Conselheiros Fiscais de cooperativas recebem formação
Notícias negócios
Com o objetivo de promover a adoção de boas práticas de governança e gestão nas cooperativas, o Sistema OCEB realizou nos dias 14 e 15 de maio, o curso de formação de conselheiros fiscais para cooperativa de todos os ramos, exceto crédito e saúde. O curso foi realizado em Salvador/BA, contando com a participação de 32 cooperados de diversos ramos, contabilizando representantes de 8 cooperativas, entre elas COOPMAP, COOMAP, COOPERCIA, COOPALM, Elinq, Digitaxi, Expresso Linha Branca e Colivre.
O evento foi aberto pelo presidente da OCEB, Cergio Tecchio, que destacou a importância dos conselheiros fiscais trabalharem de forma organizada e profissional, preservando os interesses da cooperativa e de seus cooperados, buscando de forma harmônica entre os membros e com os outros órgãos de governança da cooperativa, assim com a importância da capacitação dos conselheiros para o correto exercício do mandato. “O curso é fundamental para capacitar os conselheiros eleitos dando conhecimento para o exercício da função definida pelo estatuto da cooperativa de fiscalizar assídua e minunciosamente os atos da gestão na cooperativa”, completa o presidente.
O curso foi ministrado pelo palestrante Leoney Miranda, graduado em Gestão de Cooperativas e especializa em Gestão Estratégia de Pessoas, consultor e palestrante nas áreas motivacional, cooperativismo, associativismo, liderança, gestão de pessoas, planejamento estratégico e empreendedorismo. Para Rogério Ferreira, conselheiro da Cooperativa de Tecnologia Livre – COLIVRE, o curso acrescentou bastante em seu trabalho na cooperativa, trazendo conceitos, debates e relatos de atividades. “Os temas abordados sempre buscavam trazer a ideia do todo e isso é importante para o ato cooperativo e para as cooperativas. Entendo que para ser do conselho fiscal o cooperado deveria passar por este tipo de capacitação, desta forma ele saberia qual seu responsabilidade perante o coletivo”, concluiu Rogério.