Conselheiros do ramo crédito passam por capacitação
Notícias negócios
Dentre os ramos do cooperativismo, o Crédito se destaca pela subordinação peculiar à regulação governamental, complexa, rigorosa e ostensiva. A adequação das cooperativas de crédito às regras do sistema financeiro nacional e às normas do Banco Central do Brasil é, portanto, um dos principais desafios de seus gestores e conselheiros.
Nesse mês de março o Sistema OCEB, através do Sescoop/BA, está oferecendo de forma inédita o FORMACRED - Curso com 96 horas de duração e totalmente voltado para capacitação de conselheiros de cooperativas de crédito. Criado pelo Sescoop Nacional por sugestão conjunta da OCB (Conselho do Ramo Crédito) e do Banco Central, as primeiras duas turmas do FORMACRED na Bahia chamaram a atenção das cooperativas: “a procura foi muito maior que a oferta de vagas”, afirma Alberto Batista, Superintendente do Sescoop/BA. Ao todo, 37 membros de conselhos fiscal e de administração, de 18 cooperativas diferentes, conseguiram sua inscrição.
Para Petrônio Alberto da Fonseca, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Cred Executivo, a abordagem do FORMACRED é diferenciada: “os cursos para conselheiros dos quais participei sempre foram voltados exclusivamente para o aspecto operacional do trabalho, mas já no primeiro módulo o FORMACRED mostrou valorizar também o aspecto comportamental, o que é extremamente importante para o desenvolvimento do trabalho de um conselheiro”.
O Programa é dividido em um módulo geral e um específico e reúne disciplinas como liderança, cooperativismo, análise financeira e administração, a fim de contribuir para o aprimoramento da governança corporativa nas cooperativas de crédito, bem como para o processo de desenvolvimento, profissionalização e aumento da competitividade desses empreendimentos, frente ao sistema financeiro nacional. As duas turmas do FORMACRED na Bahia se encerram no mês de julho.