SESCOOP/BA promove Aulas Shows para Vestibular em municípios baianos
Notícias desenvolvimento
O Cooperativismo, além de proporcionar alternativa de atividade econômica, é um meio de resgatar valores como a ajuda mútua, o compromisso pessoal com a atividade desenvolvida, a igualdade entre os indivíduos, transparência e principalmente a democracia e a responsabilidade social. Reforçando isso, o SESCOOP/BA promove diversas ações de promoção social para as comunidades dos municípios baianos. Mais um exemplo dessas ações foram as Aulas Shows para Vestibular e ENEM, com aulas de Redação e Português, realizadas nos municípios de Barreiras, Vitória da Conquista, Santo Amaro, Salinas da Margarida, Utinga e Boa Vista do Tupim/BA, em parceria com as cooperativas locais. A ação contou com a participação total de 761 alunos.
O evento foi destinado aos alunos das cooperativas e de colégios públicos, além de cooperados, empregados, familiares e comunidade em geral, com carga horária de 8h. Além de passar informações sobre as disciplinas destacadas, as Aulas Shows são importantes por contribuírem com a disseminação da doutrina, princípios e valores do cooperativismo, como afirmou a Diretora Pedagógica da COOPEB, Iara ou Xavier. "Esse tipo de ação fortalece a bandeira do cooperativismo, porque muitos alunos convidados de escolas públicas não conheciam o cooperativismo e isso foi exposto no discurso da professora".
A ação foi realizada em parceria com as seguintes cooperativas: Cooperativa Educacional de Barreiras (COOPEB); Cooperativa Educacional de Vitória da Conquista (COEDUC); Cooperativa Educacional de Santo Amaro (COOPESA); Cooperativa Educacional de Salinas (COOPESAL); e Cooperativa de Crédito SICOOB Sertão.
Para Neilza Amado, presidente da COOPESA (Cooperativa Educacional de Santo Amaro), esta é uma importante iniciativa, pois ajuda a preparar os alunos para o ENEM e para o vestibular. "É uma ação social muito interessante, os assuntos são passados para os estudantes de forma interativa e prepara-os para as provas, além de envolvê-los ainda mais nos princípios cooperativistas".