CooperJovem
Desde 2000, o Programa Cooperjovem leva práticas pedagógicas inovadoras e atividades educativas baseadas nos princípios e valores do cooperativismo para escolas de todo o Brasil, sejam públicas, privadas ou cooperativas educacionais.
Desenvolvido pelo Sistema OCB - SESCOOP Nacional, o objetivo do programa é fortalecer e valorizar a cultura da cooperação, ajudando nossos jovens a aprender nossos valores desde cedo. Além disso, o programa é alinhado com as competências da Base Nacional Comum Curricular e tem por objetivo promover a educação cooperativista, empreendedora, financeira e ambiental nas escolas: um terreno fértil para plantarmos a semente da transformação que queremos ver no mundo.
Principais benefícios e diferenciais
O Programa reúne os saberes e as melhores práticas da educação cooperativista, empreendedora, financeira e ambiental. O Cooperjovem está alinhado com o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, no critério Sociedade e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, além de contribuir com a pauta ESG. São agendas importantes nacional e internacionalmente que reforçam o comprometimento para contribuir com uma sociedade mais justa. Implantar o Cooperjovem nos municípios da área de atuação é uma oportunidade para a cooperativa participar das comunidades onde está inserida enquanto contribuem para a formação de cidadãos conhecedores do seu modelo de negócio, o cooperativismo.
A transformação na prática
Como funciona?
Na prática os 04 eixos temáticos (educação cooperativista, empreendedora, financeira e ambiental) são trabalhados de forma interdisciplinar por meio da aplicação de uma metodologia ativa (centrada no aluno) e lúdica, que combina duas abordagens: aprendizagem baseada em projetos e gamificação. A implantação do Programa requer a sensibilização e engajamento de diversos atores: Sistema Oceb, Cooperativas, Secretaria de Educação, Escola/Cooperativa educacional, Professores e parceiros.
Atualmente, o Sescoop/BA é uma das 11 Organizações Estaduais que fazem parte do programa.
Como fazer parte?
A cooperativa baiana deve procurar o Sescoop/BA e manifestar interesse em conhecer e aderir ao programa indicando a sua capacidade de atendimento e o coordenador responsável pela implantação do Programa na escola. Este coordenador irá participar de uma formação para conhecer o passo a passo para a implantação do programa na escola.
Vale lembrar que o público-alvo das ações do Cooperjovem são as escolas públicas da Bahia, escolas privadas e/ou cooperativas educacionais, e sua aplicação está voltada aos alunos do ensino fundamental I e II.
Acompanhe abaixo o passo a passo para que sua cooperativa também faça parte desta iniciativa:
Manifestar interesse ao Sescoop/BA em aderir ao Programa.
Disponibilizar 01 responsável na cooperativa para participar da capacitação dos professores, do planejamento e acompanhamento das ações das escolas.