, mas que sua oferta vai muito além, apresentando grande impacto social na vida daqueles que passam a integrar o sistema financeiro”.
Para Jânio Silva, diretor executivo do Sicoob Credconquista e um dos alunos, o curso traz uma visão do mercado financeiro de forma ampla e global, trazendo uma reflexão além das ferramentas utilizadas no cotidiano do trabalho, sugerindo fontes para pesquisas que favorecerá as decisões de negócios. “O módulo II foi bem oportuno, principalmente considerando o momento conturbado de nossa economia nos fazendo despertar atenção pelas tendências de mercado, e algumas expertises que somada as de nosso conhecimento, certamente reforçará a nossa capacidade de discernimento”, aponta Jânio.
Confira abaixo o cronograma do curso:
Módulo |
Data |
CH |
I |
22 e 23/09 |
16 horas |
II |
27 e 28/10 |
16 horas |
III |
24 e 25/11 |
16 horas |
IV |
15 e 16/12 |
16 horas |