Cooperativas do interior participam do Workshop sobre Realização e Condução de Assembleias
Com o intuito de estimular o aprimoramento da gestão das cooperativas, para o aperfeiçoamento dos processos de realização e condução de assembleias, o Sistema OCEB vem desenvolvendo, desde janeiro, o Workshop sobre Realização e Condução de Assembleias em vários locais do Estado. O evento foi iniciado em Salvador, no dia 29 de janeiro, dando continuidade em outras cidades: Itabuna (17 de fevereiro), Vitória da Conquista (19 de fevereiro) e Feira de Santana (26 de Fevereiro); além do município de Barreiras em que será realizado no dia 03 março.
O aperfeiçoamento com a documentação e conduções dos processos assembleares nas cooperativas é fundamental para que se exerça o cooperativismo na sua essência, da participação, do diálogo entre os cooperados e que as decisões sejam democráticas e participativas.
Os workshops foram ministrados pela analista jurídica da OCEB, Monique Brito, juntamente com os analistas de desenvolvimento de cooperativas, Valter Sampaio, Tássia Gouveia e Geisa Félix que orientaram aos participantes o passo a passo para realização e condução de assembleias, fundamentos legais, elaboração de ata e demais documentos necessários. Durante o evento foi cedido espaço para debate com os participantes. Nos Workshops realizados no interior, participaram cerca de 81 participantes, representando 38 cooperativas.
Naiara Santos, gerente da Cooperativa dos Produtores de Leite da Região de Gandu – Coolerg, que participou do Workshop em Itabuna, disse que se inscreveu no evento devido as dúvidas sobre a forma correta de condução de uma assembleia. “O evento foi de suma importância para o crescimento pessoal e profissional de todos os participantes. A metodologia foi clara, o tempo para debate foi o suficiente para atender às dúvidas de todos que se fizeram presentes”, afirmou Naiara.
Alberto Bichara, conselheiro de administração da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Ceplac – Coopec, acredita que este curso, por se tratar de uma grande oportunidade em conhecer mais sobre tema, é fundamental a participação de todas as cooperativas. Monique aconselha que antes das cooperativas encaminharem o processo para a Junta Comercial, passe pela assessoria da OCEB, para que sejam feitas as devidas análises, e se necessário correções e orientações.
Os atendimentos às cooperativas são realizados nos seguintes horários:
Sede da JUCEB (Comércio) – Às terças e quintas-feiras de 09:00 às 16:00 horas.
Sede da OCEB – Às segundas, quartas e sextas-feiras de 09:00 às 17:00 horas.